Lista completa de Questões de Comércio Internacional para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O incentivo à exportação que compreende a suspensão ou isenção dos tributos incidentes na importação de mercadoria utilizada na industrialização de produto exportado ou a exportar, é denominado:
direito antidumping.
direito compensatório.
salvaguarda.
drawback.
dumping.
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. Uma União Aduaneira é a etapa ou tipo de integração em que são eliminadas todas as barreiras tarifárias e não-tarifárias que incidem sobre o comércio dos países membros de um grupo. O compromisso restringe-se a garantir o livre fluxo de mercadorias, e também de serviços, entre os membros do bloco. Os países eliminam tarifas de importação para os produtos comprados dos parceiros, mas cada um mantém a liberdade para cobrar as tarifas que quiser de outros países com quem comercia.
II. O Mercosul não dispõe de personalidade jurídica de direito internacional.
III. No Mercado Comum, além da Tarifa Externa Comum (TEC) e do livre comércio de bens, existe a livre circulação de fatores de produção (capital e trabalho). No Mercado Comum pressupõe-se a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais (definição de metas comuns em matéria de juros, fiscal, cambial, por exemplo).
IV. Os países associados ao Mercosul têm de manter relações comerciais livres com os demais países do bloco e têm direito a voto nas questões econômicas, políticas e instituições.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa II está errada.
Apenas a afirmativa III está certa.
Apenas a afirmativa IV está certa.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Compete à Subsecretaria-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior assessorar o Secretário-Geral das Relações Exteriores no trato das questões relacionadas com cooperação técnica, (com) apoio às comunidades brasileiras no exterior, (com) promoção comercial e (com a) política cultural. Não compete ao Subsecretário-Geral de Cooperação e Comunidades Brasileiras no Exterior:
executar, no plano externo, a política de comércio exterior.
coordenar a elaboração de políticas públicas relacionadas com as comunidades brasileiras no exterior.
implementar ações de promoção comercial dos bens e serviços brasileiros
representar o Ministro de Estado no Conselho Nacional do Comércio Exterior.
coordenar a elaboração de políticas de difusão da cultura brasileira e da língua portuguesa e a divulgação da realidade brasileira no exterior.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
A BrazilTradeNet é parte integrante do Sistema Brasileiro de Promoção Comercial do Ministério das Relações Exteriores, formado pelo Departamento de Promoção Comercial (DPR) e pelos Setores de Promoção Comercial (Secoms). Não é um dos objetivos da BrazilTradeNet:
facilitar e incrementar as exportações brasileiras, por meio da utilização de tecnologia de ponta e da rede de Setores de Promoção Comercial (Secoms).
oferecer informações estratégicas para fechamento de negócios entre empresas brasileiras e estrangeiras.
definir as diretrizes e procedimentos relativos à implementação da política de comércio exterior visando à inserção competitiva do Brasil na economia internacional.
ampliar investimentos de empresas estrangeiras no Brasil.
divulgar a imagem do Brasil e a qualidade de seus produtos.
Assinale qual das alternativas abaixo constitui uma crítica às políticas de promoção às exportações com foco nas empresas não-exportadoras.
As empresas não-exportadoras não são suficientemente diversificadas.
O ingresso na atividade exportadora resulta de um processo típico de auto-seleção, em que as firmas mais eficientes e produtivas se auto-selecionam para o atendimento ao mercado externo.
Empresas não-exportadoras buscam ser seguidoras de mercado ou investir em determinados nichos de produção.
O mercado exportador é considerado um mercado contestável.
Em geral, empresas não-exportadoras constituem cartéis.
Comércio Internacional - Práticas desleais de comércio e defesa comercial - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Assinale qual das alternativas a seguir constitui um mecanismo de defesa comercial.
Prática de dumping.
Salvaguarda.
Kanban.
Benchmarking.
Certificação pelas normas ISO 9000.
Comércio Internacional - Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Analise as afirmativas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O Registro de Exportação Simplificado (RES) no Siscomex é aplicável a operações de exportação, com cobertura cambial e para embarque imediato para o exterior, até o limite de U$ 20.000,00 (vinte mil dólares dos Estados Unidos), ou o equivalente em outras moedas.
II. O Registro de Exportação (RE) no Siscomex é o conjunto de informações de natureza comercial, financeira, cambial e fiscal que caracterizam a operação de exportação de uma mercadoria e definem o seu enquadramento.
III. As exportações serão, obrigatoriamente, realizadas à vista, em moeda conversível exceto quando destinadas a países da Aladi, quando será admitido o prazo máximo de até 90 dias.
IV. Podem ser admitidas exportações sem cobertura cambial, devendo o pagamento de serviços, quando couber, ser processado por intermédio de transferências financeiras.
Todas as afirmativas estão certas.
Apenas a afirmativa III está certa.
Apenas as afirmativas II e IV estão certas.
Apenas as afirmativas III e IV estão certas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
O Governo Federal investiu R$ 100 milhões de reais em 2004 e deve aplicar ainda mais nos próximos 2 anos para se adaptar às novas formas internacionais de segurança marítima. Situação bem diferente daquela vivenciada em 1982, quando muitos países em desenvolvimento se viram com problemas com a dívida externa, levando à insolvência polonesa e argentina e à moratória mexicana, no chamado �setembro negro� (1982), o que provocou o rompimento completo do fluxo de recursos voluntários aos países em desenvolvimento, inclusive o Brasil. No Brasil, esse processo levou a um ajustamento externo, de busca de superávits e aprofundou-se a partir de fins de 82, sob a tutela do FMI, órgão que visava fundamentalmente garantir o pagamento da dívida externa. A política adotada baseava-se:
I - na contenção da demanda agregada, por meio da redução do déficit público, com redução dos gastos públicos, principalmente investimentos; aumento da taxa de juros interna e restrição do crédito; redução do salário real, mediante critérios de subindexação dos salários contidos na política salarial, e do desemprego gerado pelo quadro recessivo.
II - em tornar a estrutura de preços relativos favorável ao setor externo. Nesse sentido, observaram-se: intensa desvalorização real do cruzeiro, levando à elevação na relação câmbio/salário.
III - elevação do preço dos derivados de petróleo; estímulo à competitividade da indústria brasileira, por meio da contenção de alguns preços públicos e de subsídios e incentivos à exportação.
Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta.
Todas as afirmativas estão certas.
Todas as afirmativas estão erradas.
Apenas as afirmativas I e II estão certas.
Apenas as afirmativas I e III estão certas.
Apenas as afirmativas II e III estão certas.
Sobre as fontes de informações globais de mercado, assinale a alternativa correta.
A maioria dos dados vem de executivos sediados no estrangeiro, em subsidiárias, coligadas e filiais da empresa. A vantagem é que eles conhecem o mercado onde estão e a empresa para qual trabalham.
A maioria dos dados é coletada nos próprios arquivos da empresa e nos jornais locais.
Alguns dados são comprados de empresas especializadas em realizar pesquisas internacionais em vários países por preços exorbitantes e seu custo x benefício é questionável.
Algumas empresas acham que não é necessário ter fontes de informação internacional, pois o mercado não tem um padrão de comportamento linear.
Essas informações podem ser irrelevantes na medida em que a maioria dos executivos de marketing não as usam regularmente.
Quando uma empresa decide entrar no mercado global, os seus executivos são obrigados a tomar uma série de decisões importantes. Assinale a alternativa que define a melhor ordem lógica dos itens de decisões a serem tomados.
1º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 2º: Quais as metas de mercados-alvos?; 3º: Qual o modo de entrada?; 4º: Qual o tempo de entrada?; 5º: Elaborar um plano de composto de marketing.; e 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.
1º: Quais as metas de mercados-alvos?; 2º: Qual o modo de entrada?; 3º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 4º: Qual o tempo de entrada?; 5º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado?; 6º: Elaborar um plano de composto de marketing.
1º: Elaborar um plano de composto de marketing.; 2º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 3º: Qual o tempo de entrada?; 4º: Qual o modo de entrada?; 5º: Quais as metas de mercados-alvos?; 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.
1º: Qual o tempo de entrada?; 2º: Elaborar um plano de composto de marketing.; 3º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 4º: Quais as metas de mercados-alvos?; 5º: Qual o modo de entrada?; 6º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.
1º: Qual o modo de entrada?; 2º: Quais as metas de mercados-alvos?; 3º: Qual o tempo de entrada?; 4º: Qual será o produto/mercado-alvo?; 5º: Elaborar um sistema de controle para monitorar o desempenho do mercado penetrado.; 6º: Elaborar um plano de mercado de marketing.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...