Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Em relação à Orientação Objeto, analise as sentenças seguintes.
I - Objetos podem ser vistos como estruturas de dados encapsulados por classes.
II - Nas metodologias de modelagem orientadas a objetos, as entidades do domínio do problema são representados por objetos.
III - Os campos das estruturas de dados são os atributos do objeto, e os procedimentos são as respectivas mensagens.
IV - Objetos similares são agrupados em classes.
Em relação às sentenças acima. pode-se afirmar que apenas:
I, II e III são verdadeiras;
I, II e IV são verdadeiras;
II e IV são verdadeiras;
II e III são verdadeiras;
IV é verdadeira.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A respeito do paradigma de programação orientado a objetos, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma classe pode ser entendida como um conjunto de objetos que possuem um conjunto de propriedades e métodos de acesso em comum.
Nas modernas linguagens orientadas a objetos, métodos virtuais devem ser obrigatoriamente instanciados ao especializar-se a classe à qual este método pertence.
Seja a classe C' uma especialização da classe C. O polimorfismo de sub-tipos torna possível atribuir estaticamente um objeto de uma classe C' para uma variável de objeto da classe C. A atribuição de C para C' deve ser resolvida por meios dinâmicos (tempo de execução).
As propriedades privadas de uma classe C não são acessíveis mesmo a classes que a especializam. Às especializações da classe C é permitido o acesso somente a propriedades ditas protegidas e públicas.
A herança múltipla, característica da linguagem C++, permite que uma classe especialize o comportamento de um conjunto unitário de classes, porém tem sido abandonado no projeto de linguagens de programação orientadas a objeto mais recentes, como Java e C#, devido à sua complexidade de implementação e questionável utilidade.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2006
Analise as seguintes afirmações relacionadas à programação orientada a objetos.
I. Uma mensagem em um método é a ação de efetuar uma chamada a um objeto.
II. A herança serve para criar objetos que incorporem propriedades e métodos de outros objetos. Assim, podem-se definir objetos a partir de outros sem ter que reescrevê-los na sua totalidade.
III. As funcionalidades associadas aos objetos são denominadas atributos das classes.
IV. O polimorfismo caracteriza-se pelo uso do mesmo nome de método para identificar diferentes métodos em uma mesma classe ou diferentes métodos em classes diferentes.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.
O diagrama de seqüência da figura III apresenta informações acerca da sincronização requerida entre os objetos.Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Comissão Permanente do Vestibular / UFRN (COMPERVE) - 2005
Na programação orientada a objetos, é correto afirmar:
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Considere as seguintes afirmativas sobre o conceito de Frameworks, como utilizado na Programação Orientada a Objetos:
I - Um framework é um conjunto de classes que representa um design abstrato para soluções em uma família de aplicações.
II - A inversão de controle ou reuso ativo é um pontos inovadores introduzido pelos frameworks.
III - Os frameworks do tipo black box baseiam seu mecanismo de extensão através da composição de objetos.
É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):
I
II
III
I e II
I, II e III
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
As propriedades dos algoritmos e estruturas de dados mais comumente utilizados pela comunidade de desenvolvimento de software vêm sendo largamente analisadas e divulgadas. Acerca desses algoritmos e estruturas fundamentais da programação, julgue os itens seguintes.
Na orientação a objetos, a herança é uma das funcionalidades que facilitam o reúso de software.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.
A palavra chave static pode ser usada em Java para definir atributos de classe, existindo assim uma cópia do atributo de classe durante todo o processamento, independentemente do número de instâncias criadas. Uma utilização freqüente da palavra static é na definição de constantes.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.
As chamadas de método em Java podem ser polimórficas. Um mesmo nome de método pode ser usado, em momentos diferentes para invocar diferentes métodos, dependendo do tipo e número de parâmetros utilizados para fazer essa chamada, podendo assim assumir diferentes formas durante a execução de um programa.
Ciência da Computação - Programação Orientada a Objetos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.
As classes abstratas com métodos abstratos não forçam as subclasses a sobrescreverem e implementarem os métodos declarados como abstratos. Se uma classe não fornecer uma implementação para um método abstrato herdado, o próprio Java cria uma subclasse concreta, com implementação default de todos os métodos herdados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...