Lista completa de Questões de Ciência Política da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre a temática Movimentos Sociais e Ações Coletivas é incorreto afirmar.
As principais categorias analíticas desenvolvidas nas concepções clássicas norte-americanas sobre ação coletiva são: sentimento, desajuste, desorganização, marginalidade e integração social. Nesse contexto, a ação coletiva dos movimentos sociais ocorria em função de desajustes na ordem social e política existente.
A Abordagem da Oportunidade Política refere-se ao estudo das relações entre os movimentos sociais e o sistema político-institucional. Os estudos buscavam relacionar o desempenho da ação coletiva ao fechamento e abertura dos sistemas políticos locais, à capacidade de liderança e da tolerância das elites políticas.
Um movimento social é uma ação coletiva cuja orientação comporta entre outros elementos a solidariedade.
O conceito de ação coletiva, no contexto das redes informacional-heterogêneas, se expressa de forma diferente daquela encontrada na sociedade industrial, explicada pelo prisma do paradigma marxista, no qual os confl itos políticos e sociais estavam submersos ao mundo do trabalho e às determinações macros sociais.
A perspectiva teórica dos novos movimentos sociais trata a ação coletiva apenas no nível das determinações macro estrutural e lutas de classes.
Como toda ciência, a Ciência Política possui uma linguagem, o que significa que nela estão presentes certas características gerais. Os enunciados a seguir se referem a essas características.
I. É uma linguagem consciente e crítica porque permite refletir sobre sua instrumentalidade e precisa a linguagem comum;
II. É uma linguagem especializada porque emprega um vocabulário técnico;
III. Como em outras ciências, a Ciência Política utiliza uma linguagem que permite a cumulatividade e a repetibilidade.
Considerando esses enunciados, é possível afirmar que
apenas o I está correto.
apenas o II está correto.
apenas o III está correto.
todos estão corretos.
nenhum está correto.
A expressão accountability é associada geralmente a prestação de contas, no entanto ela pode assumir outros significados, conforme Linda deLeon. Indique qual dos significados abaixo é correto.
No ambiente hierárquico a accountability está relacionada a regras e procedimentos e o trabalho dos supervisores é monitorar os comportamentos dos subordinados, recompensando o certo e corrigindo o que estiver errado.
No pluralismo competitivo a accountability é ampla, contando com a integridade e a probidade do profissional encarregado de fazer o trabalho.
No ambiente anárquico (não hierarquizados), a accountability está relacionada com a inexistência de incentivos para que cada parte se abstenha de prejudicar os demais por medo de retaliação.
Nas comunidades a accountability refere-se às regras formais. É permitido e mesmo esperado que, a fim de ganhar, os participantes do jogo façam tudo, contando que não seja explicitamente proibido.
No ambiente anárquico (não hierarquizados), não há accountability.
No que tange à concepção do Estado em Karl Marx, assinale a opção correta.
O Estado burguês regula as relações de produção, constituindo uma instância de proteção da parte mais débil da relação: os trabalhadores.
O Estado burguês constitui uma estrutura de poder que concentra, resume e põe em movimento a força política da classe dominante.
O Estado burguês constitui um princípio de universalidade e racionalidade.
O Estado burguês constitui uma instância para além dos interesses particulares.
O Estado burguês constitui uma esfera positiva da sociabilidade humana.
O conceito de Estado é central na teoria política. Os enunciados a seguir referem-se à sua formulação. Indique qual a assertiva correta.
O conceito de Estado surge com o de Pólis, na Grécia.
Sua formulação original integra o Direito Romano.
A definição passou a ser utilizada na Revolução Francesa.
A primeira referência ao termo é de Maquiavel.
A origem não pode ser identificada.
A relação entre liberdade e lei foi uma preocupação constante entre os clássicos do pensamento político. Os enunciados a seguir se referem a essa relação.
I. A existência de lei é contraditória com a liberdade porque, como dizia Hobbes, liberdade significa a existência de impedimentos externos.
II. Ao afirmar que somos servos da lei com o fim de poder ser livres, Cícero apontava a impossibilidade da coexistência entre liberdade e lei.
III. Ao dizer que onde não há lei não há liberdade, Locke afirmava que liberdade e lei são indissociáveis nas sociedades políticas.
Quanto a esses enunciados, indique a opção correta.
Apenas o I está correto.
Apenas o II está correto.
Apenas o III está correto.
Todos estão corretos.
Nenhum está correto.
Em se tratando da história da Política Social no Brasil é correto afi rmar que:
esteve relacionada ao welfare state nos mesmos moldes da Inglaterra e França.
incluiu, na década de 30, a atenção e ação voltadas à classe trabalhadora.
não sofreu infl uências do liberalismo e, posteriormente, neoliberalismo.
esteve relacionada com a reestruturação produtiva e outras questões sociais.
não sofreu infl uência das mudanças econômicas.
Analise as afirmativas e escolha a opção correta.
A vigilância socioassistencial não tem relação com a proteção básica e proteção especial.
A vigilância socioassistencial pressupõe a inclusão social pela atenção especial.
A proteção básica refere-se ao fortalecimento das relações familiares no enfrentamento da violação de direitos.
A proteção especial trata do repasse de benefícios a famílias e comunidades em situação de risco com a finalidade de prevenir a vulnerabilidade.
A Lei Orgânica de Assistência Social vai ao encontro da garantia da proteção social básica e especial o que, por sua vez, pode englobar as comunidades tribais.
A Lei Orgânica de Assistência Social:
I. compreende ações integradas e complementares com objetivos definidos para qualificar e incentivar os benefícios assistenciais. II. pressupõe a articulação entre os programas de proteção ao idoso e a integração da pessoa com deficiência com o benefício de prestação continuada. III. institui o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos cuja ação é voltada para as famílias que sofreram violência sexual. IV. prevê ações de enfrentamento da pobreza a fim de melhorar a qualidade de vida de comunidades populares, relacionando-as com a preservação do meio-ambiente e sua organização social. Das afi rmativas propostas, assinale a opção correta.Apenas a afirmativa IV está incorreta.
As afirmativas I, II e IV estão corretas.
As afirmativas I, III e IV estão corretas.
As afirmativas II, III e IV estão corretas.
A afirmativa II e III estão incorretas.
Julgue as proposições a seguir relativas ao Conceito de Política Social e assinale a opção incorreta.
O conceito de política social se defi ne em razão de seus componentes históricos e se refere às formas de proteções sociais desenvolvidas a partir da segunda metade do século XIX.
A política social está referida a um conceito mais amplo de sistema de proteção social, isto é, formas às vezes mais, às vezes menos institucionalizadas que as sociedades constituem para proteger parte ou o conjunto de seus membros. Tais sistemas decorrem de certas vicissitudes da vida natural ou social, tais como a velhice, a doença, o infortúnio ou as privações.
A política social, no mundo contemporâneo tem um núcleo, historicamente constituído, que engloba pelo menos as políticas de emprego e renda, de previdência, de saúde, de educação e de assistência social.
Os critérios para alocar recursos seguem basicamente três modalidades: tradição; mercado; política e supõe que o surgimento de uma está diretamente relacionado com o desaparecimento de outra.
Nas Ciências Sociais, de um modo geral, a política social é entendida como ação governamental com objetivos específicos relacionados com a proteção social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...