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A engenharia de software objetiva responder à necessidade de produção sistemática de software que atenda a requisitos técnicos, garantindo determinado nível de qualidade, a determinado custo. Acerca do emprego da engenharia de software no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
Na UML, uma dependência é uma relação semântica entre duas coisas, tal que uma modificação de uma coisa pode afetar a semântica da outra coisa.
A engenharia de software objetiva responder à necessidade de produção sistemática de software que atenda a requisitos técnicos, garantindo determinado nível de qualidade, a determinado custo. Acerca do emprego da engenharia de software no desenvolvimento de aplicações e bancos de dados, julgue os itens que se seguem.
A visão de projeto (design view) da UML compreende os casos de uso e as classes que formam a especificação do problema e a sua solução em termos de módulos de software, o que é representado pelos diagramas de caso de uso e de classes.
A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Na unified modelling language (UML), a modelagem de classes pode incluir uma associação reflexiva que indica que um objeto associa-se a ele próprio.
A área de desenvolvimento de sistemas é bastante profícua no que se refere a metodologias, técnicas e ferramentas de apoio que objetivam responder à necessidade de atender a requisitos técnicos e obter um nível de qualidade determinado, sob determinadas restrições de esforço e custo. A respeito do desenvolvimento de aplicações e de bancos de dados, julgue os itens a seguir.
Em um diagrama de seqüência da UML, uma mensagem síncrona indica que o objeto remetente fica bloqueado até que o receptor termine de atender a requisição.
As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.
Os diagramas das figuras I e II são modelos UML estáticos, enquanto o diagrama da figura III é um modelo UML dinâmico.As figuras I, II e III acima apresentam um conjunto de diagramas UML simplificados de um sistema de software para terminais de auto-atendimento bancário (ATM). Considerando essas figuras, julgue os itens que se seguem.
Os diagramas das figuras II e III contêm classes e objetos, respectivamente. Estes objetos são obtidos pela instanciação das entidades representadas no diagrama da figura II.A linguagem UML é composta de alguns diagramas como os de classes, casos de uso, estados, seqüência, atividades e colaboração. No que se refere a esses diagramas e a conceitos de desenvolvimento de projeto orientado a objetos, julgue os itens que se seguem.
O diagrama de classes permite que sejam identificadas três relações básicas entre classes de objetos: dependência ou herança, associação e generalização.
A linguagem UML é composta de alguns diagramas como os de classes, casos de uso, estados, seqüência, atividades e colaboração. No que se refere a esses diagramas e a conceitos de desenvolvimento de projeto orientado a objetos, julgue os itens que se seguem.
Os casos de uso podem ser organizados em pacotes relacionados por meio de generalização ou de dependência.
A linguagem UML é composta de alguns diagramas como os de classes, casos de uso, estados, seqüência, atividades e colaboração. No que se refere a esses diagramas e a conceitos de desenvolvimento de projeto orientado a objetos, julgue os itens que se seguem.
Ao contrário do diagrama de seqüência, no diagrama de colaboração, o foco não é o tempo mas a organização dos objetos. Para isso, o diagrama de colaboração mostra explicitamente as conexões entre objetos e acrescenta números de seqüências às mensagens para indicar ordem de chamada.
A linguagem UML é composta de alguns diagramas como os de classes, casos de uso, estados, seqüência, atividades e colaboração. No que se refere a esses diagramas e a conceitos de desenvolvimento de projeto orientado a objetos, julgue os itens que se seguem.
Os diagramas de estados e de atividades descrevem o ciclo de vida de um objeto, um sistema ou uma operação, não havendo interação com o exterior.
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