Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Pela Teoria Geral do Estado, é INCORRETO afirmar:
No Estado Unitário, o ente provincial tem, dentre outras, soberania interna e externa, competência legislativa própria, capacidade de auto-organização e subordinação vinculada.
As formas de Estado levam em consideração a composição geral do Estado, a estrutura do poder, sua unidade, distribuição e competências no território do Estado.
O Estado Federal é aquele que se divide em províncias politicamente autônomas, possuindo duas fontes paralelas de Direito Público, uma Nacional e outra Provincial.
Pelo fato de apresentar a centralização política, o Estado Unitário só tem uma fonte de Poder, o que não impede a descentralização administrativa.
Dentre as características do Estado Federal, tem-se a constância dos princípios fundamentais da Federação e da República, sob as garantias da imutabilidade desses princípios, da rigidez Constitucional e do instituto da Intervenção Federal.
Cidadania é, essencialmente, a consciência de direitos e deveres e o exercício da democracia: direitos civis, direitos sociais, direitos políticos. Acerca dos temas cidadania e ética, julgue os itens que se seguem.
A cidadania moderna é construída a partir de processos de acumulação de direitos por parte dos integrantes de uma sociedade, o que leva, em contrapartida, ao aumento das limitações do Estado e à incorporação de camadas cada vez mais amplas da população à condição de cidadãos.
Para Sérgio Buarque de Holanda, o Brasil possui uma série de características em sua formação política que o levaram à sua afirmação célebre: A democracia no Brasil foi sempre um lamentável mal-entendido. Todas as afirmações abaixo estão relacionadas ao pensamento de Sérgio Buarque de Holanda, exceto:
A respeito de planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens que se seguem.
A rotina administrativa caracteriza-se como exemplo típico de planejamento estratégico, necessário para o funcionamento da política pública.
A respeito de planejamento e avaliação de políticas públicas, julgue os itens que se seguem.
Ao utilizar a avaliação de produto ou somativa, o auditor de um programa social está, durante o processo de implementação, provendo os gestores de informações necessárias, a fim de promover mudanças no programa.
Tendo o texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de democratização do Brasil, além das características atuais de sua política externa, julgue os itens seguintes.
Embora indireta, a eleição de Tancredo Neves e José Sarney mobilizou a opinião pública brasileira e, na campanha, não faltaram comícios, cobertura da imprensa e material publicitário.
Julgue os itens a seguir, relativos às características do arranjo corporativista brasileiro.
O padrão corporativista brasileiro caracterizou-se pela exclusão dos trabalhadores das arenas decisórias governamentais, ao mesmo tempo em que os interesses empresariais garantiram sua representação no aparelho estatal.
Qual a diferença entre arena pública e questão pública?
Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas externos de uma organização são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública (publicissue) é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública sob a qual os problemas organizacionais são formulados e amplificados, segundo regras prédefinidas; questão pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica no interior da organização.
Arena pública é o termo adotado para designar espaços de confrontação simbólica onde os problemas públicos são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada à confrontação simbólica, onde os problemas públicos, de natureza organizacional, são formulados e amplificados, segundo regras pré-definidas; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão pública, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento do governo ou seus interesses futuros.
Arena pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão, relacionada às confrontações simbólicas do governo, as quais podem afetar seus interesses atuais ou futuros; questão pública é o termo adotado para designar toda condição ou pressão de natureza pública, externa ou interna à organização, que, se continuada, poderá afetar o funcionamento da organização ou seus interesses futuros.
A Comunicação Pública é identificada a cinco áreas de conhecimento e atividade profissional. Essas áreas são as seguintes:
1a - conhecimentos e técnicas da área de Comunicação Organizacional; 2a - Comunicação Científica; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - Comunicação Organizacional; 2ª - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - Comunicação Rural; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - Comunicação Jurídica; 2a - Comunicação para o Desenvolvimento; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
1a - conhecimentos e técnicas de Comunicação Científica; 2a - Comunicação Política; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Jurídica; 5a - Comunicação Organizacional.
1a - Comunicação para o Desenvolvimento; 2a - Comunicação Popular; 3a - comunicação do Estado e/ou governamental; 4a - Comunicação Política; 5a - estratégias de comunicação da sociedade civil organizada.
Segundo Celina Souza (Intermediação de Interesses Regionais no Brasil: O Impacto do Federalismo e da Descentralização. Dados, vol. 41, n.º 3, Rio de Janeiro, 1998), "Os estados no Brasil sempre tiveram considerável poder político, embora nem sempre correspondentes recursos financeiros. O poder dos estados foi considerado pelas duas experiências ditatoriais do Brasil como entrave aos seus objetivos, já que ambas tentaram quebrar a força política dos mesmos via a centralização de recursos e a proibição de eleições populares para seus governadores. Com a democratização não foi mais possível represar o poder dos governadores, principalmente dos que governam os estados economicamente mais fortes". Com relação ao papel dos governadores na intermediação de interesses regionais, julgue os itens a seguir.
Os governadores atuam por meio de lobbies profissionais nas comissões permanentes do Congresso para influenciar o processo legislativo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...