Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere a biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library) v.2 para responder às questões de nos 43 a 45.
Considere os objetivos a seguir.
I - Inspirar a melhora dos processos de TI.
II - Sugerir a função dos processos e práticas.
III - Sugerir por que os processos e práticas devem ser adotados.
IV - Sugerir aonde se pode chegar, com base nos resultados positivos de outras empresas.
São objetivos das boas práticas para Gerenciamento de Serviços de TI da ITIL os descritos em
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Os resultados de um projeto podem requerer atualizações no planejamento. Essas alterações podem mudar durações, produtividade, recursos e causar riscos imprevistos. Quanto ao Grupo de processos de execução descrito no PMBOK 4ª Edição, tem-se que
Orientar e gerenciar a execução do projeto possui como entrada as métricas de qualidade.
Mobilizar a equipe do projeto produz como uma de suas saídas o calendário dos recursos.
Desenvolver a equipe do projeto possui como uma de suas entradas os fatores ambientais da empresa.
Gerenciar a equipe do projeto inclui o processo de confirmação da disponibilidade de recursos humanos.
Gerenciar as expectativas das partes interessadas inclui como uma de suas entradas os pedidos de mudança.
Um dos grandes desafios na construção de bases de dados de data warehouses reside na qualidade dos seus dados. Como esses dados que servem de matéria- -prima para esses repositórios de dados podem ter as mais diversas procedências, vários tipos de problemas precisam ser resolvidos. Um exemplo da situação acima descrita encontra-se no fato de que os
campos numéricos das bases de dados de origem podem conter dados que não pertençam ao domínio de valores do atributo, por problemas relativos ao endereçamento dos cálculos efetuados pela ferramenta de extração, transformação e carga.
campos que armazenam datas precisam fazer menção à latitude e à longitude onde se encontra a base de dados do data warehouse, sob pena de comprometer o processo de construção de eventuais datamarts em momentos posteriores.
dados que representam medidas que ocorrem em diversas fontes de dados, como um atributo que armazene medições de temperatura de diversas regiões, podem, em algumas bases, se encontrar incompletos, necessitando tratamento.
atributos categóricos, tais como, sexo ou categoria funcional, necessitam, na integração, ser convertidos em valores numéricos, pois ferramentas OLAP possuem limitações quanto ao tratamento de valores de atributos discretos.
identificadores, tais como, atributos-chave de tabelas, podem, no processo de integração, conter valores de chaves primárias inválidas de outras tabelas, indicando problemas de integridade referencial e de unicidade.
O planejamento do escopo de um projeto é uma atividade essencial que afeta todas as fases do projeto e influencia de forma decisiva o sucesso do mesmo. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I - A declaração do escopo define todas as entregas (deliverables) de um projeto, essencialmente definindo o que será e, por omissão, o que não será feito.
II - A declaração de escopo deve ser elaborada apenas pelos clientes, pois estes são os únicos que sabem dizer o que é necessário para o projeto, não sendo razoável envolver outras pessoas nesse processo.
III - Uma declaração de escopo deve incluir os critérios mensuráveis de sucesso do mesmo, em todas as dimensões relevantes, tais como tempo, custo e qualidade, por exemplo.
É(São) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I, apenas.
I e II , apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O objetivo de uma Central de Serviços é ser o único ponto de interação entre os usuários e o provedor de serviços de TI. No enfoque da ITIL, a Central de Serviços é um(a)
departamento
processo
visão
gestão
função
O CMM é um instrumento de orientação para a implementação da melhoria contínua do processo de desenvolvimento de software e utiliza um modelo de cinco níveis. Há áreas-chave de processos (KPA) com metas que devem ser atingidas para que o processo satisfaça às condições de determinado nível. Qual dos seguintes relacionamentos associa a KPA a uma de suas metas?
KPA Planejamento de Projeto - tomar ações corretivas e gerenciá-las até sua conclusão, sempre que resultados e desempenhos reais se desviarem significativamente do plano de desenvolvimento de software.
KPA Gerenciamento Integrado de Software - definir, integrar e realizar de maneira consistente as tarefas de engenharia de software necessárias para produzir o software.
KPA Gerenciamento de Configuração de Software - identificar, controlar e tornar disponíveis artefatos de software em algum momento selecionados.
KPA Gerenciamento de Subcontrato de Software - encaminhar à gerência sênior todas as questões de não conformidade que não possam ser resolvidas no âmbito do projeto de software.
KPA Gerenciamento da Qualidade de Software - manter planos, artefatos e atividades de software consistentes com os requisitos alocados.
A ISO 9001:2000 se baseia em princípios de gestão da qualidade. São exemplos desses princípios:
foco no cliente, abordagem à tomada de decisão com base em banco de dados.
abordagem à tomada de decisão com base em fatos, ganhos na relação com os fornecedores.
liderança, abordagem de processos.
abordagem de processos, ganhos na relação com os fornecedores.
foco no produto, abordagem de processos.
Considere o modelo conceitual de dados representado pelo diagrama de entidades e relacionamentos (DER) a seguir, na notação de Peter-Chen. Esse diagrama apresenta três relacionamentos: o primeiro é Lotado_em, que representa empregados lotados em departamentos; o segundo DER apresenta também o relacionamento Trabalha_em, que representa as associações dos empregados aos projetos em que trabalham e o terceiro relacionamento é Supervisão, que representa associação entre empregados e seus supervisionados. Os atributos identificadores de cada entidade estão sublinhados.
A partir da análise do diagrama, NÃO se pode inferir que é possível
determinar todos os empregados que não supervisionam outros empregados.
determinar que empregados não estão lotados em departamento algum.
saber qual o departamento em que E trabalha, dado um empregado E qualquer.
saber quais os empregados de D que trabalham em P para um determinado projeto P e um determinado departamento D.
saber que há apenas um empregado que supervisiona todos os demais.
Um algoritmo bem desenvolvido deve ter qualidades, tais como: ser bem definido, não ser ambíguo, ser eficaz e
complexo
equivalente
eficiente
independente
modificável
Uma empresa de desenvolvimento de software, após passar por uma avaliação segundo o modelo CMMI v1.3, foi certificada no nível 2 de maturidade, na representação em estágios. Ao explicar a um cliente as vantagens de estar classificada no nível 2, um vendedor afirmou que a empresa é capaz de
I - desenvolver e manter uma capacidade de medida usada para apoiar as necessidades de informação da gerência;
II - estabelecer e gerenciar um projeto e o envolvimento das partes interessadas de acordo com um processo integrado e defi nido, que é adaptado ao conjunto de processos padronizados da organização;
III - gerenciar requisitos do produto e dos componentes do produto e assegurar o alinhamento entre esses requisitos e os planos de projeto e produtos de trabalho.
Considerando-se o nível de maturidade atingido pela empresa, qual(is) dos itens acima o nível certificado comprova?
I
II
I e II
I e III
II e III
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