Questões de Comunicação Social

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No Brasil, o jornalista que assume a função de assessoria de imprensa:

  • A. é desligado do quadro de associados do seu respectivo sindicato, porque deixa de ser considerado jornalista.
  • B. precisa enviar relatório mensal de suas atividades ao Ministério do Trabalho, mediante o qual é controlado o desvio ou não de função.
  • C. não se submete ao Código de Ética do Jornalista, pois deixa de ser considerado jornalista.
  • D. precisa devolver sua carteira profissional de jornalista ao Ministério do Trabalho, porque a função de assessor de imprensa ainda não consta da legislação que regulamenta a profissão
  • E. não precisa devolver a sua carteira profissional à entidade sindical porque não deixa de ser considerado jornalista, em função jornalística, não havendo qualquer impedimento legal, institucional ou do Código de Ética do Jornalista quanto a isso, embora o assunto seja polêmico na academia e em setores da categoria profissional.

Considere os títulos a seguir apresentados e escolha o que é inadequado.

  • A. Papa pede pela paz
  • B. Cardeal cai no conto do vigário
  • C. Serpentes escapam do Instituto Butantã
  • D. Imposto da gasolina sobe hoje
  • E. Governador cancela entrevista

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.

Um ponto comum entre as tendências atuais e as anteriores refere-se aos efeitos da comunicação caracterizados pela pesquisa, ainda concernentes aos valores, atitudes e comportamentos dos receptores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cancele o que você considera inadequado na redação desta notícia:

1. Repetindo

2. outra vez

3. o seu

4. êxito

5. anterior

6. o digníssimo

7. violinista

8. Pedro da Silva

9. apresentou-se 10. ontem

11. no Clube de Cultura,

12. na acolhedora

13. cidade

14. de Petrópolis,

15. sendo

16. vivamente

17. aplaudido

18. pela brilhante

19. interpretação

20. de sua

21. notável

22. execução.

Os itens corretamente cancelados estão na alternativa

 

  • A. 2-4-12-14-16-21
  • B. 5-18-21
  • C. 14-16-21
  • D. 5-6-18
  • E. 2-5-6-12-13-16-18-21

Considerando a teoria da comunicação e a história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens que se seguem.

A denominada Era da Comunicação de Massa deu-se com o aparecimento, no século XX, do telefone, do cinema, do rádio e da televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Emenda Constitucional Nº36/2002, permite a participação do capital estrangeiro nas empresas de comunicação do Brasil, sob as seguintes condições:

  • A. até 70% do capital total e do capital votante poderá pertencer, direta ou indiretamente, a estrangeiros, aos quais é permitida a gestão das atividades e a decisão sobre os conteúdos e critérios editoriais.
  • B. pelo menos 30% do capital total e do capital votante deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão os conteúdos e critérios editorias.
  • C. pelo menos 70% do capital total e do capital votante deverá pertencer, direta ou indiretamente, a brasileiros natos ou naturalizados há mais de dez anos, que exercerão obrigatoriamente a gestão das atividades e estabelecerão os conteúdos e critérios editorias.
  • D. permite que até 70% do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas brasileiras pertença a estrangeiros, mas veda a sua participação na gestão das atividades e na definição dos conteúdos e critérios editoriais.
  • E. permite que 30% do capital total e do capital votante das empresas jornalísticas brasileiras pertença a estrangeiros, sem qualquer restrição a sua participação na gestão das atividades e na definição de conteúdos e critérios editoriais.

Considerando a teoria da comunicação e a história dos meios de comunicação no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O advento de um mercado nacional de bens simbólicos no Brasil beneficiou enormemente setores da produção cultural como as indústrias editorial e fonográfica.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à construção de uma identidade visual podemos afirmar que, EXCETO:

  • A. Os elementos de identidade mais importantes na elaboração de um programa de identidade visual são a marca- -símbolo, as cores institucionais e o alfabeto.
  • B. A identidade visual deve ser tratada como a personalização da imagem e nunca como ferramenta de um processo mercadológico
  • C. Toda ação que envolva a imagem corporativa deve ser coordenada por um manual de usos da identidade visual.
  • D. A identidade visual é um processo de comunicação interdependente em todas as suas etapas.
  • E. A falta de planejamento na construção da identidade visual despersonaliza a corporação, impossibilitando a transmissão de conceitos importantes junto ao seu público

Cada vez mais, observa-se uma valorização da chamada reportagem investigativa. Esse gênero de texto deve considerar para publicação:

  • A.

    denúncias que chegam à redação com acusações a pessoas ou empresas.

  • B.

    pautas geradas em investigações parlamentares ou policiais.

  • C.

    trabalho exaustivo de levantamento e conferência de informações.

  • D.

    casos de empresas públicas que causam escândalo à ordem social e política.

  • E.

    defesa de interesses legítimos da classe ou grupos sociais minoritários.

O gênero jornalístico que se caracteriza por uma notícia que vai além do seu caráter factual e imediato chama-se:

  • A.

    suíte.

  • B.

    resenha.

  • C.

    crônica.

  • D.

    feature.

  • E.

    artigo.

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