Questões sobre Programação Orientada a Objetos

Lista completa de Questões sobre Programação Orientada a Objetos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.

Nos construtores das interfaces, somente é permitido o uso de atributos do tipo public, static e final. Além disso, todos os métodos devem ser abstratos. Uma classe pode herdar de uma interface por meio do uso da instrução implements.

  • C. Certo
  • E. Errado

A figura acima, apresenta um relacionamento entre algumas classes e interfaces de estruturas de dados do package java.util da linguagem Java, chamado collections framework. Julgue os itens seguintes acerca das informações apresentadas e dos conceitos de programação, construção de algoritmos, estruturas de dados, orientação a objetos e linguagem orientada a objetos Java.

A programação orientada a objetos é uma evolução da programação estruturada, tendo-lhe sido acrescentados conceitos como herança, encapsulamento e polimorfismo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de conceitos de orientação a objetos na linguagem Java, julgue os itens subseqüentes.

Se o construtor da subclasse não chamar explicitamente um construtor da superclasse, então a superclasse usa seu construtor default, isto é, sem argumentos. Se a superclasse não tiver construtor default e o construtor da subclasse não chamar explicitamente nenhum construtor, o próprio Java se encarrega de gerar, em tempo de execução, um construtor default da superclasse.

  • C. Certo
  • E. Errado

A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.

Na programação orientada a objetos, o polimorfismo é a capacidade de um objeto de apresentar várias visões diferentes de suas estruturas de dados internas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na programação orientada a objetos, o encapsulamento

  • A.

    é a base de toda a abordagem dessa metodologia de programação e diz-se que um dado está encapsulado quando envolvido por código de forma que só é visível na rotina onde foi criado; o mesmo acontece com uma rotina, que sendo encapsulada, suas operações internas são invisíveis às outras rotinas.

  • B. pode ser entendido como sendo um conjunto de instâncias criadas a partir de um outro conjunto de instâncias com características semelhantes.
  • C. é definido como sendo uma técnica que permite a um código possuir "vários comportamentos" ou produzir "vários comportamentos".
  • D.

    possibilita a criação de uma nova classe de modo que essa classe (denominada subclasse, classe-filha ou classe derivada) herda todas as características da classe-mãe (denominada superclasse, classe base ou classe primitiva); podendo, ainda, a classe-filha possuir propriedades e métodos próprios.

  • E. é considerado como a habilidade de modelar características do mundo real do problema que o programador esteja tentando resolver.

Classes e objetos são dois conceitos-chave da programação orientada a objetos. Com relação a estes conceitos, é correto afirmar que

  • A. se pode definir uma classe como um pacote de software, de modo que, com a herança, um objeto define comportamento e forma-padrão para a construção de uma nova classe abstrata.
  • B. uma classe é uma descrição de um ou mais objetos por meio de um conjunto uniforme de atributos e serviços. Além disso, pode conter uma descrição de como criar novos objetos na classe.
  • C. uma classe é uma abstração de alguma coisa no domínio de um problema ou na sua implementação, refletindo a capacidade de um sistema para manter informações sobre ela, interagir com ela ou ambos.
  • D. um objeto é um protótipo que define os atributos e métodos comuns a todas as classes de um certo tipo.
  • E. o polimorfismo caracteriza-se pela possibilidade de objetos distintos possuírem métodos com nomes idênticos, mas com implementações distintas.

Qual das seguintes afi rmações a respeito do paradigma de Programação Orientada a Objetos é verdadeira?

  • A.

    A quantidade de métodos de uma classe é de exatamente o dobro do número de atributos defi nidos nesta classe, pois para cada atributo deve existir um método para acesso e outro para alteração do seu valor.

  • B.

    Em uma linguagem orientada a objetos que não suporta herança múltipla de implementação, como Java, uma classe não poderá implementar mais de uma interface.

  • C.

    Em linguagens orientadas a objetos, como Java, uma mesma mensagem enviada para objetos derivados de uma mesma superclasse será tratada exatamente da mesma forma.

  • D.

    Uma classe abstrata não pode ser instanciada, devendo apenas ser utilizada como superclasse para defi nição de outras classes.

As informações apresentadas acima foram obtidas como resultado direto da engenharia reversa aplicada sobre um código orientado a objetos escrito em linguagem Java e que implementa um protótipo de um sistema de monitoramento de ETEs de nome MONETEs descrito no texto I. Julgue os itens de 95 a 100, acerca dos elementos apresentados no diagrama e dos conceitos de programação orientada a objetos.

Existe um relacionamento de composição estabelecido entre a classe "ResponsávelETE" e "EstaçãoTratamentoEsgoto".

  • C. Certo
  • E. Errado

As informações apresentadas acima foram obtidas como resultado direto da engenharia reversa aplicada sobre um código orientado a objetos escrito em linguagem Java e que implementa um protótipo de um sistema de monitoramento de ETEs de nome MONETEs descrito no texto I. Julgue os itens de 95 a 100, acerca dos elementos apresentados no diagrama e dos conceitos de programação orientada a objetos.

A implementação apresentada não permite que, por meio de uma referência a uma instância da classe "EstaçãoTratamentoEsgoto", sejam feitas alterações nos registros de vazão já associados a esta instância em um código que é declarado fora da classe "RegistroVazão".

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise orientada ao objeto é basicamente um processo

  • A.

    up-midle-down baseado no refinamento de classes.

  • B.

    top-down baseado no refinamento de classes.

  • C.

    top-down baseado na abstração de classes.

  • D.

    bottom-up baseado no refinamento de classes.

  • E.

    bottom-up baseado na abstração de classes.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...