Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os itens subseqüentes.
Matéria é tudo o que a redação produz para o jornal. No jornalismo, é usada genericamente para indicar o trabalho produzido pelos profissionais. Matéria fria designa toda a produção do departamento comercial; já matéria quente é toda a produção jornalística paga.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor Lei n.º 5.250, de 1967 , o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.
O conceito de opinião pública subjacente ao argumento exposto no texto é aquele referente ao conjunto das opiniões dos participantes de um público.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os vários conceitos atribuídos à comunicação como processo social básico, segundo José Marques de Melo, dependem fundamentalmente de como cada disciplina do conhecimento percebe e aborda a realidade humana. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
O conceito biológico entende a comunicação como necessária à sobrevivência e perpetuação da espécie. Nesse caso, comunicar significa decidir conjuntamente a melhor estratégia de sobrevivência.
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
A edição de um jornal pode lançar mão de recursos como o broche, que é uma foto ou ilustração aplicada sobre outra maior, em um local em que a última tem pouca informação visual. O broche funciona como informação complementar, mas é um recurso de destaque que deve ser usado com parcimônia.
''Saber utilizar o aparelho telefônico é uma habilidade indispensável à secretária. Se você souber usá-lo com eficiência, além de economizar dinheiro com ligações inúteis, inconvenientes e demoradas, transmitirá uma imagem positiva da empresa '' (Teixeira 1995). Com relação ao uso do telefone, é correto afirmar que:
com o advento do telemarketing, as possibilidades de uso do telefone se multiplicaram.
a apresentação de produtos, cobranças e até pesquisas realizadas por telefone aumentaram os custos e o tempo de trabalho.
ao atender o telefone na empresa em que trabalha, basta a secretária dizer 'Alô'.
por medida de segurança, o secretário não deve informar seu nome e o setor de trabalho, antes de certificar-se quem está telefonando.
o interlocutor pode esperar, desde que não mais que quinze minutos.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma organização de pesquisa científica publicará uma revista bimestral impressa com informações sobre suas atividades. O setor de comunicação institucional definirá e desenvolverá a revista. Ela será impressa pelo processo offset, terá 180 páginas em cores, com inserções de gráficos e fotografias.
Com relação à situação hipotética descrita acima e aspectos correlatos, julgue os itens a seguir.
Como essa publicação será impressa pelo processo offset, será possível aplicar o título em relevo na capa, agregando um aspecto mais refinado ao trabalho.
No que se refere ao conhecimento de técnicas e conceitos do jornalismo, julgue os itens a seguir.
A técnica de paginação prevê o uso de recursos estéticos. Entre os mais usados, estão as vinhetas, as tarjas e o sangrado, que vem a ser a composição feita com letra inclinada, intermédia entre o tipo redondo e o manuscrito.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com base no texto acima, relativo às causas do desaparecimento da opinião pública, julgue os itens subseqüentes.
Nas sociedades contemporâneas, a opinião pública foi deslocada dos seus espaços tradicionais para as esferas eminentemente privadas das trocas interpessoais.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os vários conceitos atribuídos à comunicação como processo social básico, segundo José Marques de Melo, dependem fundamentalmente de como cada disciplina do conhecimento percebe e aborda a realidade humana. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
O conceito psicológico, segundo a perspectiva da psicanálise, considera a comunicação como mecanismo modelador do comportamento humano. Aqui, comunicar significa responder a um estímulo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...