Questões de Comunicação Social

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A estrutura de textos que parte das informações mais importantes para as mais superficiais é denominada de:

  • A.

    Lide

  • B.

    Pirâmide invertida

  • C.

    Manchete

  • D.

    Notícia

  • E.

    Nenhuma das anteriores

Em relação à organização de eventos institucionais, todas as afirmativas abai-xo são verdadeiras, EXCETO:

  • A.

    O evento é um veículo de grande importância no mix da comunicação e é utilizado para a divulgação de informações dirigidas e para a sensibiliza-ção de públicos específicos.

  • B.

    Na organização de eventos, a ideal utilização dos meios de comunicação e um amplo sistema de sinalização no local do evento são fatores impor-tantes para o convencimento do público.

  • C.

    Para se fazer o planejamento estratégico de um evento, em primeiro lu-gar, devem ser elaboradas as mensagens que podem ser informativas ou motivacionais, seguidas da identificação e segmentação do público ao qual se destina.

  • D.

    Os instrumentos de comunicação mais utilizados na divulgação de even-tos são a mala-direta, cartazes e a assessoria de imprensa, sendo que outdoors e anúncios são utilizados mais esporadicamente, principalmente, devido ao alto custo que representam.

Marshal McLuhan afirmou que:

  • A.

    Os meios de comunicação são extensões do homem

  • B.

    O meio é a mensagem

  • C.

    Vivemos em uma Aldeia Global

  • D.

    As alternativas A e B estão corretas

  • E.

    Todas as alternativas estão corretas

Em relação a peças publicitárias impressas, é INCORRETO afirmar que:

  • A.

    Display é uma peça publicitária ou material de exibição e exposição de produtos, normalmente utilizada em pontos de venda.

  • B.

    Folheto é uma peça publicitária que pode ser impressa frente e verso e em diversos formatos, diferindo do folder por poder ter uma ou mais folhas.

  • C.

    Aplique é a continuação do outdoor que excede os limites do painel, com o objetivo de criar um maior impacto visual.

  • D.

    Prospect é uma peça gráfica semelhante a um volante, utilizada para di-vulgar determinado produto ou serviço para um segmento específico de público.

O conceito de Indústria Cultural foi criado por:

  • A.

    McLuhan

  • B.

    Erich Fromm e Herbert Marcuse

  • C.

    Theodor Adorno e Max Horkheimer

  • D.

    Theodor Adorno e McLuhan

  • E.

    Erich Fromm

É INCORRETO afirmar que:

  • A.

    A internet já pode ser considerada como uma mídia publicitária capaz de executar tarefas de comunicação ligadas à propaganda e à promoção, devido a sua facilidade operacional, ao baixo custo de operação e à inte-ratividade.

  • B.

    Approach é o enfoque, abordagem ou o tratamento dado a um anúncio.

  • C.

    As mensagens publicitárias no rádio podem se apresentar como texto comercial, patrocínio de programas, spot e jingle, tendo, este último, um expressivo poder de "recall".

  • D.

    No planejamento da publicidade de rádio ou TV, devem ser obedecidas a continuidade, a consistência das mensagens e a subjetividade dos textos.

No marketing, quem é o chamado público ou cliente interno de uma empresa:

  • A.

    os clientes da família

  • B.

    os fornecedores

  • C.

    a equipe de vendas

  • D.

    os funcionários

  • E.

    Todos são clientes.

É CORRETO afirmar que:

  • A.

    Off-set é o processo mais adequado para a impressão de jornais por utili-zar o papel em bobinas.

  • B.

    Cromalin e prova de prelo são sistemas de impressão de provas gráficas, que fazem parte do processo de pré-impressão.

  • C.

    Tipografia é um processo de impressão em plano ideal para a confecção de peças gráficas com fotografias em P&B.

  • D.

    A escolha do papel correto para cada peça gráfica deve considerar o pro-cesso de impressão que será utilizado e o objetivo da comunicação, não de-vendo sofrer influência do custo para não comprometer o resultado final.

Quando a demanda de mercado está baixa, o que o profissional de marketing deve fazer:

  • A.

    Cortar custos

  • B.

    Reduzir estoque

  • C.

    investir em vendas

  • D.

    investir em promoção

  • E.

    Investir em eventos

Em relação ao planejamento de comunicação, assinale a opção INCORRETA.

  • A.

    O planejamento se refere às concepções globais ou estratégicas que in-cluem todos os elementos necessários à consecução de um objetivo, e para tal deve incluir avaliação e ajustes constantes.

  • B.

    A etapa de definição de estratégias implica a escolha da mídia, dos veícu-los e dos tipos de campanha.

  • C.

    São etapas do planejamento de comunicação: o levantamento de infor-mações, a análise situacional, a tomada de decisões e definições, implantação, execução, controle e avaliação.

  • D.

    A definição do tipo de campanha deve fazer parte do planejamento de comunicação, podendo ser utilizada a campanha institucional, a coopera-da, de promoção, de incentivo, de promoção de vendas ou a campanha guarda-chuva.

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