Questões de Ciência da Computação da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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O cálculo dos pontos de função de um projeto de desenvolvimento consiste dos componentes de funcionalidade:

  • A.

    reusabilidade de aplicação; reusabilidade de conversão; fator de ajuste da aplicação.

  • B.

    funcionalidade de aplicação; funcionalidade de compressão; fator de ponderação da aplicação.

  • C.

    reusabilidade de aplicação; funcionalidade de programação; fator de ajuste da aplicação.

  • D.

    funcionalidade de aplicação; funcionalidade de conversão; fator de ajuste da aplicação.

  • E.

    funcionalidade de programação; funcionalidade de conversão; funcionalidade de manutenção.

Ferramentas CASE podem ser usadas pelo engenheiro de sistemas

  • A.

    para criar um modelo de sistema reativo que seja usado como base para simulação de desempenho e de comportamento.

  • B.

    para criar um modelo de mudança organizacional que seja usado como base para interface e interpretação.

  • C.

    para criar um modelo de hardware que seja usado como base para simulação virtual de desempenho e de comportamento.

  • D.

    para criar um modelo de requisitos ativos que seja usado como base para auditoria de comportamento.

  • E.

    para projeto de hardware de apoio que seja usado para simulação de obsolescência controlada.

Segundo os princípios da boa especificação,

  • A.

    uma linguagem de especificação de sistema orientada ao usuário é exigida.

  • B.

    junte funcionalidade e implementação.

  • C.

    separe funcionalidade de usabilidade.

  • D.

    uma linguagem de programação orientada ao processo contém componentes interagentes.

  • E.

    separe funcionalidade de implementação.

São princípios de Modelagem de Processos:

  • A.

    Modelo simples, pensamento complicado. Seja minucioso, comece pequeno e vá atualizando. Divida e descreva, evite mini-modelos. Use métodos, dados e metadados. Não se apaixone por dados.

  • B.

    Aderência. Usabilidade ou essência. Custo/ benefício. Segurança. Comparabilidade. Imparcialidade.

  • C.

    Modelo complicado, pensamento simples. Seja parcimonioso, comece pelo todo e vá dividindo. Divida e conquiste, evite metáforas. Use analogias de comprometimento. Não se apaixone por dados.

  • D.

    Aderência. Relevância ou suficiência. Custo / benefício. Clareza. Comparabilidade. Estruturação sistêmica.

  • E.

    Sistema simples, configuração complicada. Seja interativo, comece grande e vá simplificando. Divida e conquiste, evite megamodelos. Use metáforas, analogias e similares. Não se apaixone por paradigmas.

Os agentes envolvidos em uma relação agenteativo são:

  • A.

    Proponente, executor, controlador e usuário.

  • B.

    Proprietário, custodiante, executor e interessado.

  • C.

    Programador, analista de custos, analista de ameaças e usuário.

  • D.

    Proprietário, custodiante, controlador e usuário.

  • E.

    Proprietário, mediador, proponente e executor.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Para se desenvolver um formulário Web ASP. NET, pode-se usar: Controles de servidor HPL, Controles de servidor Web, Controles de inicialização.

  • B.

    Em ASP.NET, atributos de uma página podem ser definidos pelas assertivas: @PageAbroad, @Import, @OutputCoach, @Assume.

  • C.

    Para se desenvolver um BackupButton de 7 formulários Web ASP.NET, pode-se usar: Requisitos de servidor HTM, Controles de provedor Web, Controles de validação.

  • D.

    Em ASP.NET, atributos de uma página podem ser definidos pelas funções: @Pageset, @Import, @OutputCache, @Ressembly.

  • E.

    Para se desenvolver um formulário Web ASP. NET, pode-se usar: Controles de servidor HTML, Controles de servidor Web, Controles de validação.

No ciclo da Engenharia da Usabilidade, as atividades da fase de análise são:

  • A.

    Análise da instituição do usuário. Análise do contexto da tarefa. Análise das possibilidades e restrições do treinamento. Análise de princípios setoriais para o projeto.

  • B.

    Análise do perfi l do usuário. Análise do contexto da plataforma. Análise de compatibilidade gerencial. Análise de princípios gerais para o projeto.

  • C.

    Análise do perfi l do usuário. Análise do contexto da tarefa. Análise das possibilidades e restrições da plataforma. Análise de princípios gerais para o projeto.

  • D.

    Análise do perfi l do desenvolvedor. Análise de requisitos. Análise das possibilidades e sistemas da plataforma. Análise de princípios gerais para as transações.

  • E.

    Análise da instituição do usuário. Análise de compromissos. Análise das possibilidades e restrições da estrutura. Análise de ameaças à segurança do projeto.

Um processo é

  • A.

    uma unidade de trabalho na organização executora de atividades prioritárias segundo tempos determinados.

  • B.

    uma priorização de aquisições específicas de suporte a atividades de trabalho com tempo e espaço definidos.

  • C.

    uma ordenação específica de atividades de trabalho através do tempo e do espaço.

  • D.

    um projeto de execução de atividades de controle através do tempo na organização.

  • E.

    uma ordenação indexada de atividades de decisão através do tempo na estrutura.

Modelo MVC significa

  • A.

    Modo-View-Construtor.

  • B.

    Modelo-View-Controlador.

  • C.

    Modelo-Versão-Case.

  • D.

    Módulo-Verificador-Controlador.

  • E.

    Medida-Virtual-Concepção.

São heurísticas de usabilidade

  • A.

    Coerência e padrões. Prevenção de erros. Relembrar em vez de Reconhecer. Flexibilidade e eficiência de mapeamento. Ajuda e documentação.

  • B.

    Visibilidade do estado do sistema. Mapeamento entre o sistema e o mundo real. Liberdade e Controle ao Usuário. Prevenção de erros. Reconhecer em vez de relembrar.

  • C.

    Versatilidade do estado do sistema. Previsão de acertos. Reconhecer em vez de relembrar. Design estético e maximalista. Suporte para o usuário reconhecer, diagnosticar e recuperar erros.

  • D.

    Mapeamento entre o sistema e os programas. Liberdade e Controle ao Desenvolvedor. Consistência e padrões. Flexibilidade e eficiência de uso. Ajuda e informação.

  • E.

    Visibilidade da estrutura do sistema. Compromisso entre o sistema e a configuração. Liberdade e Controle ao Usuário. Suporte para o usuário reconhecer, diagnosticar e aplicar erros. Ajuda à implementação.

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