Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre as medidas compreendidas pelo acordo do Mercado Comum do Sul (Mercosul), NÃO se inclui o(a)
adoção de uma moeda comum pelos países membros.
eliminação de direitos aduaneiros e restrições não tarifárias à circulação de mercadorias e outras medidas que se fizerem necessárias, de modo a permitir a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países participantes.
estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros países ou grupos de países.
coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os países participantes.
De acordo com a Estratégia Brasileira de Exportações 2008-2010, cada macro-objetivo prevê uma série de ações coordenadas. No que se refere a essas ações, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.
I – Aumento da competitividade da base exportadora brasileira.
II – Agregação de valor às exportações.
III – Aumento da base exportadora.
IV – Ampliação do acesso a mercados.
V – Incremento da exportação de serviços.
( ) Aprimorar os sistemas de informação e de gestão sobre o comércio de serviços, capacitar prestadores de serviços para o comércio exterior e promover exportações de serviços.
( ) Ampliar a rede de acordos internacionais, reforçar os instrumentos de inteligência e promoção comercial, superar barreiras não tarifárias às exportações brasileiras e incentivar a internacionalização das empresas brasileiras.
( ) Promover a capacitação e o acesso à informação e conceder apoio financeiro para exportações das pequenas empresas.
( ) Incentivar a inovação nas empresas e fomentar a eficiência das cadeias produtivas.
( ) Facilitar o acesso ao crédito, desburocratizar e facilitar o comércio exterior, bem como melhorar a infraestrutura de transportes.
A sequência correta é:
II, III, I, V, IV.
I, III, V, II, IV.
II, IV, III, I, V.
V, IV, III, II, I.
Júlio participará de uma feira internacional de artesanato na Inglaterra. Para isso, procurou a Secex para saber a melhor maneira de enviar seus produtos para essa terra.
Considerando que Júlio tem uma microempresa, o regime aduaneiro especial indicado para esse caso é:
drawback.
entreposto aduaneiro.
exportação temporária.
loja franca.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) considera exportação financiada a operação cujo prazo de pagamento, em regra, é maior do que
120 dias.
180 dias.
240 dias.
360 dias.
Considere a seguinte situação hipotética.
Dois países finalizaram as tratativas referentes ao acordo que prevê a eliminação progressiva e recíproca dos gravames e de outros obstáculos incidentes sobre os produtos negociados entre eles. Ficou acordado que, afora as mudanças necessárias em suas respectivas políticas comerciais para a plena consecução daquele objetivo, cada país definirá livremente o tratamento tarifário e o tarifário a ser aplicado às importações provenientes de terceiros países.
Considerando essa situação do ponto de vista da integração econômica, é correto afirmar que a fase a que se refere o acordo realizado entre os dois países é o(a)
Mercado Comum.
União Aduaneira.
União Econômica.
Zona de Livre Comércio.
Assinale a opção que apresenta as modalidades de licenciamento compreendidas no sistema administrativo das importações brasileiras.
Dispensadas de Licenciamento, Licenciamento Automático e Licenciamento Não Automático.
Dispensadas de Licenciamento, Licenciamento Consignado e Licenciamento Inconsignado.
Licenciamento Automático, Licenciamento Restrito e Licenciamento Irrestrito.
Licenciamento Não Automático, Licenciamento Absoluto e Licenciamento Relativo.
Em relação às operações de comércio exterior, julgue os itens que se seguem.
O fornecimento de mercadorias destinadas ao uso e consumo a bordo de embarcações ou aeronaves de tráfego internacional não constitui operação de exportação para efeitos fiscais.
Dentre os diferentes modelos de integração regional, destaca-se a seguinte característica:
as Áreas de Livre Comércio (ALC) envolvem a liberalização de comércio para a maior parte (ou a totalidade) dos produtos, através da cobrança de uma tarifa externa comum, envolvendo a necessidade de um alinhamento de políticas cambial, fiscal e monetária;
a União Aduaneira (UA) envolve a plena mobilidade interna de capital e mão-de-obra, tornando necessário o alinhamento das políticas cambial, monetária, fiscal, trabalhista e previdenciária, assim como instituições comuns;
União Monetária pode ser caracterizada como um Mercado Comum com moeda única, porém sem a presença da plena mobilidade interna de capital e mãode- obra;
como resultado da integração regional tendem a ser criados desvios de comércio, uma vez que os fluxos comerciais tendem a ser transferidos para países dentro do acordo ao custo do comércio com países fora do acordo;
o MERCOSUL pode ser caracterizado como um Mercado Comum plenamente consolidado, dada a existência de uma Tarifa Externa Comum, o alinhamento de políticas externas e a isenção de tributos no comércio intraregional para a maior parte dos produtos.
A codificação de materiais UNSPSC (United Nations Standard Products and Services Code) tem estrutura de codificação de materiais
em padrão aberto, hierarquizado e reconhecido mundialmente, classificando os materiais em segmento, família, classe, componente (commodity), tendo cada hierarquia dois dígitos.
em padrão classificatório semelhante ao do código de barras European Article Number (EAN), utilizando três dígitos para cada hierarquia.
em padrão que classifica hierarquicamente os materiais de acordo com a divisão, o departamento e o código de despesa utilizado na empresa, em que cada hierarquia tem três dígitos.
hierarquizada, customizada e com número de dígitos de cada hierarquia definidos pela empresa de acordo com seus próprios interesses e necessidades.
hierarquizada em um padrão proprietário de uma instituição internacional de certificação, adequado ao uso da tecnologia Radio-frequency identification (RFID).
A participação no comércio internacional é importante dimensão das estratégias de desenvolvimento econômico dos países, sendo perseguida a partir de ênfases diferenciadas quanto ao grau de exposição dos mercados domésticos à competição internacional. Com base nessa assertiva e considerando as diferentes orientações que podem assumir as políticas comerciais, assinale a opção correta.
As políticas comerciais inspiradas pelo neo-mercantilismo privilegiam a obtenção de superávits comerciais notadamente pela via da diversifi cação dos mercados de exportação para produtos de maior valor agregado.
Países que adotam políticas comerciais de orientação liberal são contrários aos esquemas preferenciais, como o Sistema Geral de Preferências, e aos acordos regionais e sub-regionais de integração comercial celebrados no marco da Organização Mundial do Comércio por conterem, tais esquemas e acordos, componentes protecionistas.
A política de substituição de importações valeu-se preponderantemente de instrumentos de incentivos à produção e às exportações, tendo o protecionismo tarifário importância secundária em sua implementação.
A ênfase ao estímulo à produção e à competitividade de bens de alto valor agregado e de maior potencial de irradiação econômica e tecnológica a serem destinados fundamentalmente para os mercados de exportação caracteriza as políticas comerciais estratégicas.
As economias orientadas para as exportações, como as dos países do Sudeste Asiático, praticam políticas comerciais liberais em que são combatidos os incentivos e quaisquer formas de proteção setorial, privilegiando antes a criação de um ambiente econômico favorável à plena competição comercial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...