Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsequentes, relativos à radiodifusão pública e comunitária. A fim de se evitarem interferências em outros sistemas, como o de controle de tráfego aéreo, o serviço de radiodifusão comunitária deve ser realizado em frequência modulada com potência limitada de, no máximo, 25 W ERP (potência efetivamente irradiada) e altura do sistema irradiante não superior a trinta metros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsequentes, relativos à radiodifusão pública e comunitária. Redes somente poderão ser formadas na exploração do serviço de radiodifusão comunitária em situações de guerra, calamidade pública e epidemias.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as assertivas a seguir de forma distinta, verificando se há ou não relação entre ambas.

I. “As organizações que empreendem gestões informais, promovendo a efetividade no trabalho, são propícias ao desenvolvimento do fluxo circular de comunicação.”

PORQUE

II. “Neste fluxo, a informação se dá em todas as direções, circulando por todas as instâncias e unidades setoriais, envolvendo também os fluxos descendente, ascendente e horizontal, nas mais diversas estruturas organizacionais.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • B. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • C. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

“O conhecimento sobre a comunicação organizacional deve se iniciar pelo diagnóstico dos tipos de comunicação possíveis e as influências que sofrem na transmissão de informações. No tipo de comunicação ____________________, o contexto da comunicação se desenvolve externo à organização e é influenciado pelas relações entre as organizações e os componentes ambientais, enquanto o tipo _______________________ independe da organização e as influências primárias na transmissão de informações que ocorrem, entre outros, por fenômenos cognitivos, papéis e normas sociais.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. interunidades / interpessoal
  • B. interorganizacional / interpessoal
  • C. interunidades / organizacional-ambiental
  • D. interorganizacional / organizacional-ambiental

Na formulação de um planejamento estratégico de comunicação, a visão deve ser desenvolvida

  • A. delimitando as ações a serem implementadas e o campo de atuação da organização no mercado.
  • B. com base na projeção futura objetivada pela organização, incentivos e os caminhos para alcançá-la.
  • C. através da identificação dos princípios filosóficos e morais, diagnosticando a cultura da organização.
  • D. estabelecendo as diretrizes, orientações e estratégias que serão implantadas a curto prazo na empresa.

Sobre os tipos de eventos que podem ser organizados por uma assessoria de comunicação e suas características, analise.

I. Exposição: evento fixo, que tem por objetivo divulgar, através de espaços, como, por exemplo, os estandes.

II. Feira: tipo de evento amplo, fixo, que visa à comercialização de produtos e serviços de forma organizada.

III. Salão: forma de expor que circula por vários locais com a mesma forma, conteúdo e o objetivo de divulgar.

IV. Mostra: evento amplo que objetiva apenas divulgar, embora tenha características semelhantes às feiras.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Na organização de um evento que não possua regulamento especial, que tenha a participação de outro país, além do Brasil, e o presidente da República se fizer presente, o assessor de comunicação deve proceder da seguinte forma no momento da execução dos hinos dos dois países:

  • A. Aguardar o presidente ocupar o lugar que lhe estiver reservado e tocar o hino do país visitante para, em seguida, o hino nacional brasileiro.
  • B. Posicionar o presidente próximo às bandeiras e tocar o hino dos países começando pelo do Brasil para, em seguida, tocar o hino estrangeiro.
  • C. Aguardar o presidente ocupar o lugar que lhe estiver reservado e tocar o hino nacional brasileiro para, em seguida, tocar o hino do país visitante.
  • D. Posicionar o presidente próximo às bandeiras, tocar o hino nacional e, em seguida, com todos em seus assentos, tocar o hino do país visitante.

Levando em conta o alto brand equity das marcas citadas, pode-se melhor definir este conceito como um(a)

  • A. efeito valorativo, de caráter positivo, referente à percepção dos consumidores diante de uma determinada marca de empresa, produto ou serviço.
  • B. combinação de marcas distintas a fim de se alcançar melhores posicionamentos no mercado, seja no que tange ao público ou à valorização de preço.
  • C. análise detalhada de um produto ou serviço em relação ao seu posicionamento de mercado e ao público que atinge para definição de valor comercial.
  • D. conjunto de imagens e ideias criadas para representar um determinado produto ou serviço, ou seja, seus atributos simbólicos expressos numa publicidade.

“Uma das ferramentas mais utilizadas no marketing, atualmente, envolve a criação de um site web, mensagens de email ou outras ações de marketing tão contagiantes que o público-alvo sente necessidade de rapassá-las aos amigos, numa moderna versão boca a boca.” Trata-se do

  • A. Newsletter.
  • B. Publieditorial.
  • C. Benchmarking.
  • D. Marketing viral.

No atendimento à imprensa em momentos de crise, são ações recomendadas à assessoria de comunicação, EXCETO:

  • A. Antecipar-se à imprensa, informando o fato e as providências antes que os veículos descubram, atendendo-os sempre que solicitada.
  • B. Realizar um levantamento detalhado e profundo da situação, com dados, números e acompanhamento contínuo dos desdobramentos.
  • C. Redação de um texto jornalístico informando o fato ocorrido, enfatizando as providências da organização assessorada para ser distribuído à imprensa.
  • D. Ampliar o efeito negativo do fato, utilizando palavras alarmistas, a fim de chamar a atenção da imprensa para a situação e a ação corretiva da organização.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...