Questões sobre Programação Orientada a Objetos

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Com relação a conceitos de orientação a objetos, julgue os seguintes itens.

A técnica de sobrecarga permite o polimorfismo, e pode ser utilizada para distinguir, em uma determinada classe, dois métodos com o mesmo nome, o mesmo conjunto de argumentos, mas com resultados de tipos diferentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação orientada ao objeto se inicia com o projeto, que apresenta aos programadores, principalmente, um

  • A.

    esquema de classes-chave.

  • B.

    esquema de métodos.

  • C.

    conjunto de cenários.

  • D.

    mapeamento dos atributos.

  • E.

    detalhamento das mensagens.

Uma instância de classe, na técnica de orientação ao objeto, é

  • A.

    uma mensagem.

  • B.

    uma subclasse.

  • C.

    um componente.

  • D.

    um objeto.

  • E.

    um método.

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

A sobreposição (overriding) é um mecanismo específico de hierarquias de classes com múltipla herança, visando facilitar a definição dos atributos e métodos válidos no contexto de uma classe, quando tais atributos e métodos puderem ser herdados de mais de uma superclasse.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

Abstração é a técnica utilizada pelos objetos para obter segurança, modularidade e autonomia.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

A dificuldade de rastrear seqüências de herança é um dos problemas apontados na utilização da múltipla herança.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

Os atributos e métodos protegidos (protected) são acessíveis no pacote e nos métodos da própria classe, mas não o são nas suas subclasses.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

O polimorfismo é a característica de determinada classe apresentar diferentes comportamentos, cada um podendo ser ativado simplesmente pelo envio de uma mensagem apropriada e diferenciada das demais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos de orientação a objetos, julgue os itens seguintes.

Encapsulamento significa ser capaz de incorporar os dados e métodos de uma classe previamente definida.

  • C. Certo
  • E. Errado

A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.

Dentro de uma classe em C++, é possível declarar uma função-membro com sua implementação ou apenas o protótipo da função membro, deixando a implementação fora da declaração da classe.

  • C. Certo
  • E. Errado
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