Lista completa de Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
São métodos para modelagem de processos:
Arquitetura de Sistemas de Informações Integrados (ARIS). Business Process Execution Language (BPEL). Métodos Integrados de Defi nição (IDEF).
Projeto de Sistemas de Informações Integrados (PRIS). Business Process Modeling Notation (BPMN). Métodos Diretivos de Interface (IDM).
Arquitetura de Sistemas de Comunicação Integrados (ARCS). Business Decision and Execution Processes (BDEP). Métodos Integrados de Definição (IDEF).
Arquitetura de Sistemas de Informações Integrados (ARIS). Power Level Enterprise Allowances (PLEA). Métodos Simuladores de Processos Estáticos (MSPE).
Automação de Processos Integrados (API). Business Decision and Execution Processes (BDEP). Métodos Integrados de Auditoria e Controle (MIAC).
Os componentes de um Portal Corporativo podem ser agrupados em
Camada de Visualização. Seleção de Entradas. Aplicações Web.
Camada de Apresentação e Personalização. Seleção de processos. Aplicações HTML.
Camada de Personalização e Definição. Solução de Complexidade. Sítios Web.
Camada de Apresentação e Personalização. Solução de Busca. Aplicações Web.
Camada de Aplicações. Seleção de brousers. Restrições Web.
A métrica de software Complexidade ciclomática
para um fluxo de grafo, é definida como
E N 2, onde
E é o número de entidades do grafo
N é o número de nós do grafo de fluxo.
proporciona uma medida quantitativa da complexidade lógica de um programa.
para um fluxo de grafo é definida como
E + N 2, onde
E é o número de ramos do grafo de fluxo
N é o número de novos elos do grafo de fluxo.
é uma medida cumulativa da complexidade física de um programa.
é uma propriedade dos ciclos de maior complexidade de um programa.
São princípios para projeto e avaliação de interfaces humano-computador para aplicações de escritório:
Adaptação à tarefa. Autodescrição (feedback). Controle ao usuário. Conformidade às expectativas do usuário. Facilidade de individualização.
Autoprogressão (feedforward). Controle ao usuário. Conformidade às expectativas do desenvolvedor. Tolerância aos erros.
Controle ao desenvolvedor. Conformidade às expectativas do usuário. Ênfase aos acertos. Facilidade de observação. Contexto de aprendizagem.
Adaptação à finalidade. Autodescrição (feedback). Triagem de erros. Compatibilidade com a individualização. Facilidade de modelagem.
Adaptação à tarefa. Autodescrição (feedback). Análise ao usuário. Tolerância aos erros. Facilidade de programação.
Assinale a opção correta.
O Portal Corporativo deve ampliar a sobrecarga de informação e o acesso à informação, a tunnings, e aos especialistas de dentro e de fora da organização.
O Portal Corporativo deve reduzir a sobrecarga de informação e simplificar o trabalho dos templates no acesso à informação.
O Portal Corporativo deve reduzir a sobrecarga de exceções e simplificar o trabalho dos stakepointers no acesso à informação.
O Portal Corporativo deve reduzir a sobrecarga de informação e simplificar o acesso à informação, a templates, e aos especialistas de dentro e de fora da organização.
O Portal Corporativo de uma organização deve aproveitar a sobrecarga dos equipamentos de dentro e de fora da organização, no acesso a websites de outras organizações.
São axiomas em risco
É impossível testar um programa completamente. Teste de software é um exercício baseado em certezas. Quanto menos bugs forem encontrados, mais bugs existirão.
É possível testar um programa completamente. Teste de software não pode ter riscos. Quanto mais breaks forem encontrados, mais breaks existirão.
É impossível testar um programa completamente. Teste de software é um exercício baseado em risco. Quanto mais bugs forem encontrados, mais bugs existirão.
É impossível testar um programa que tenha riscos. Teste de software deve ser feito pelos seus desenvolvedores. Todos os bugs encontrados serão consertados.
É impossível testar um programa parcialmente. Teste de software aplica-se unicamente a ambientes sem risco. Quanto mais bugs forem encontrados, menos bugs existirão.
Segundo o Decreto n. 5.296, de 02 de dezembro de 2004,
Art. 55. Caberá aos órgãos e entidades da administração pública, ... , promover a capacitação de profissionais em WEBSIGN.
Art. 47. ... será obrigatória a acessibilidade nos programas e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência física, ... .
Art. 47. ... será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, ... .
Art. 47. ... será obrigatória a usabilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência auditiva, ... .
Art. 55. Caberá aos órgãos e entidades da administração pública e privada, ... , promover a capacitação de profissionais de organizações não-governamentais em LIBRAS.
São lições que a implementação de um Portal Corporativo deve considerar
Desenvolvimento organizacional é a prioridade número um. Mudança organizacional não acontece por acaso. É preciso pensar muito cuidadosamente na sequência de auditoria das soluções de TI.
Alinhamento organizacional é a prioridade número um. Mudança organizacional não acontece por acaso. Concentre-se nas necessidades do usuário. A qualidade do conteúdo é mais importante que a quantidade do conteúdo.
Mudança organizacional acontece por acaso. Concentre-se nas prioridades do sistema. A qualidade do conteúdo é mais importante que a quantidade do conteúdo. É preciso pensar muito cuidadosamente na sequência de integração das aplicações de TI.
A quantidade do conteúdo é mais importante que a qualidade do conteúdo. É preciso pensar muito cuidadosamente na integração das aplicações de DO.
Alinhamento setorial é a prioridade número um. Interferências organizacionais não acontecem por acaso. Concentre-se nas necessidades de menor prioridade do usuário.
São informações que compõem o gerenciamento de defeitos
Causa do defeito. Risco calculado. Interfaces. Informações do software. Provas e evidências da existência do controle.
Identificação do defeito. Decomposição. Severidade. Interfaces. Provedores do software. Provas e evidências da existência do defeito.
Disseminação. Severidade. Premissas. Risco de complexidade. Status. Pressupostos da existência do defeito.
Implicações do defeito. Descrição. Risco associado. Springs. Provas e evidências da eliminação do defeito.
Identificação do defeito. Prioridade. Status. Informações do software. Prova e evidências da identificação do defeito.
Assinale a opção correta.
A estratégia de outsourcing decide como gerenciar o desempenho dos equipamentos.
O objetivo principal da Governança de TI é gerenciar outsourcing.
A estratégia de outsourcing decide como gerenciar os negócios internos dos fornecedores ou prestadores de serviços.
O objetivo principal da Governança de TI é escolher a melhor alternativa de programação.
O objetivo principal da Governança de TI é alinhar TI aos requisitos do negócio.
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