Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Relativamente aos desastres naturais, a disseminação de informações sobre medidas de prevenção e o procedimento a adotar nas situações de pré- e pós-desastre são fundamentais para minimizar os impactos negativos para a população local. Nesse contexto, o nível de capital social de uma dada região é determinante para facilitar a disseminação da informação porque:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - - 2014
Dentre as especificidades da «comunicação social em desastres naturais» destaca-se o fato de ter que estar obrigatoriamente embasada no rigor técnico, não incluir linguagem que conduza ao pânico exagerado da população e o consequente descontrole comportamental (sobretudo em situação de pré-desastre). Assim, a redação de boletins, informativos, comunicados e a preparação da matéria jornalística deve respeitar as seguintes regras:
As redes sociais assumem um papel importante na difusão de informação na atualidade. Nesse contexto, podem existir diversos Sites, Blogs, páginas no Facebook, Twitter, etc. de cidadãos que, por iniciativa própria decidam divulgar informações sobre desastres. Relativamente à situação exposta, o CEMADEN deverá proceder da seguinte maneira:
Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - - 2014
Quando os repórteres procuram seus próprios especialistas visando uma informação sobre um desastre natural e se antecipando aos comunicados oficiais e a outros meios de comunicação, conceitualmente à preocupação é com:
Uma coletiva de imprensa diante de uma situação de desastre natural deve ter como objetivo:
A existência da Comunicação de Risco «está diretamente relacionada à necessidade que determinados assuntos têm em ser esclarecidos a certas audiências/ populações/usuários» (Enciclopédia INTERCOM de Comunicação, 2010). Nesse sentido, define-se Comunicação de Risco:
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Americano de desenvolvimento (IADES) - 2014
Tomando-se como ponto de referência o programa de investigação resumido na célebre fórmula de Lasswell (1948) quem, diz o quê, por que canal, a quem, com que efeito? , pode-se dividir a história dos modernos estudos de comunicação em três períodos fundamentais. De acordo com Kurt Lang, no primeiro período da história relativa aos estudos da comunicação (de meados do século 19 até os anos 20 do século passado), estudiosos procuraram pesquisar as transformações trazidas pela Revolução Industrial, em que destacaram as mudanças na forma de comunicação pessoal e na mediatizada. Em relação a esse grupo de estudiosos, é correto afirmar que merece destaque
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Agências de notícias são, segundo verbete do Dicionário Houaiss de Comunicação e Multimídia, de Eduardo Neiva, um tipo de empresa de prestação de serviços que elabora e fornece regularmente matérias jornalísticas para seus assinantes (ger. órgãos de imprensa, além de outras instituições governamentais e privadas (p.11). Qual das agências de notícia abaixo é a mais antiga?
No contexto de uma instituição pública ou empresa, a comunicação, ou a comunicação integrada de marketing, assume, na realidade atual, um conjunto de novas competências que agregam a formação e a manutenção da boa imagem e a preocupação com a identidade, mediante a intensificação da venda de produtos e serviços. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta quanto à definição de identidade corporativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2014
Os media de massa, por causa da sua estrutura, transmitem apenas ideologia (ou seja, modelos de comportamento de consumo), mas eles quase sempre disfarçam esta mensagem como conhecimento (por exemplo, através de notícias jornalísticas), ou esteticamente (por exemplo: musicais de TV). Uma análise sistemática dos códigos pode assim se tornar um método efetivo de des-ideologização. Quem é o autor desta reflexão sobre os meios de comunicação de massa?
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...