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No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
Em livros e peças publicitárias, os profissionais preferem usar fontes ou caracteres sem serifas, uma vez que essas, em textos com corpo menor, são menos toleradas e tornam a leitura mais cansativa, já que poluem pelo excesso de traços.
Segundo Gold (2002), os documentos empresariais vêm sofrendo mudanças na sua forma e no estilo da linguagem. Representa uma dessas mudanças a alternativa:
Vimos, através desta, solicitar ...
Venho, pela presente, solicitar ...
Sinceros protestos de elevada estima e apreço ...
Consternou-nos profundamente seu ...
Participamo-lhes que ...
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito às primeiras teorias da comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Os primeiros estudos de recepção identificaram que as pessoas, quando se expunham aos meios de comunicação, buscavam satisfazer necessidades de entretenimento, relacionamento pessoal, identificação projetiva, vigilância e fiscalização.
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
A notícia é a matéria-prima do jornalismo, base de tudo o que é publicado, da charge ao editorial. Seus mais importantes atributos são: atualidade, veracidade, interesse humano, capacidade de despertar a curiosidade e atenção do maior número de pessoas.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os psicólogos sociais que estudam a opinião pública geralmente concordam sobre a necessidade de se estabelecer uma distinção entre opiniões, incluindo as eventualmente generalizáveis, e os sistemas de valores e atitudes nos quais tais opiniões se baseiam. Embora opiniões normalmente digam respeito a tópicos específicos, um certo número de opiniões expressas por uma ou mais pessoas pode permitir que se infira a existência subjacente de um sistema de valores e atitudes relativamente estáveis e compartilhados. Dessa forma, ainda que opiniões sejam comparativamente superficiais, restritas e mutáveis, com freqüência têm suas raízes em sistemas de valores e atitudes mais resistentes, menos mutáveis, de maior alcance e mais intimamente ligados à personalidade do indivíduo. Não é comum que uma opinião seja isolada, isto é, que não reflita, de algum modo, um padrão subjacente.
Em face dessas informações, julgue os itens subseqüentes.
Os pesquisadores acreditam que a conexão opiniões-valoresatitudes é importante porque exerceria alguma função na manutenção do equilíbrio emocional do indivíduo.
No jornalismo impresso, os profissionais usam um jargão que precisa ser conhecido pelos profissionais das assessorias de comunicação social. A respeito desse código lingüístico, julgue os itens a seguir.
O uso de efemérides nos jornais e revistas foi altamente criticado e praticamente expurgado das edições dos grandes jornais e revistas nacionais. Até mesmo em tablóides e house organs, as efemérides tendem a ser eliminadas.
Devido ao uso do plural de modéstia, a concordância do adjetivo está gramaticalmente correta na alternativa:
Estamos contentes ...
Somos grata por tudo o que foi feito
Ficamos cientes do acontecido.
Estamos aborrecidos com o desfecho
Estamos satisfeitos com o resultado
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com respeito às primeiras teorias da comunicação, julgue os itens subseqüentes.
Os chamados cultural studies afirmam que a censura a certos temas, a ocultação de outros, a existência de mensagens evasivas e a não-legitimação de opiniões alternativas fazem crer que os meios de comunicação são instrumentos de hegemonia e de conspiração das elites no poder.
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Um profissional de comunicação sabe distinguir entre notícia e informação jornalística, que guardam graus diferentes de profundidade na abordagem do assunto: a notícia é mais breve, sumária, ligada à emergência do fato que a gerou; a informação jornalística é mais extensa e completa, mais rica em aprofundamento e nas relações com outros universos.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Os psicólogos sociais que estudam a opinião pública geralmente concordam sobre a necessidade de se estabelecer uma distinção entre opiniões, incluindo as eventualmente generalizáveis, e os sistemas de valores e atitudes nos quais tais opiniões se baseiam. Embora opiniões normalmente digam respeito a tópicos específicos, um certo número de opiniões expressas por uma ou mais pessoas pode permitir que se infira a existência subjacente de um sistema de valores e atitudes relativamente estáveis e compartilhados. Dessa forma, ainda que opiniões sejam comparativamente superficiais, restritas e mutáveis, com freqüência têm suas raízes em sistemas de valores e atitudes mais resistentes, menos mutáveis, de maior alcance e mais intimamente ligados à personalidade do indivíduo. Não é comum que uma opinião seja isolada, isto é, que não reflita, de algum modo, um padrão subjacente.
Em face dessas informações, julgue os itens subseqüentes.
Em princípio, é mais fácil mudar permanentemente a opinião de um indivíduo acerca de assunto de interesse comum do que mudar a opinião do seu grupo de referência.
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