Questões de Comércio Internacional

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Pokémon é um desenho animado japonês com traços extremamente simples. Tornou-se muito popular no Japão através da Nintendo, que o lançou como videogame. Depois de alcançar enorme sucesso em seu país, ele foi introduzido nos Estados Unidos, onde também se tornou um sucesso entrando primeiramente na televisão e depois nos videogames. A maneira como ele foi introduzido nos Estados Unidos foi através de:

  • A. licenciamento.
  • B. exportação direta.
  • C. joint venture.
  • D. propriedade e controle.
  • E. propriedade e investimento.

A Toyota é uma empresa transnacional, que utiliza estratégia global e tem uma orientação geocêntrica. Isso quer dizer que a Toyota:

  • A. fabrica as partes do seu carro no Japão e faz a montagem em outros países; seus laboratórios de design estão localizados no Japão; em outras regiões, existem apenas montadoras.
  • B. fabrica motores e câmbios nos países onde existem montadoras e para uso dessas; seus laboratórios de design estão localizados no Japão; existem montadoras e fábrica de motores e câmbios, fora do Japão.
  • C. fabrica motores e câmbios em vários países e transporta esses componentes para montadoras localizadas em cada uma das regiões do mundo; laboratórios de design podem estar em países diferentes e trabalhar no mesmo projeto; o papel de cada subsidiária é contribuir com a empresa no mundo inteiro.
  • D. fabrica motores e câmbios em poucos países e os envia para as suas montadoras em vários países; possui laboratórios de design em poucos países.
  • E. fabrica motores e câmbios em vários países e vende-os em qualquer região; suas filiais não decidem nada sem orientação expressa da matriz; utiliza somente o conhecimento advindo de sua fábrica no Japão.

Ainda existem dificuldades para as micro e pequenas empresas brasileiras participarem ativamente do processo de exportação de mercadorias e serviços. Analise os itens abaixo e defina quais representam dificuldades para as micro e pequenas empresas nacionais no processo de exportação.

I - Limitação da capacidade produtiva para atender o mercado externo.

II - Obtenção de financiamento para exportação.

III - Trâmites burocráticos excessivos.

IV - Taxa de câmbio com moeda estrangeira (dólar e euro) valorizada.

V - Desconhecimento do mercado externo (cultura, canais, direito internacional, transporte, etc). Após análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta.

  • A. Todas as afirmativas estão certas.
  • B. Todas as afirmativas estão erradas.
  • C. Apenas as afirmativas I, II e IV estão certas.
  • D. Apenas as afirmativas I, III e V estão certas.
  • E. Apenas a afirmativa IV está errada.

Quando negociamos com chineses, japoneses e sul coreanos, devemos evitar presenteá-los com relógio e utilizar o número 4. Por que?

  • A. As duas coisas lembram a morte e a doença.
  • B. Porque eles dão azar.
  • C. Porque eles lembram o diabo.
  • D. Porque no idioma deles, referidas palavras são palavrões.
  • E. Porque na etiqueta deles é deselegante dar relógios e o 4 é um número maldito.

Os ingleses são formais, lógicos, educados, utilizam a comunicação verbal indiretamente e demonstram despreparo; podem parecer inflexíveis; são justos e orientados para o mercado interno. Como métodos de persuasão, utilizam-se da lógica, de ameaças, dos compromissos, usando, porém, ainda, a barganha. Você foi escolhido para visitar a Inglaterra e discutir com eles um acordo de cooperação na área de alimentos. Para negociar com eles você:

  • A. jogará duro; usará argumentos esotéricos; utilizará humor; tentará tornar-se íntimo.
  • B. será sincrônico; levará presentes e moedas do seu país; não cumprirá prazos.
  • C. usará argumentos lógicos que não ameacem; demonstrará confiança; buscará um bom acordo para as partes; não invadirá sua privacidade; fará ofertas justas e concessões modestas, discutindo item por item.
  • D. demonstrará que acha o país deles o centro cultural do mundo; falará da Família Real; desenvolverá uma base de relacionamento mais próxima.
  • E. usará sua intuição; discutirá suas necessidades com eles; será inflexível como eles.

Além da APEX-Brasil, que outras iniciativas e/ou instituições ajudam os empresários brasileiros a promoverem seus produtos no exterior?

  • A. BACEN; INPI; SECEX; Consulados Brasileiros; RF; APLs.
  • B. Portal do Exportador; Brazil4Export; DEREX(FIESP); Rede CIN; BrazilTradeNet; Vitrine do Exportador; SECOMS.
  • C. BIRD; DEINTER; Portal do Exportador; Rede CIN.
  • D. CNI; BrazilTradeNet; DECOM; MRE; Associações Comerciais.
  • E. ABRACEX; BID; BIS; Brazil4Export; Portal do Exportador.

As feiras, eventos e exposições são formas de promoção cada vez mais importantes no mix promocional, especialmente para produtos industriais e no mercado internacional. As feiras e exposições internacionais oferecem:

  • A. oportunidades de negócios para identificar e recrutar importadores/exportadores e agentes e fazer contato com órgãos de comércio de governos estrangeiros.
  • B. uma das maneiras mais eficazes e caras de encontrar clientes em potencial de outros países.
  • C. um aumento de percepção e a estima para construir a identificação da marca.
  • D. um sistema que integra elementos do composto de marketing normalmente separados, para vender diretamente, tanto a consumidores como a outras empresas.
  • E. um instrumento de comunicação de marketing internacional e pode ser explicada em termos de diversas forças e vantagens.

Quando nossas embarcações exportam para países do Mercosul, ou nossos portos recebem embarcações desses países, estamos participando de um mercado integrado, que visa uma progressiva eliminação de barreiras ao comércio e unificação de políticas econômicas para esta região geográfica, contígua ou não. Esta forma de integração denomina-se:

  • A. Área de Livre Comércio.
  • B. União Aduaneira.
  • C. Mercado Comum.
  • D. União Econômica ou Monetária.
  • E. Políticas Neoliberais.

Sendo a carta de crédito a modalidade de pagamento mais segura do comércio internacional, ainda assim é necessário se utilizar das cláusulas corretas quando da solicitação do crédito. No caso do importador pertencer a um país com risco eminente de golpe político, moratória, ou outras situações que possam levar o importador ou o banco emissor do crédito a não realizar o pagamento da importação, qual a cláusula que o exportador deveria exigir, obrigatoriamente, no crédito.

  • A. Carta de Crédito Transferível e Revogável.
  • B. Carta de Crédito Revogável e Intransferível.
  • C. Carta de Crédito Irrevogável, Intransferível e confirmado por banco de primeira linha.
  • D. Carta de Crédito Rotativa.
  • E. Carta de Crédito de Viajante.

Qual a forma de atuação que amplia a capacidade da empresa na sua articulação com o ambiente externo, potencializando parcerias e diminuindo o seu isolamento?

  • A. Monopolismo.
  • B. Oligopolismo.
  • C. Associativismo.
  • D. Livre Concorrência.
  • E. Individualismo.
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