Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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Com Ferramentas de Gerenciamento de Projetos, o gerente de projeto pode definir uma

  • A.

    equipe de definição do trabalho (work definition team).

  • B.

    estrutura de apoio ao usuário (user support structure).

  • C.

    estrutura de divisão do trabalho (work breakdown structure).

  • D.

    estrutura de divisão de objetos (object breakdown structure).

  • E.

    metodologia de segmentação dos programas (program segmentation methodology).

Segundo o PMBOK, são ferramentas adicionais ao planejamento de qualidade:

  • A.

    Braintrends e técnicas de grupo dinâmico. Fluxogramas. Diagrama de Entidades. Análise de Intensidades. Diagramas de Matriz. Matrizes de Pulverização.

  • B.

    Brainstorming e técnicas de chamada nominal. Fluxogramas. Diagrama de Cooperação. Análise de Grupos de Ação. Matriz Temática. Matrizes de Priorização.

  • C.

    Braincoaching e técnicas de groupware. Metagramas. Matriz de Afinidade. Especificação de Unidades de Força. Diagramas de Metas. Esquemas de Priorização.

  • D.

    Brainstorming e técnicas de grupo nominal. Fluxogramas. Diagrama de Afinidade. Análise de Campos de Força. Diagramas de Matriz. Matrizes de Priorização.

  • E.

    Coachstorming e técnicas de grupo nominal. Fluxogramas. Diagrama de Afinidade. Análise de Pontos de Força. Matriz de subprojetos. Matrizes de Priorização.

Segundo o PMBOK, as ferramentas e técnicas da Definição das Atividades são:

  • A.

    Decomposição. Metadados. Planejamento em Modelos Sucessivos. Opinião Especializada. Paradigma do Planejamento.

  • B.

    Decomposição. Modelos. Planejamento em Ondas Sucessivas. Opinião Especializada. Componente do Planejamento.

  • C.

    Modularização. Modelos. Decomposição em Ondas Sucessivas. Sistemas Especializados. Componente do Desenvolvimento.

  • D.

    Decomposição. Concepção. Planejamento em Ondas Interativas. Opinião Processual. Estrutura do Planejamento.

  • E.

    Decomposição. Modelos. Desenvolvimento em Ondas Sucessivas. Opiniões Similares. Modelo do Planejamento.

Segundo o PMBOK, as entradas no processo de Identificação de Riscos são:

  • A.

    Análise de documentação. Técnicas de coleta de dados. Análise de listas de implementação. Análise de processos. Técnicas de diagramação.

  • B.

    Fatores ambientais da empresa. Técnicas de coleta de dados. Análise de listas de implementação. Análise de premissas. Técnicas de diagramação.

  • C.

    Análise de documentação. Ativos de processos organizacionais. Declaração de escopo do projeto. Plano de gerenciamento de riscos. Riscos de diagramação.

  • D.

    Fatores ambientais da empresa. Ativos de processos organizacionais. Declaração de escopo do projeto. Plano de gerenciamento de riscos. Plano de gerenciamento do projeto.

  • E.

    Fatores ambientais da empresa. Ativos de processos declarativos. Análise de premissas. Plano de riscos contingenciais. Plano de terceirização do projeto.

Assinale a opção correta.

  • A.

    São níveis de construção de banco de dados: lógico, físico e de implementação.

  • B.

    São componentes de banco de dados: stakeholders, estruturas e relações.

  • C.

    São níveis de abstração de banco de dados: modelo, estrutura e relacional.

  • D.

    São modelos de abstração de banco de dados: primário, secundário e relacionado.

  • E.

    São níveis de abstração de banco de dados: básico, lógico e de view.

São fases do projeto de banco de dados:

  • A.

    especificação dos usuários do projeto, projeto conceitual, especificação das necessidades estruturais, projeto lógico, projeto físico.

  • B.

    especificação das necessidades do desenvolvedor, projeto lógico, especificação das necessidades funcionais, projeto funcional, projeto físico.

  • C.

    planejamento conceitual, planejamento de necessidades, especificação das necessidades funcionais, projeto lógico, projeto operacional.

  • D.

    especificação das necessidades do usuário, projeto conceitual, especificação das necessidades funcionais, projeto lógico, projeto físico.

  • E.

    especificação das necessidades do usuário, projeto conceitual, especificação das necessidades operacionais, projeto de escopo, projeto de execução.

O dicionário de dados é

  • A.

    uma listagem organizada daqueles elementos de dados de maior pertinência ao sistema.

  • B.

    uma listagem organizada de alguns dos dados que devem subsidiar o planejamento do sistema.

  • C.

    uma listagem organizada de todos os elementos de dados que são pertinentes ao sistema.

  • D.

    uma atividade inerente ao trabalho de operadores de sistemas aplicativos.

  • E.

    uma listagem impressa de dados quantitativos definidos na especificação de requisitos do sistema.

Considerando Arquivos de Interface Externa (AIE), na contagem de Registros Lógicos Referenciados (RLR),

  • A.

    caso não haja um subgrupo de informações, conte um RLR para cada dupla de AIE.

  • B.

    conte um RLR para cada subgrupo de dados de um AIE, somente quando o subgrupo for mandatório.

  • C.

    conte um RLR para cada subgrupo de dados de um AIE, somente quando o subgrupo for opcional.

  • D.

    caso não haja um subgrupo de informações, não conte RLR para nenhum AIE.

  • E.

    conte um RLR para cada subgrupo de dados de um AIE, seja o subgrupo opcional ou mandatório.

Baseando-se nas Características Gerais do Sistema (CGS), um dos passos para o cálculo do fator de ajuste é:

  • A.

    avaliar o impacto de cada uma das 14 CGS no aplicativo que está sendo contado, atribuindo peso de 0 a 5 para cada característica.

  • B.

    calcular o nível de influência por meio da multiplicação dos pesos de cada uma das 14 CGS.

  • C.

    avaliar as entradas de cada uma das 14 CGS no aplicativo que está sendo contado, atribuindo peso de 0 a 10 para cada característica.

  • D.

    avaliar o impacto de cada uma das 14 CGS no aplicativo que está sendo contado, atribuindo peso de 0 a 10 para cada característica.

  • E.

    calcular o nível de influência por meio da soma dos pesos da primeira metade das 14 CGS.

Algumas das Características Gerais do Sistema (CGS) são:

  • A.

    Comunicação de Dados. Funções intrínsecas. Performance. Especifi cação de equipamento. Saída de dados on-line. Processamento complexo. Reusabilidade. Facilidade de Implementação.

  • B.

    Transmissão de Dados. Funções distribuídas. Modularidade. Fornecedores de equipamentos. Entrada de dados on-line. Processamento complexo. Reengenharia. Múltiplos subprogramas.

  • C.

    Comunicação de Dados. Servidores distribuídos. Performance. Configuração de equipamento. Entrada de dados on-line. Processamento cognitivo. Facilidade de Manutenção. Múltiplos locais.

  • D.

    Comunicação de Dados. Funções distribuídas. Performance. Configuração de equipamento. Entrada de dados on-line. Processamento complexo. Reusabilidade. Facilidade de Implantação.

  • E.

    Transmissão de Dados. Ações distribuídas. Performance. Configuração de equipamento. Entrada de dados on-line e off-line. Direcionamento complexo. Reusabilidade. Facilidade de Implantação.

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