Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O release surgiu na primeira metade do século XX como instrumento para divulgar atos, decretos e ações do governo. Hoje é amplamente utilizado pelas assessorias de imprensa e é bem recebido pelas redações. Um release quebra a confiança do jornalista receptor quando ocorre o(a)

  • A. ineditismo do assunto descrito no documento oferecido à imprensa.
  • B. envio sistemático de textos iguais para os mesmos profissionais do mailing.
  • C. oferecimento exclusivo de informação interessante a um determinado jornalista.
  • D. semelhança da redação do release à da matéria, com lead obedecendo à pirâmide invertida.
  • E. adequação do tema à editoria para a qual o material de divulgação foi enviado.

Saber as medidas e padrões dos papéis é muito importante para quem pretende desenvolver qualquer material gráfico, seja este um simples panfleto, folder ou até mesmo uma revista ou jornal. Todos os papéis comercializados tanto para gráficas como para uso de papelarias e para copiadoras são padronizados o que facilita o trabalho tanto de profissionais como do consumidor final. Para cartazes de uso interno ou de divulgações rápidas, profissionais de comunicação indicam um papel com as dimensões 29.7 cm x 42 cm. Que é um tamanho maior que a folha de ofício convencional. No meio gráfico chamamos de:

  • A. A3.
  • B. A6.
  • C. A5.
  • D. A4.

Esta teoria da comunicação representa um clássico exemplo de privilégio a ação pessoal. O conceito referese à pessoa que tem o poder de decidir se deixa passar a informação ou se a bloqueia. O comunicador acaba sendo o responsável pela progressão ou “morte” da notícia. Estamos falando da teoria:

  • A. Gatekeeper.
  • B. Organizacional.
  • C. Espiral.
  • D. Espelho.

A respeito da comunicação pública, julgue os seguintes itens. A construção da cidadania e da democracia requer a divulgação ampla e transparente da informação de interesse público, o que evidencia a necessidade de investimento prioritário nos veículos e canais de comunicação de massa, como o rádio e a TV.

  • C. Certo
  • E. Errado

Algumas revistas semanais, por não terem uma abordagem factual, adotam um texto que possui mais características de redação editorial do que de matéria jornalística. Uma característica marcante nesses textos editorializados, que os difere dos usados em um jornal diário, é o(a)

  • A. início com nariz de cera
  • B. relato dos fatos em ordem cronológica
  • C. fechamento com uma declaração
  • D. ponderação com adjetivos
  • E. eliminação da pirâmide invertida

Trata-se do primeiro parágrafo do texto jornalístico, contendo as respostas às seis perguntas consideradas básicas que são: o que, quem, quando, onde, como e por quê? Referimo-nos a uma ferramenta fundamental do texto jornalístico, conhecida como:

  • A. Gancho.
  • B. Editorial.
  • C. Lide.
  • D. Pirâmide de Maslow.

Teorizar a comunicação não é tarefa fácil, pois trata-se de um setor do conhecimento que transita em muitas áreas. No entanto, uma das primeiras teorias da comunicação nos demonstrou três elementos básicos da mesma vigentes até hoje. São eles, os clássicos:

  • A. Emissor, mensagem, receptor.
  • B. Delineador, mensagem, receptor.
  • C. Emissor, língua, receptor.
  • D. Emissor, contexto, receptor.

Com relação à organização de eventos, julgue os itens seguintes. Uma feira ou festival que dure vários dias, ainda que seguidos, não se caracteriza como evento, pois não atende ao requisito de concentração em um único espaço de tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para manter o valor essencial do jornalismo, a credibilidade, é necessário que o profissional conquiste e preserve outros dois valores éticos, que são:

  • A. independência e autonomia
  • B. periodicidade e profundidade
  • C. remuneração e dedicação
  • D. prestígio e popularidade
  • E. respeito e promoção

Em um evento realizado por uma empresa, o responsável pela comunicação deverá postar as bandeiras da empresa, do Brasil e do município sede da companhia. A ordem correta de posicionamento quando nos colocarmos diante das mesmas será:

  • A. EMPRESA, BRASIL, MUNICÍPIO.
  • B. BRASIL, MUNICÍPIO, EMPRESA.
  • C. BRASIL, EMPRESA, MUNICÍPIO.
  • D. MUNICÍPIO, BRASIL, EMPRESA.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...