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Na Engenharia de Software, os requisitos que descrevem o comportamento externo do sistema, estabelecendo uma descrição detalhada das funções, dos serviços e das restrições operacionais do referido sistema, são os requisitos
funcionais
externos
de sistema
do usuário
não funcionais
Em relação aos vários modelos de referência para processos que servem como padrão conceitual para diversos segmentos de negócio, tem-se que
o Supply-Chain Operations Reference (SCOR) é uma das ferramentas de modelagem que auxiliam os usuários a encaminhar, melhorar e comunicar práticas de gerenciamento de cadeia de suprimentos entre todas as partes interessadas.
o Processes Classification Framework (PCF) da American Productivity & Quality Center (APQC) trabalha com 12 processos básicos de negócio divididos em três grupos distintos: Processos Operacionais, Gerenciamento de Suporte e Tratamento de Aspectos Ambientais.
o Process Handbook Project é um consórcio sem fins lucrativos com meta de estabelecer padrões de processos para compartilhamento de informações em negócios do tipo B2B.
uma desvantagem do uso do modelo RosettaNet é que ele não trata nem de processos de compra nem de gerenciamento de inventário em ambientes tecnológicos.
o BenchNet serve como base de referência de processo e provê um ponto de referência neutro para necessidades de reengenharia, parcerias, alianças e acordos gerais com provedores da área de telecomunicação.
I P , II R , III Q
I P , II S , III R
I R , II S , III Q
I S , II P , III Q
I S , II R , III P
A abordagem multidimensional, também chamada de modelo estrela no Brasil, tem esse nome porque sua representação considera uma tabela central, conhecida como tabela fato, e tabelas ao seu redor, conhecidas como tabelas dimensão. Uma das importantes características da abordagem multidimensional é
ter número de ocorrências em uma tabela dimensão maior que o número de ocorrências na tabela fato.
ser mais flexível que o modelo relacional.
ser organizada de acordo com os requisitos dos usuários e requisitos de processamento.
que, quando mais de uma tabela dimensão é utilizada, o modelo também é chamado de modelo floco de neve ou snowflake.
servir igualmente múltiplos grupos de usuários diversos.
Business Activity Monitoring (BAM) é uma ferramenta de negócios que fornece indicadores de gestão. A opção pelo uso dessa ferramenta implica considerar que
o BAM monitora todo o desempenho registrado em tempo real e em tempo marcado para análise posterior, sendo um de seus objetivos conhecer o comportamento de um processo e sua evolução frente às métricas preestabelecidas.
o BAM é focado nas transações e nos eventos, se concentrando em, pelo menos, seis atributos-chave: Volume, Velocidade, Erros, Requisitos Funcionais, Referências de Processos e Condições Especiais.
a diferença entre o BAM e o BI (Business Inteligent) é que enquanto o BAM tende a analisar dados acumulados, perceber padrões e apontar tendências, o BI tende a trabalhar com resultados imediatos, utilizando banco de dados transacionais, Web Services, mensagens, etc.
as condições especiais usadas no BAM devem ser definidas pelo gerente funcional do departamento que possui a maior quantidade de processos modelados e vão representar eventos que são pertinentes, sob a perspectiva do departamento, para a execução das transações de negócio internos.
o BAM tem a vantagem de fornecer um gerenciamento de requisitos de negócios em todo o processo, que apoia a manutenção e o suporte de processos já instalados e mantém alterações oportunas já implementadas.
Em um projeto, a quantidade de tempo total que uma determinada atividade pode atrasar sem prejudicar o início mais cedo de atividades imediatamente sucessoras é denominado folga
livre
total
parcial
integral
entre atividades
Uma empresa iniciou um trabalho de modelagem de seus processos segundo o modelo BPM. Em distintos momentos, apresentaram-se os modelos acima para um processo relacionado à seleção de pessoal. Em relação a essa modelagem, considere as afirmativas a seguir.
I - O processo de modelagem redundou em uma descrição visual das atividades envolvidas, facilitando seu entendimento, que é um dos motivos pelos quais uma empresa deve procurar modelar seus processos.
II - A modelagem dos processos já se encontra em uma fase avançada, uma vez que o modelo como-está (AS-IS) foi identificado na fase de Modelagem do ciclo de vida, e o modelo como-será (TO-BE) foi concebido na metade da fase de Implementação, como resultado de uma simulação realizada no inicio dessa fase.
III - A atividade de receber currículo, que antes era via entrega pessoal, foi sugerida no modelo como-será para ser automatizada via página web, representando uma melhoria que deve ser disponibilizada na fase de Implantação do ciclo de vida do processo.
Está correto o que se afirma em
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III.
II e III, apenas.
I, II e III.
O Processo Unificado Rational (RUP) descreve uma abordagem disciplinada para alocar e gerenciar tarefas e responsabilidades durante o desenvolvimento de um sistema de software. Trata-se de uma recomendação do RUP
descrever os requisitos funcionais, os não funcionais e as regras do negócio do sistema através de um modelo de caso de uso.
organizar a arquitetura do sistema de software de acordo com cinco visões (views), que são: requisitos, análise, projeto, testes e implantação.
planejar em detalhes, na fase de iniciação, cada iteração das demais fases do desenvolvimento do sistema, o que envolve alocar recursos para cada uma dessas iterações.
verificar, de forma contínua, a qualidade do software em desenvolvimento, desde a fase de iniciação até a fase de transição.
tratar os requisitos mais arriscados mais tarde no desenvolvimento do projeto de modo a evitar a volatilidade dos mesmos.
Uma modelagem de processos de uma empresa que possui uma estrutura organizacional muito fragmentada, utilizando BPM, gerou o desenho acima contendo a hierarquia de um de seus conjuntos de processos. Considerando as informações fornecidas e o desenho da hierarquia dos processos, conclui-se que
uma interpretação válida da hierarquia acima indicaria que Atendimento de Pedido do Produto é um processo, Fabricação do Produto é um subprocesso e Usinar Peças é um subprocesso do subprocesso Fabricação do Produto e pode conter miniprocessos atômicos, não divisíveis chamados de fluxos de mensagem.
o fato de cada nível conter entradas e saídas diferentes é uma incorreção do desenho, pois cada nível deve ter os mesmos itens que entram e saem da unidade transformadora.
o desenho acima pode ser aperfeiçoado inserindo um macroprocesso em um nível superior ao processo Atendimento de Pedido de Produto, que mostraria os outros processos da organização, além de Atendimento de Pedido de Produto, completando a visão das funções da organização e seus inter-relacionamentos.
o subprocesso Soldar Peças é tipicamente um processo empresarial / gerencial, pois pode conter unidades interligadas logicamente, que fazem uso de recursos disponíveis para gerar resultados definidos, em apoio aos objetivos da organização; além disto, esse subprocesso manipula o produto físico.
a estrutura organizacional fragmentada da empresa foi um facilitador para identificação da estrutura hierárquica dos processos, pois a visão fragmentada ajudou na estruturação dos processos da empresa e na identificação de suas interdependências.
Um modelador de banco de dados foi incumbido de criar um modelo conceitual para a situação a seguir.
Representantes trabalham em empresas. Cada empresa usa o seu depósito particular, que armazena um conjunto de produtos. É preciso saber que representantes estão associados a que produtos.
Durante a modelagem inicial dessa situação, o modelador construiu o modelo conceitual abaixo, utilizando a notação do diagrama de classes da UML 2.0.
Nesse contexto, analise as afirmações a seguir. A consulta Que representantes estão associados a que produtos é respondida pelo modelo conceitual apresentado.
PORQUE
A determinação de quais depósitos armazenam quais produtos pode ser respondida pelo modelo conceitual apresentado.
A esse respeito, conclui-se queas duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
as duas afirmações são falsas.
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