Questões de Comunicação Social

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Os profissionais de marketing desejam que os receptores de mensagens respondam comprando os produtos ou marcas oferecidos. No entanto, para obter esse resultado, a comunicação precisa influenciar os clientes. Uma alternativa para viabilizar esse processo é o modelo AIDA que compreende as seguintes fases:

  • A. Análise, Interpretação, Desenvolvimento e Ação.
  • B. Avaliação, Interesse, Decodificação e Análise.
  • C. Atenção, Interpretação, Decodificação e Análise.
  • D. Atenção, Interesse, Desejo e Ação.

O endomarketing busca promover um comportamento eficaz de marketing. Dentre os seus fundamentos, seu enfoque aborda

  • A. a relação do consumidor com os produtos e serviços.
  • B. a comunicação e sinalização no ponto de venda.
  • C. o empregado na perspectiva de cliente.
  • D. o briefing de comunicação.

Considerando o papel desempenhado pelos gestores no processo de endomarketing, leia as sentenças a seguir, atribuindo V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas.

( ) O gestor, na prática, fiscaliza a operacionalização do plano de marketing interno pelo setor de vendas, que vende a empresa e sua cultura ao colaborador.

( ) O gestor precisa ser o replicador dos princípios da organização, devendo mobilizar um conjunto de competências humanas relacionadas à comunicação direta.

( ) O gestor também precisa ser engajado, é ele quem representa a principal força de vendas da empresa junto ao colaborador.

A sequência correta é

  • A. V – F – V .
  • B. V – F – F.
  • C. F – V – V.
  • D. F – V – F .

Considerando o sistema de informações de marketing como o conjunto de procedimentos e métodos que visam gerar, analisar, disseminar e armazenar informações para as decisões de marketing. Analise a tabela a seguir relacionando cada componente do sistema de informação de marketing à sua correta descrição.

A numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo, é:

  • A. II – I – III.
  • B. II – III – I.
  • C. I – II – III.
  • D. I – III – II.

Anderlaine inventou um novo produto. É uma combinação entre spray para cabelo e repelente de insetos. Assim ela descreve seu mercado-alvo: "Acho que este produto é mais adequado para mulheres com idade entre 20 e 44 anos, classe A, que gostam de vida ao ar livre e passam muito tempo em esportes e outras atividades dessa natureza. Elas estão preocupadas com sua aparência e sempre procuram parecer asseadas e bem vestidas. Não desejam que suas atividades sejam maculadas pela preocupação com picadas de mosquitos e podem realmente detestar insetos. A maioria delas vive em áreas ensolaradas do país". Analisando o caso de Anderlaine quanto às influências ambientais, pode-se afirmar que

  • A. houve influência somente do microambiente.
  • B. houve influência somente do macroambiente.
  • C. houve influência do micro e macroambiente.
  • D. não houve influência do ambiente.

O objetivo do infográfico utilizado na matéria é auxiliar na construção dos sentidos e garantir o entendimento das informações. O recurso empregado nessa construção é a

  • A. exemplificação estatística dos dados.
  • B. referenciação metafórica das ideias.
  • C. representação lógica dos argumentos.
  • D. constituição visual das informações.

Após o lançamento de um produto, os profissionais de marketing devem estar cientes de que o produto não durará para sempre no mercado, porém devem empenhar esforços para que o mesmo perdure o máximo de tempo possível. Para isso é importante entender o ciclo de vida de cada produto e como atuar em cada um dos quatro estágios desse ciclo. Analise a tabela a seguir e relacione como os profissionais de marketing devem agir em cada um dos estágios do ciclo de vida do produto.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. III– II – IV – III.
  • B. II – III – I – IV.
  • C. I – IV – III – II.
  • D. IV – III – II – I.

As estratégias de marketing, voltadas para o valor, analisam a diferença entre as percepções dos consumidores em relação aos diferentes benefícios e custos advindos da aquisição ou consumo dos produtos. O tipo de beneficio que forma valor para o consumidor a partir das respostas positivas que esses clientes recebem de outras pessoas por comprar ou usar um produto é o

  • A. benefício funcional.
  • B. benefício cognitivo.
  • C. benefício temporal.
  • D. benefício social.

As compras organizacionais trabalham aspectos como complexidade, duração e número de fornecedores para a realização de suas compras. Entre os diferentes tipos de compras organizacionais, a aquisição de baixa complexidade dos frequentes cartuchos de tinta de impressora é um tipo de compra organizacional chamado de

  • A. recompra modificada.
  • B. compra nova.
  • C. compra comparada.
  • D. recompra direta.

O amplo e diversificado mercado estimula as organizações a buscarem segmentos mais homogêneos, a fim de facilitar as suas estratégias de marketing. A segmentação psicográfica é o processo de dividir o mercado com foco

  • A. em como as pessoas conduzem sua vida, contendo opiniões, atividades e interesses.
  • B. na localização, na densidade populacional e no clima de uma região.
  • C. em benefícios que os clientes desejam ou procuram em uma aquisição.
  • D. no dado demográfico de cidades nos quais um determinado produto é comercializado.
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