Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Parmalat, ao lançar um novo produto no mercado, deve fazer que ações promocionais:

  • A.

    Festas

  • B.

    Liquidação

  • C.

    Propaganda no Fantástico

  • D.

    Degustação

  • E.

    nenhuma das anteriores

É CORRETO afirmar que:

  • A.

    O trabalho de comunicação pode ser comprometido, ao se considerar como público externo todos os demais públicos que não constituem o pú-blico interno da empresa, sem dar-lhes tratamento diferenciado.

  • B.

    Os empregados constituem um dos públicos prioritários da instituição e para ele devem ser dirigidas ações de comunicação específicas e assis-tencialistas.

  • C.

    Público-alvo é aquele que a empresa tem em mente para ser trabalhado e para quem ela cria seu produto ou serviço, podendo estar presente em todas as classes sociais e possuir idade compreendida em faixas etárias totalmente diversas.

  • D.

    Consumidor é o público-alvo da empresa, aquele que consome com fide-lidade seu produto ou serviço.

A Ford realiza test-drives frequentes do Eco-sport, qual a razão mercadológica para isso?

  • A.

    Lançar produto

  • B.

    Fidelizar clientes mesmo que não comprem de imediato

  • C.

    Testar os carros para os verdadeiros compradores.

  • D.

    Vender carros já usados como se fossem Zero

  • E.

    Só vender para bons motoristas.

As afirmativas abaixo se relacionam de forma correta à assessoria de imprensa, EXCETO:

  • A.

    Preparar seus dirigentes para o relacionamento competente com a im-prensa e disseminar informações corretas para os meios de comunicação são funções da assessoria de imprensa.

  • B.

    É papel da assessoria de imprensa falar de temas de caráter institucional, fortalecendo o conceito que o público e os consumidores têm da empresa, bem como complementar os esforços de propaganda.

  • C.

    A assessoria de imprensa se confunde com a publicidade ao redigir matérias pagas para veículos específicos, uma de suas principais funções.

  • D.

    A assessoria de imprensa pode trazer melhores resultados quando utilizada de forma estratégica, buscando atingir determinados objetivos pré-estabelecidos e dentro de um planejamento de comunicação integrada.

Antes de planejar, nas grandes empresas, existe um departamento que cria idéias para serem avaliadas e planejadas pelos executivos. Como se chama esse departamento?

  • A.

    P e D (Processamento e Desafios)

  • B.

    P e D (Padrão e Desenvolvimento)

  • C.

    C e E (Causa e Efeito)

  • D.

    P e D (Pesquisa e Desenvolvimento)

  • E.

    Departamento de Criação e Desenvolvimento de Idéias.

Em relação ao jornal interno, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    É fundamental que o jornal interno tenha somente objetivos institucionais de forma que o veículo seja mais bem aproveitado com matérias e informações de estrito interesse da instituição.

  • B.

    É um excelente meio de comunicação quando criado para um objetivo específico. Requer um planejamento institucional e deve prever sua evo-lução visual e editorial ao longo de um período.

  • C.

    É um veículo já consagrado pela moderna administração como instrumen-to de relações públicas capaz de atenuar os efeitos da rede de boatos e-xistente na empresa, por constituir um meio seguro de informações para seus empregados.

  • D.

    Serve como instrumento de Recursos Humanos, apoiando a dinâmica do desenvolvimento profissional, através da divulgação de cursos e treina-mentos, planos de carreira e políticas de benefício da instituição.

O Assessor de Imprensa é, em geral, um profissional de que área?

  • A.

    Publicitário

  • B.

    Administrador

  • C.

    Relações Públicas

  • D.

    Jornalista

  • E.

    A, C e D estão corretas

Em relação ao processo de criação de um anúncio, é INCORRETA a afirmativa:

  • A.

    O título é um elemento de grande importância no anúncio, entretanto, não mais que o corpo do texto, que deve ser capaz de captar os leitores que são interessados potenciais no produto que está sendo anunciado.

  • B.

    O anúncio, para ser eficiente, precisa ser original, oportuno, persistente, persuasivo e ter motivação.

  • C.

    O anúncio deve ser capaz de provocar uma resposta no consumidor, ou seja, impeli-lo à ação.

  • D.

    Em anúncios publicitários, o texto emotivo deve ser preferido quando for preciso criar o desejo pelo produto, uma vez que ele atua principalmente por sugestão.

Com a Escola de Frankfurt, surge o conceito de:

  • A.

    Mass media

  • B.

    Semiótica

  • C.

    Indústria cultural

  • D.

    Mensagem

  • E.

    Nenhuma das anteriores

"... é o processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações pa-ra estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com determinado número de pessoas homogêneas e identificadas."

O conceito acima se refere à Comunicação:

  • A.

    O evento é um veículo de grande importância no mix da comunicação e é utilizado para a divulgação de informações dirigidas e para a sensibiliza-ção de públicos específicos.

  • B.

    Na organização de eventos, a ideal utilização dos meios de comunicação e um amplo sistema de sinalização no local do evento são fatores impor-tantes para o convencimento do público.

  • C.

    Para se fazer o planejamento estratégico de um evento, em primeiro lu-gar, devem ser elaboradas as mensagens que podem ser informativas ou motivacionais, seguidas da identificação e segmentação do público ao qual se destina.

  • D.

    Os instrumentos de comunicação mais utilizados na divulgação de even-tos são a mala-direta, cartazes e a assessoria de imprensa, sendo que outdoors e anúncios são utilizados mais esporadicamente, principalmente, devido ao alto custo que representam.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...