Questões de Comércio Internacional

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O BIRD - Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento também é conhecido como:

  • A. Banco Mundial.
  • B. CFI.
  • C. BAD/FAD.
  • D. FIDA.
  • E. BID.

Uma área de Inteligência Comercial deve estar preparada para selecionar, priorizar e interpretar os dados disponíveis. Na área de comércio exterior, duas principais fontes de informação são: as consultorias internacionais e as informações e experiências trazidas por funcionários da própria organização ou pessoas de contato. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. Mediante o uso de consultorias internacionais permite-se obter informações detalhadas nos mercados estudados e identificar os nichos a serem explorados.
  • B. As consultorias internacionais, em geral, trabalham, com informações panorâmicas e macroeconômicas, permitindo somente fazer análises iniciais de um potencial país importador.
  • C. É proibido, pela convenção do comércio mundial, às consultorias internacionais indicarem eventuais interlocutores no potencial país importador. Eles devem restringir-se às informações estatísticas e culturais sobre as nações.
  • D. As informações de campo não devem ser usadas numa área de Inteligência Comercial, porque estão sempre sujeitas a opiniões pessoais e concepções sócio-culturais prévias.
  • E. As informações de campo devem sempre ser confrontadas com as informações estatísticas para que possam ser utilizadas.

O ingresso no mercado exterior pressupõe o prévio conhecimento das condições que serão enfrentadas. Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  • A. A Inteligência Comercial deve ser um departamento para análise de dados estatísticos.
  • B. Para um departamento de Inteligência Comercial focado, deve-se descartar a busca de informação dos concorrentes, concentrando-se em sua própria linha de negócios.
  • C. Quando da montagem de uma estratégia de abordagem comercial no exterior, todos os aspectos culturais, geográficos, climáticos, sociais, políticos e demográficos devem ser levados em conta.
  • D. A concorrência só deve ser analisada após o início das operações comerciais com aquele país, visando à economia de custos.
  • E. Atualmente, não é possível haver Inteligência Comercial sem a instalação de um parque tecnológico avançado, seja ele da própria empresa ou compartilhado pelo cluster.

A fim de aprofundar seu processo de internacionalização, a empresa deve decidir como se posicionará nos mercados externos em relação aos seus potenciais clientes e quanto às ofertas competitivas concorrentes. Isto significa que:

  • A. a organização deverá escolher o tipo de vantagem que oferece seu produto para a satisfação das necessidades de um grupo escolhido de clientes.
  • B. a decisão sobre o posicionamento da empresa é irrelevante, pois uma obtenção de alta performance financeira só acontece mediante ganhos de escala.
  • C. valor para os compradores relaciona-se exclusivamente com os preços praticados e dos custos advindos do processo de importação.
  • D. mesmo havendo divergência de pontos de vista, a empresa deverá permanecer com a sua oferta inicial com o objetivo de atingir, efetivamente, às necessidades dos clientes escolhidos.
  • E. os fatores internos são os únicos que podem influir sobre a decisão de posicionamento nos mercados internacionais, uma vez que eles estão ligados às características do produto.

O franqueamento (franchising) é uma forma de licenciamento que está crescendo rapidamente no mercado internacional. O franqueador fornece um pacote-padrão de produtos, sistemas e gerenciamento de serviços, e o franqueado fornece conhecimento de mercado, capital e envolvimento pessoal no gerenciamento. Assinale a alternativa que representa as principais motivações em torno deste arranjo organizacional.

  • A. A possibilidade de aquisições futuras e a disseminação cultural dos produtos.
  • B. Tornar-se centro distribuidor de mercadorias e lançar serviços inovadores.
  • C. A capacidade de assimilação de nova cultura e a expansão acelerada de pontos de distribuição.
  • D. A rapidez de acesso aos mercados e o baixo volume de capital exigido.
  • E. O rápido avanço tecnológico e controle rígido das finanças.

Para que se faça um estudo mais aprofundado das dimensões, necessidades e capacidade de compra de um determinado mercado, com vistas à realização de uma eventual missão comercial internacional, é necessário(a):

  • A. a contratação de consultorias internacionais especializadas em comércio exterior que fazem visitas prévias ao país em prospecção e montagem de exposição para "degustação".
  • B. a busca de informações via Internet com todos os dados do país disponíveis na web.
  • C. a visita à embaixada ou consulado daquele país, visando obter visto para visita comercial de prospecção de exportações.
  • D. a consulta a bancos de dados internacionais e cruzamento de informações sobre demografia, potencial de consumo, pauta de importações, principais fornecedores, concorrentes nativos, barreiras tarifárias e não-tarifárias.
  • E. que se faça primeiramente uma visita de prospecção para se obter dados primários a respeito do potencial de consumo daquele país.

Os mecanismos utilizados na análise do comportamento do consumidor no âmbito internacional são os mesmos empregados nas pesquisas do mercado doméstico, sendo que a diferença encontrada entre esses dois segmentos reside no maior número de variáveis a serem consideradas no caso dos mercados internacionais. Inúmeras são as fontes de consulta existentes, em especial no exterior. O ITC, International Trade Center, Unctad/WTO, é uma das fontes de consulta utilizadas. O que é o ITC?

  • A. Banco de informações sobre projetos e concorrências internacionais promovidas por todas as ramificações do Banco Mundial.
  • B. Órgão das Nações Unidas, centro da "inteligência" mundial na área a que se dedica, possuindo os mais variados tipos de informação sobre produtos e a relação de comércio entre quase todos os países do mundo.
  • C. É organismo internacional ligado à OMC (Organização Mundial do Comércio), que congrega as associações de marketing nacionais e dos dois principais blocos econômicos: ALCA e União Européia.
  • D. Instituição criada após os atentados de 11 de setembro em Nova Iorque, em substituição ao World Trade Center (destruído após o acidente aéreo).
  • E. Banco de informações sobre comércio mundial, de jurisdição da AMCC (American Chamber of Commerce), contendo detalhes das operações de importação e exportação dos Estados Unidos (maior nação em volume de comércio exterior).

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Esse instrumento se constitui por meio de:

  • A. programas e projetos de cooperação técnica entre os países parceiros e organismos internacionais que transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos.programas e projetos de cooperação técnica entre os países parceiros e organismos internacionais que transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos.
  • B. ONG´s especializadas em geração de ativos ecológicos, a partir de experiências oceanográficas e florestais.
  • C. programas e projetos de cooperação comercial entre os países do MERCOSUL, que transferem entre si impressões culturais e folclóricas, visando a criação de uma população com características mais hegemônicas.
  • D. serviços prestados e intercâmbio tecnológico em joint ventures e licenciamento de produtos e serviços.
  • E. suporte técnico-comercial adequado às necessidades nacionais e rodadas de negociação em organismos internacionais de arbitragem, visando ao equilíbrio da balança comercial do País.

O Ministério das Relações Exteriores criou um sistema que objetiva estimular a atração de investimentos estrangeiros diretos para o Brasil, bem como o estabelecimento de parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras que possibilitem transferência de tecnologia de ponta para o País. Este sistema chama-se:

  • A. Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia para Empresas.
  • B. Sistema de Propriedade Industrial e Tecnológica.
  • C. Sistema de Investimentos Estrangeiros no Brasil.
  • D. Sistema de Proteção à Indústria.
  • E. Sistema Nacional de Propriedade Tecnológica.

A cooperação técnica internacional constitui um importante instrumento de promoção das relações externas do Brasil e de apoio ao seu desenvolvimento. Por meio dos programas e projetos de cooperação técnica os países parceiros e organismos internacionais transferem para o Brasil, em caráter não comercial, experiências e conhecimentos técnicos. Assinale a alternativa que representa mecanismo dos projetos de cooperação visando o atingimento de seus objetivos.

  • A. A eventual complementação da infra-estrutura da instituição executora, necessária para realizar os trabalhos previstos.
  • B. Repasses de empréstimos financeiros por meio de organismos internacionais e posterior controle das contas nacionais, a semelhança do Fundo Monetário Internacional.
  • C. Aquisição de patentes e direitos de propriedade de bens ecológicos e sistemas de informação, com o objetivo de proteger o seu uso mediante a difusão do conhecimento no exterior.
  • D. Proteção do patrimônio ambiental e ecológico mediante processos de internacionalização da gestão e controle dos recursos minerais.
  • E. Arrendamento de terras produtoras de bens agrícolas transgênicos, com objetivo de compartilhar tecnologias e partilhar o lucro gerado.
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