Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O termo briefing é muito usado em publicidade e propaganda e também no jornalismo. Significa curto, rápido, e pode ser usado no sentido de pequenas notas a serem pautadas em colunas ou o resumo das notícias.
A Arquidiocese de Brasília encomendou um projeto de sinalização para a Catedral Metropolitana de Brasília. O designer que recebeu a encomenda iniciou o trabalho de projeto. A primeira parte do trabalho seria entender o problema por meio da análise do projeto do espaço (plantas, cortes e fachadas) e de entrevista com o contratante.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.
As questões referentes a planejamento de custos não fazem parte do trabalho de projeto, devendo ser enviadas ao setor de contabilidade.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O designer gráfico utiliza algumas ferramentas computacionais para realização dos seus projetos, que podem ser voltados para mídias impressas ou para mídias eletrônicas. Acerca da figura acima, que mostra a área de trabalho do programa Macromedia FreeHand 10, e dos softwares mais utilizados no meio gráfico, julgue os itens a seguir.
Em programas como o Macromedia FreeHand, é possível importar uma imagem bitmap e convertê-la para desenho.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.
Fazer o consumidor viver o drama (como se infere da alínea f) é um gênero de redação publicitária extremamente difícil, mas, quando bem executado, é muito eficiente.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
Embora seja processo constitutivo da vida social, a comunicação humana foi estudada especificamente apenas no início do século XX, graças ao desenvolvimento dos modernos meios de comunicação de massa.
Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
O release é uma divulgação interna, elaborada por órgãos públicos e empresas e estruturada dentro das regras do texto jornalístico. No entanto, não pode ser publicado como tal e não tem interesse para os jornalistas nas redações.
A temática da comunicação pública tem dominado o debate acadêmico e profissional nos últimos anos. Julgue os itens a seguir, levando em consideração as reflexões teóricas acerca do tema.
As principais finalidades da comunicação pública são influenciar e controlar as percepções do tema político por meio dos veículos de comunicação. Para isso, recorre às técnicas de marketing e define os assuntos e o formato como eles são apresentados ao cidadão.
Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
O designer gráfico utiliza algumas ferramentas computacionais para realização dos seus projetos, que podem ser voltados para mídias impressas ou para mídias eletrônicas. Acerca da figura acima, que mostra a área de trabalho do programa Macromedia FreeHand 10, e dos softwares mais utilizados no meio gráfico, julgue os itens a seguir.
Os contornos da figura podem ser editados pela ferramenta de desenho livre, que permite acrescentar, apagar e realocar pontos de construção, bem como modificar as linhas tangentes.
A partir do texto acima, julgue os itens seguintes, a respeito de gêneros da redação publicitária.
partir de uma particularidade do produto, por mínima que seja (alínea c), acaba resultando em um texto que desvaloriza as vantagens do produto.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
Acerca das teorias da comunicação (conceitos, paradigmas, objetos e metodologias), julgue os itens subseqüentes.
Mesmo com a vasta bibliografia referente ao estudo dos processos de comunicação nos seus diferentes elementos, relações, níveis e contextos, ainda não se pode defender que exista uma ciência da comunicação.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...