Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Assistência Social no Brasil, de acordo com a Constituição brasileira de 1988,
tem como objetivo o oferecimento de 3 salários mínimos mensais para aqueles que não podem suprir suas próprias necessidades ou de sua família, como idosos e deficientes.
só ampara aqueles que efetivamente tiverem contribuído.
só ampara aqueles que efetivamente tiverem contribuído por 30 anos.
é prestada a qualquer pessoa, independentemente de qualquer pagamento.
exerce função judiciária.
A elaboração das políticas sociais do regime autoritário fundamentavam-se principalmente na
decisão governamental.
participação da comunidade.
autonomia municipal.
necessidade da população carente.
segurança nacional.
A constituição dos interesses dos sujeitos que atuam no processo de estabelecimento das políticas públicas é explicada pelos principais paradigmas da ciência política contemporânea. Sob o ponto de vista desses paradigmas, julgue os itens seguintes.
Para os institucionalistas ou neo-institucionalistas, orientados pela matriz weberiana, os interesses dependem do grupo fundamental no qual os indivíduos se inserem e a sua realização requer ação política.
No que se refere ao Estado, ao governo e à administração pública, julgue os itens a seguir.
Estado é uma estrutura política e organizacional formada pelos seguintes elementos: o povo, o poder político soberano, um quadro administrativo e um território.
No que se refere ao Estado, ao governo e à administração pública, julgue os itens a seguir.
A principal característica do estado patrimonial é a apropriação privada da coisa pública.
A respeito da administração pública brasileira, julgue os itens que se seguem.
O Estado Federado é formado pela união de uma pluralidade de estados-membros, implicando múltiplos níveis de governo, incluindo instâncias subnacionais e supranacionais.
Três processos de mudança paralelos estão em curso na América Latina: o de democratização, que tem como resultado o fortalecimento de organizações da sociedade civil, a liberalização e privatização, conseqüências da crise fiscal e da reestruturação econômica e, por último, a necessidade de desenvolver novos tipos de serviços para proteger os cidadãos e o meio ambiente. Neste sentido é correto afirmar que:
É preciso aumentar a regulação e a intervenção do Estado na atividade econômica e assumir áreas de investimentos na área de infra-estrutura e saneamento.
O que se requer é um aparelho do Estado mínimo e o equilíbrio fiscal, pois é preciso diminuir o endividamento interno e manter a estabilidade dos preços.
É preciso o estabelecimento de carreiras no setor público, acompanhado de um sistema de acompanhamento e avaliação, implantando uma organização burocrática aperfeiçoada e eficiente.
O que se requer é um aparelho do Estado descentralizado e voltado para o atendimento das demandas da base parlamentar e uma divisão dos cargos e funções que reflita a sua composição política.
O que se requer é um aparelho do Estado que, além de eficiente, esteja orientado por valores da própria sociedade. Ele deve buscar o resultado e para isso deve ser flexível e criativo.
A porção do terreno visualizada em um ambiente gráfico computacional e definida por suas coordenadas projetivas é denominada:
Examine os conceitos que se seguem e identifique a seqüência correta em que estão apresentados:
poder, consenso, cooperação, política, autoridade.
conflito, cooperação, política, autoridade, poder.
competição, consenso, cooperação, poder, autoridade.
competição, consenso, autoridade, poder, política.
conflito, consenso, política, autoridade, poder.
O ideal democrático supõe cidadãos atentos ao processo político, informados dos acontecimentos e dos problemas, capazes de se envolver na discussão das alternativas políticas e, sobretudo, interessados em formas diretas e indiretas de participação. Sobre a participação política, assinale a opção incorreta.
O regime político, as instituições políticas e os padrões de legitimidade das forças de oposição e de situação afetam decisivamente a participação política.
A cultura associativista e o pluralismo são essenciais à participação política porque são fontes de estímulo político e unem os indivíduos e grupos primários às instituições e forças políticas
Quando a atividade política requer ação coletiva, os grandes grupos apresentam uma participação ótima porque, como todos se envolvem, caem os custos de coordenação.
A participação política tende a se reduzir em contextos de oligarquização das instituições democráticas
Os pequenos grupos tendem a exibir participação intensa e a conquistar uma parcela desproporcional de bens públicos nas democracias modernas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...