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A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.
Para a elaboração de diagrama de casos de uso da UML, há uma representação explícita para os relacionamentos de herança entre atores e os relacionamentos de herança entre casos de uso.
A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.
Na modelagem com a UML, um caso de uso somente deve ser elaborado caso exista um ator diretamente envolvido com o caso de uso.
A programação orientada a objetos provê diversos elementos conceituais e estruturas de programa para a construção de softwares modulares e reutilizáveis. O desenvolvimento de software orientado a objetos pode ser realizado com auxílio de uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). A respeito da programação orientada a objetos, suas linguagens e métodos de modelagem e programação, julgue os itens subseqüentes.
Para melhor exprimir o significado de uma associação em um diagrama de classes, a UML define recursos de notação para o nome da associação, a direção de leitura e a indicação de papéis para cada uma das classes participantes de uma associação.
Em um projeto de software orientado a objetos, é necessário definir quais são as responsabilidades das classes de objetos, os modos de interação entre os objetos, os agrupamentos e a hierarquização das classes de objetos, questões que têm levado à busca de soluções por meio de princípios e padrões de projeto testados e validados. Acerca do uso de padrões de projeto, das funcionalidades da orientação a objetos e dos processos e técnicas relativos ao projeto orientado a objetos, julgue os itens a seguir.
A UML (unified modeling language) provê uma representação para a relação de generalização que ocorre entre duas classes X e Y em que a classe X define objetos que são parte de um objeto da classe Y, sendo esta última a classe mais genérica.
O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.
Em um caso de uso (use case), um ator é um módulo de software que responde a evento proveniente de um usuário externo ao sistema.
O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.
Quando as classes de um grupo colaboram entre si para atender um conjunto coeso de responsabilidades, a análise orientada a objetos em UML permite referenciar tais classes como um pacote (package), uma abstração que aponta para a existência de mais detalhes acerca da estrutura do pacote.
O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.
A representação do comportamento dinâmico de um software pode ser realizada em UML com diagramas de rastreamento de eventos, que especificam comportamentos internos de objetos individuais, e diagramas de estados, que especificam o estado global do sistema.
O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.
Em um diagrama de classes UML, a relação de generalização entre duas classes com uma superclasse permite mostrar, nesse diagrama, a implementação de polimorfismo na implementação dos métodos das subclasses.
O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.
Um diagrama de seqüência UML torna possível mostrar o papel de um ator em uma colaboração entre vários objetos de um sistema.
O desenvolvimento de software orientado a objetos atingiu um estado de maturidade que permitiu a criação de elementos metodológicos de eficácia comprovada, incluindo uma linguagem de modelagem unificada, a UML (unified modeling language). Acerca das metodologias da orientação a objetos e da linguagem UML, julgue os itens seguintes.
Diagramas de seqüência e de colaboração são funcionalmente equivalentes em UML.
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