Questões de Comunicação Social

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Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.

Assumir compromissos sociais diretos com a comunidade que cerca uma instituição deve ser prioridade apenas para empresas não comerciais. Para empresas comerciais, a opção mais adequada de MS é o estabelecimento de parcerias ou alianças com ONGs.

  • C. Certo
  • E. Errado

Produzir pauta é uma atividade jornalística que deve ser amplamente praticada, a todo instante, independentemente da função que se ocupa na equipe. O profissional envolvido com essa atividade deve, porém, estar atento à seguinte orientação:

  • A. As agências de notícias devem ser encaradas como as únicas fontes de informação no primeiro passo da elaboração de um planejamento de edição impressa.
  • B. As agendas com acontecimentos para os fins de semana e o arquivo de informações não veiculadas são plenamente dispensáveis no mundo dominado pela tecnologia.
  • C. As assessorias de imprensa devem ser encaradas como fontes exclusivas de informações e geradoras de conteúdos prontos para serem impressos.
  • D. O guia para uma pauta plausível é verificar o interesse social do tema que atenda ao critério jornalístico acima dos interesses pessoais e empresariais.
  • E. O critério para a construção do valor-notícia deve ter como parâmetros primordiais e exclusivos os interesses empresariais e econômicos característicos de cada veículo.

Com relação ao assunto abordado no texto acima, julgue os itens subsequentes.

A empresa que desenvolve ações sociais paralelamente com suas atividades comerciais deve demonstrar um compromisso com a sociedade que vai além do econômico-monetário, sob pena de ser classificada como oportunista. Para obter retorno positivo para sua imagem, é recomendável que a empresa associe, de forma integrada e transparente, ações de comunicação, inclusive publicitárias, às atividades sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A rápida evolução tecnológica aumentou o volume de trabalho das assessorias de imprensa e conferiu novas atribuições à equipe de assessores, as quais são pouco exploradas nos manuais.

Dentre essas atribuições, encontra-se a que se refere à(ao)

  • A. capacitação de executivos para coordenação da linha de produção a distância.
  • B. criação de soluções para melhorar a venda de um serviço ou produto.
  • C. concepção artística de um produto audiovisual ou de uma atividade artística.
  • D. monitoramento dos perfis pessoais mantidos por executivos nas redes sociais.
  • E. investimento na relação emocional entre funcionário e chefia imediata.

No que diz respeito à comunicação digital, julgue os itens a seguir. Entre as características-chave da comunicação digital, destacam-se a hipertextualidade, a multimidialidade e a interatividade, que ampliam o poder da comunicação no tempo e no espaço, embora demandem investimento maior de tempo e de recursos na produção da mensagem e na manutenção do diálogo com os públicos atendidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Recomenda-se não confundir irradiação de notícias com jornalismo em rádio. Essa é uma crítica à falta de comprometimento profissional que algumas emissoras têm e que se refere à(ao)

  • A. angulação narrativa que traduz a realidade dos comunicadores de rádio, que se encontram fora das redações do sistema de ondas sonoras.
  • B. norma de difundir flashes sobre o trânsito com informações enviadas diretamente pelo repórter aéreo, que se locomove por helicóptero.
  • C. prática que algumas emissoras têm de reproduzir ao vivo o noticiário de agências ou de jornais impressos sem edição.
  • D. ato de disseminar notícias falsas ou encomendadas que atendem aos interesses de políticos, comumente verificado no interior do país.
  • E. espelho de notícias que serão divulgadas ao longo da programação, normalmente apresentadas ao público sob a forma de escalada.

No que diz respeito à comunicação digital, julgue os itens a seguir. Em virtude da redução de custos das mensagens digitais frente às mídias físicas tradicionais, é estratégico que as organizações planejem a migração completa de sua comunicação para o medium Internet no menor prazo possível, sob pena de perderem competitividade para a concorrência e deixarem de atender a públicos (internos e externos) que priorizam esse meio por sua rapidez e facilidade de acesso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há figuras da edição que podem ser usadas para tornar mais leve a exposição de matéria especial a ser publicada sob a forma de texto único, ocupando uma página standard. Essas figuras, às quais se atribui a função de criar áreas de respiro dentro do texto jornalístico, são as seguintes:

  • A. chamada e tipologia
  • B. legenda e linha fina
  • C. título e chapéu
  • D. tabela e release
  • E. olho e intertítulo

Acerca da comunicação interna, julgue os itens que se seguem. Sendo a área de comunicação interna responsável por propiciar veículos e ferramentas que facilitem o diálogo entre todas as áreas da organização para o cumprimento de suas finalidades estratégicas, é necessário integrar planejamento e política de comunicação, bem como envolver nesse processo as demais áreas de comunicação da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na edição de um periódico impresso, é aconselhável que o jornalista escreva a legenda, seguindo várias normas. NÃO é uma dessas normas a que estabelece que o texto abaixo da foto deve ser usado para

  • A. ampliar a compreensão da imagem, sem ser redundante.
  • B. chamar a atenção para detalhes que contextualizam a imagem.
  • C. completar a informação que a foto por si só não fornece.
  • D. descrever para o leitor a imagem que aparece na foto.
  • E. informar o nome e os cargos de personagens fotografados.
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