Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O profissional de comunicação social lida com diversos profissionais, desde redatores e jornalistas até agências de publicidade, fotógrafos, gráficas e editoras. Portanto, ele deverá conhecer termos e conceitos que fazem parte do jargão desses profissionais. No que concerne a esses termos e conceitos, julgue os itens que se seguem.
O uso de efemérides nos jornais e revistas foi duramente criticado e praticamente expurgado das edições dos grandes jornais e revistas nacionais. Até mesmo em tablóides e house organs, as efemérides tendem a ser eliminadas.
A respeito do marketing de relacionamento, julgue os itens a seguir.
Para uma eficiente estratégia de relacionamento, é preciso conhecer os desejos, as necessidades e as expectativas dos clientes para então projetar a organização e os bens e serviços de modo a atendê-los.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O jornalismo brasileiro sempre foi muito influenciado pelos modelos internacionais. A partir dessa percepção e destacando aspectos históricos do jornalismo brasileiro, julgue os itens a seguir.
O conceito de primeira página, adotado no Brasil desde a reforma do Jornal do Brasil nos anos 50 do século XX, segue a lógica da vitrina, uma vez que o país adotou o modelo de jornal para o consumo de massas.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere às tensões atuais entre regulamentação e desregulamentação da mídia, julgue os seguintes itens.
Liberalização, privatização e sinergia são designações de processos comumente associados à desregulamentação.
Comunicação Social - Opinião Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Quanto ao estudo da opinião pública e às pesquisas de opinião, julgue os itens subseqüentes.
A valorização da análise estatística das opiniões e atitudes mediante sondagens e questionários é típica dos estudos da opinião pública surgidos nos EUA a partir da década de 30 do século passado.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As publicações institucionais constituem um dos elementos mais importantes dentro do sistema de construção da imagem da instituição. Portanto, essas publicações devem respeitar uma identidade corporativa. Considerando a produção e a publicação dessas peças de divulgação, julgue os itens a seguir.
Para a aprovação de um projeto gráfico que utilize cor, é necessário que seja feita a prova. Caso haja mudança quanto ao tipo de papel a ser utilizado, uma nova prova será dispensável, pois as cores não sofrerão alteração.
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Nos dias de hoje, a comunicação social dedica-se a ser proativa e contribuir para que empresas, organizações, instituições e órgãos de governo falem com a sociedade. Para isso, lança mão de veículos e instrumentos específicos, bem como de técnicas de marketing. Com relação a esse tema, julgue os itens a seguir.
Técnica de redação jornalística cada vez mais usada pelos meios de comunicação, em especial pelos jornais de circulação nacional, o nariz-de-cera é grande auxiliar do lead para dar ao texto maior síntese e clareza.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
As organizações sofreram grandes processos de mudanças na última década devido à implantação de novos modelos de gestão. Quanto ao papel da comunicação interna nesse novo cenário, julgue os seguintes itens.
Um dos principais objetivos da comunicação interna, nos dias de hoje, é motivar e integrar o corpo funcional aos objetivos estratégicos das organizações.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Com relação às técnicas de reportagem, descritas e pesquisadas por autores como Muniz Sodré e Nilson Lage, julgue os seguintes itens.
Em jornalismo, perfil significa enfoque na pessoa, em que o focalizado será o protagonista da história e será sempre retratado com distanciamento crítico pelo repórter.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
No que se refere às tensões atuais entre regulamentação e desregulamentação da mídia, julgue os seguintes itens.
Com relação à Internet, o debate internacional acerca da sua regulamentação tem girado em torno da proteção desejável da privacidade dos internautas e da necessidade de segurança dos interesses comerciais e governamentais no ciberespaço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...