Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.

No jornalismo impresso, clichê é o nome que se dá às expressões muito usadas, lugares comuns que acabam sendo usados mecanicamente, sem qualquer originalidade. Tais expressões dão uma conotação de texto pobre, sem originalidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

"As reuniões são fundamentais no mundo dos negócios" (Hindle 1998). Exige-se do profissional secretário a preparação de reuniões formais e informais. Correlacione os tipos de reuniões formais com suas respectivas definições.

1) Conferência

2) Reunião de Conselho

3) Subcomissão especial

4) Assembléia Pública

( ) Criada pelo Conselho Diretor para cuidar de assuntos específicos que requeriam o conhecimento de especialista.

( ) Reunião em que são feitas várias palestras sobre o mesmo tema. Podem ser abertas ao público ou restritas aos funcionários de uma companhia.

( ) Reunião aberta a qualquer cidadão. Pode ser usada por governos locais, grupos privados, que desejam consultar o público sobre vários sistemas, ou por empresas que queiram discutir planos de expansão.

( ) Acontece em intervalos regulares para discutir os negócios da empresa; é conduzida pelo presidente que pode ser eleito de acordo com as regras da empresa.

A seqüência correta é:

  • A. 1, 2, 3, 4
  • B. 1, 3, 2, 4
  • C. 3, 1, 4, 2
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 3, 2, 1

Projeto gráfico é o planejamento das características gráfico-visuais de uma peça gráfica (seja uma publicação, um fôlder ou um cartaz) que envolve o detalhamento de especificações para a produção, como formato, papel, processos de composição, impressão e acabamento. Acerca desse conceito, julgue o item abaixo.

Uma proposta de embalagem pode ser entendida como um projeto que identifica um produto e pode se mostrar uma tarefa tão complexa quanto a definição de identidade da empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.

Os editores lançam mão do recurso de produzir suplementos para abrir espaço para novos anunciantes do jornal. Em função do comercial, são criadas mais páginas e novas editorias.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.

Nas sociedades contemporâneas, a opinião pública pode ainda ser revelada por meio de pesquisas de opinião rigorosas e confiáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os vários conceitos atribuídos à comunicação como processo social básico, segundo José Marques de Melo, dependem fundamentalmente de como cada disciplina do conhecimento percebe e aborda a realidade humana. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

O conceito antropológico enfoca a comunicação como meio de formação de cultura. Comunicar, aqui, significa produzir formas e conteúdos de significação comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.

O uso do release pelas assessorias de imprensa e comunicação transformou esse instrumento em uma das principais fontes de informação e notícia das redações jornalísticas. O release, em sua versão impressa, deve estar contido em uma lauda A4, ter um tamanho padrão de 30 linhas e conter todas as indicações de como obter informações adicionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os executivos necessitam viajar e os secretários desempenham função de assessoria nesses momentos. Nessas situações, o secretário deve:

1) informar-se com o executivo sobre a data da viagem, o número de pessoas que viajarão, datas dos compromissos assumidos, nomes de pessoas que serão contatadas, horário de viagem e tipo de transporte.

2) verificar quais os documentos que devem ser levados, inclusive documentos pessoais, itinerário de viagem com horários, locais de saída e chegada e o número de telefones das pessoas envolvidas.

3) em caso de mudança de planos, cancelar com a companhia ou o agente de viagens a reserva e/ou bilhete.

4) fazer a reserva nos hotéis e, quando solicitado pelo chefe, providenciar locação de automóvel e reservas em passeios turísticos.

São corretas:

  • A. 1, 2 e 3 apenas
  • B. 2, 3, 4 apenas
  • C. 1, 2, 3 e 4
  • D. 3 e 4 apenas
  • E. 1, 2 e 4 apenas.

Julgue os itens seguintes.

Poucas matérias jornalísticas originam-se integralmente da observação direta. A maioria contém informações coletadas em instituições ou de personagens que testemunham ou participam de eventos do interesse público. Portanto, os dados têm como origem o que é chamado de fontes.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.

Nas sociedades contemporâneas, o desaparecimento da opinião pública deve-se também ao aumento do tamanho, e da complexidade, do espaço público.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...