Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A respeito das atividades de assessoria de imprensa, julgue os itens que se seguem. Em razão de seu compromisso profissional, o jornalista assessor de imprensa não tem obrigação direta com a venda dos produtos da empresa, mas pode atuar com vistas a sedimentar imagem, marcas e ideias da empresa junto aos meios jornalísticos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.

O marketing institucional não tem caráter estratégico para empresas sem fins lucrativos e cujo compromisso principal seja a responsabilidade social, pois elas não dependem da venda de produtos e devem priorizar suas atividades sociais e comunitárias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao tema tratado no texto acima, julgue os próximos itens.

O desenvolvimento do plano de marketing da empresa pode ser definido com base em pesquisas periódicas de opinião realizadas com públicos estratégicos, com vistas a determinar a distância entre a imagem real e a almejada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma determinada ocasião, denúncias das péssimas condições de um hospital chegam às redes sociais, e depoimentos de pacientes conectados à internet confirmam o que foi denunciado. Em pouco tempo, a história vai parar nas manchetes dos jornais. Diante da situação, o assessor de imprensa do hospital, atendendo ao compromisso da ética jornalística, tem como obrigação proceder, de imediato, da seguinte forma:

  • A. Checar os fatos divulgados e mostrar à imprensa a realidade das condições da unidade hospitalar.
  • B. Facilitar a entrada secreta de um jornalista no hospital para que ele possa comprovar a denúncia.
  • C. Gravar imagens do hospital com câmera oculta e entregar as fitas para um repórter renomado.
  • D. Preservar a imagem da empresa e de toda a diretoria envolvida, ocultando os fatos.
  • E. Providenciar uma coletiva de imprensa e aconselhar o presidente da instituição a negar as denúncias veiculadas nas redes.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes acerca de pesquisas de satisfação.

As pesquisas de satisfação, embora úteis na composição de um quadro sobre a imagem de uma instituição, órgão ou concessionária, não apresentam dados específicos de percepção acerca da imagem da administração, importantes para compor um plano estratégico de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de Opinião Pública, é correto afirmar que

  • A. ela tem um processo contínuo de formação em direção a um consenso, mas nunca consegue alcançá-lo.
  • B. ela corresponde à unanimidade da opinião de uma comunidade ou sociedade sobre um determinado tema.
  • C. se trata de uma opinião apaixonada e com um interesse comum em que predomina a emoção.
  • D. corresponde a uma opinião controlada, sem autonomia, e não tem a influência dos meios de comunicação de massa.
  • E. ela só se constrói quando as pessoas têm contiguidade espacial e estão sujeitas a uma abundância de informações sobre o tema.

A ideia de transformar internautas comuns em repórteres é uma prática adotada mundialmente, o que faz com que o cidadão possa, eventualmente, assumir o papel de jornalista. Com a popularização do uso da tecnologia na rede mundial, uma nova tendência se evidenciou no Brasil, com canais não dependentes dos grandes veículos cumprindo o papel de mídias.

Que momento político-social da história vivida no Rio de Janeiro, nos últimos tempos, retratou essa realidade?

  • A. A cobertura dos bastidores do desfile das escolas de samba do Rio, com o auxílio de jovens moradores do entorno das quadras de ensaio.
  • B. A invasão da polícia ao Complexo do Alemão, acompanhada ao vivo pelos telespectadores, com imagens realizadas a partir de um helicóptero.
  • C. A queda da passarela de pedestres na Linha Amarela, derrubada por um caminhão, com a cobertura do socorro transmitida por canais a cabo.
  • D. A situação do trânsito nas principais vias do município, veiculada pelas rádios, com os constantes avisos dos ouvintes, via Twitter.
  • E. As manifestações ocorridas nas grandes capitais contra o aumento das passagens, relatadas pela Mídia Ninja.

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens seguintes acerca de pesquisas de satisfação.

Além da utilidade direta no monitoramento do grau de satisfação do cidadão com os serviços avaliados, as pesquisas de satisfação também permitem comparações entre as concessionárias e reforçam a necessidade de essas empresas prestarem contas do serviço público sob sua responsabilidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de imagem institucional, responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue os itens de 77 a 80. A publicidade institucional é um exercício retórico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dizer que a forma de produção de um jornal impresso diário é semelhante ao verificado em uma indústria automobilística significa que o autor dessa comparação se refere a uma determinada Teoria do Jornalismo, que é conhecida como

  • A. agenda setting
  • B. gatekeeper
  • C. organização
  • D. espelho
  • E. newsmaking
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...