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No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
Embora os títulos sejam muito importantes em qualquer projeto gráfico, são as ilustrações e fotos que chamam a atenção dos leitores. Por atraírem toda a força da mensagem e sintetizarem a idéia básica do texto, constituem as peças mais importantes do arranjo gráfico.
Caso haja o envio, em anexo, de algum documento, a correta concordância do termo é:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma organização de pesquisa científica publicará uma revista bimestral impressa com informações sobre suas atividades. O setor de comunicação institucional definirá e desenvolverá a revista. Ela será impressa pelo processo offset, terá 180 páginas em cores, com inserções de gráficos e fotografias.
Com relação à situação hipotética descrita acima e aspectos correlatos, julgue os itens a seguir.
A editoração compreende todas as etapas de preparação de uma publicação impressa, em que os componentes são digitados, editados, diagramados, digitalizados e convertidos em filmes para gravação das formas.
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
O comentário nos jornais é muito comum. O comentarista assina suas matérias e nem sempre é um jornalista. Ele escreve sobre determinado assunto que conhece bem, desenvolve uma idéia e emite sua opinião.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A respeito do texto acima e considerando o passado e o presente da imprensa e da radiodifusão brasileiras, julgue os seguintes itens.
Curiosamente, na Lei de Imprensa ainda em vigor Lei n.º 5.250, de 1967 , o conceito de imprensa é restringido aos jornais e periódicos impressos, estando de fora os serviços de radiodifusão e as agências de notícias.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os psicólogos sociais que estudam a opinião pública geralmente concordam sobre a necessidade de se estabelecer uma distinção entre opiniões, incluindo as eventualmente generalizáveis, e os sistemas de valores e atitudes nos quais tais opiniões se baseiam. Embora opiniões normalmente digam respeito a tópicos específicos, um certo número de opiniões expressas por uma ou mais pessoas pode permitir que se infira a existência subjacente de um sistema de valores e atitudes relativamente estáveis e compartilhados. Dessa forma, ainda que opiniões sejam comparativamente superficiais, restritas e mutáveis, com freqüência têm suas raízes em sistemas de valores e atitudes mais resistentes, menos mutáveis, de maior alcance e mais intimamente ligados à personalidade do indivíduo. Não é comum que uma opinião seja isolada, isto é, que não reflita, de algum modo, um padrão subjacente.
Em face dessas informações, julgue os itens subseqüentes.
Uma das maneiras menos eficazes de modificar uma opinião é provocar mudanças nas normas do grupo de referência do indivíduo, ou fazê-lo mudar de grupo de referência.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os vários conceitos atribuídos à comunicação como processo social básico, segundo José Marques de Melo, dependem fundamentalmente de como cada disciplina do conhecimento percebe e aborda a realidade humana. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.
O conceito etimológico relaciona comunicação e comunidade e refere-se à idéia de tornar algo comum aos membros de um grupo. Nesse caso, comunicar significa participar, compartilhar.
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
No jornalismo impresso, boneco pode significar tanto a foto padrão de frente de uma personagem, com corte de busto, como o modelo simulado da diagramação de revista, jornal, caderno ou livro que vão para a impressão com a orientação da localização exata de cada texto, anúncio e ilustração.
Indique a alternativa correta no que se refere à adequação dos termos comumente usados na elaboração de uma ata.
"Aos 18º dia do mês quatro de 2004...".
"Tendo verificado haver coro, o presidente iniciou a sessão..."
"Em tempo: onde se lê..., leia-se...".
"E para constar, lavei a presente ata..."
"Paulo Neves, secretário hadoc" ...
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Uma organização de pesquisa científica publicará uma revista bimestral impressa com informações sobre suas atividades. O setor de comunicação institucional definirá e desenvolverá a revista. Ela será impressa pelo processo offset, terá 180 páginas em cores, com inserções de gráficos e fotografias.
Com relação à situação hipotética descrita acima e aspectos correlatos, julgue os itens a seguir.
O aspecto editorial, o conteúdo e o nível de linguagem da revista devem ser estabelecidos em função de pesquisas de opinião feitas entre os cientistas da organização.
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