Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que apresenta a uma forma correta de disponibilizar e distribuir releases pela internet.

  • A. Deixar visível, no site da instituição, um link para a página de press releases, intitulada “imprensa”, “notícias” ou outro termo dedutível. O importante é que seja apenas um link, em um local específico, para facilitar o acesso do leitor.
  • B. Incluir uma lista completa de possíveis contatos para a imprensa, com e-mail, telefone, fax e endereço.
  • C. Manter um banco de dados de releases, imagens, áudios, vídeos e o que mais for produzido pela assessoria, para que os jornalistas possam consultar. O inconveniente desse recurso é que o acesso às informações é pago.
  • D. Dispor os releases no site da instituição, mas em PDF, de forma que eles não sejam copiados ou plagiados.
  • E. Elaborar um sistema de newsletter. Contudo, esse sistema obriga o jornalista a se cadastrar por tempo indeterminado.

O lead, no jornalismo impresso, é o começo do texto, o núcleo inicial de uma notícia. No telejornalismo, o equivalente ao lead é a

  • A. chamada.
  • B. cabeça.
  • C. narração.
  • D. entrevista.
  • E. entrada.

O setor de responsabilidade social, se vinculado ao de relações públicas e(ou) assessoria de imprensa, pode desenvolver ações específicas junto à comunidade, como, por exemplo, política de portas abertas, reuniões com líderes da comunidade, entre outras. Considerando que algumas empresas, apesar de realizarem essas ações, não conseguem usufruir totalmente dos benefícios que tais atividades poderiam proporcionar, assinale a alternativa que indica a causa pela qual esse fato ocorre.

  • A. A comunicação entre os integrantes da empresa é falha, não desenvolvem um planejamento específico para a área e investem em ações sem mensurar seus resultados.
  • B. Não são destinadas verbas suficientes para projetos de responsabilidade social.
  • C. As empresas não acreditam na imagem positiva da organização, com ações voltadas para as transações comerciais e sociais.
  • D. As empresas não estabelecem regras para a transparência das informações levadas aos públicos da organização.
  • E. O poder de aceitação, por parte do público-alvo, é subestimando.

Entre os princípios éticos do jornalismo estão aqueles relacionados ao direito à intimidade e ao direito à honra. Diferentemente do que se pode imaginar, ainda que semelhantes, eles são distintos entre si. O direito à intimidade garante proteção contra a divulgação de confidências, dados pessoais, recordações, memórias, diários, entre outros. Já o direito à honra visa à proteção do(da)

  • A. propriedade privada.
  • B. reputação.
  • C. razão social de uma empresa.
  • D. valor moral.
  • E. sujeito.

A popularização da internet facilitou o envio de comunicados por correio eletrônico (e-mail), aumentando consideravelmente o uso desse recurso. Alguns críticos apontam o esvaziamento da apuração no jornalismo e um crescimento indevido do poder das assessorias de imprensa, que são causados pela(o)

  • A. confiança exacerbada nas informações passadas, sem contestação por parte dos jornalistas.
  • B. excesso de fontes não confiáveis, o que dificulta a checagem do material recebido.
  • C. maior número de releases, advindos de instituições que conservam o jornalismo institucional.
  • D. aumento da prática de publicar releases integralmente ou quase inalterados, por parte dos jornalistas, e pelo enxugamento excessivo de jornalistas dos veículos de comunicação que, sobrecarregados, utilizam o trabalho das assessorias cada vez mais.
  • E. imparcialidade não mais existente na divulgação das notícias, aliada ao sensacionalismo que é o que vende mais.

Publicado pela primeira vez em 1964, Os meios de comunicação como extensão do homem, de Marshall Mcluhan, é um clássico da crítica à comunicação de massa. O livro lança as bases para uma reflexão sobre uma sociedade onde a tecnologia já pode ser percebida como extensão do homem. Ao comentar as rupturas e transformações de seu tempo, Mcluhan dedica um capítulo inteiro do livro a uma publicação que, segundo o autor, se destacava por uma estética que misturava elementos da fotografia, do cinema e do rádio. Qual era o título dessa publicação?

  • A. Ferdinando.
  • B. MAD.
  • C. The Magician.
  • D. Dick Tracy.
  • E. Os Vingadores.

Com base na notícia apresentada, é correto afirmar que

  • A. o título estaria melhor redigido se SP estivesse escrito por extenso, atendendo, assim, às normas de redação jornalística.
  • B. subtítulo é o título secundário colocado imediatamente após o título principal, composto, usualmente, de letras grandes, mas sempre de corpo menor que o dos caracteres usados no título.
  • C. o antetítulo serve para completar o sentido ou dar outras informações ao título, utilizando letras menores que as do título.
  • D. “Quatro novas escolas entram no top 10 do Enem em São Paulo” é o subtítulo, também chamado de sub-retranca.
  • E. a retranca é o texto destacado em um box no interior da matéria (fixado em uma das colunas, no caso do jornal impresso).

Considerando as diferentes formas de hierarquização dos fatos a serem transmitidos por uma emissora de rádio ou TV, o “plantão” é convocado quando a informação

  • A. ainda está por ser confirmada.
  • B. é inédita e exclusiva.
  • C. já foi confirmada, mas ainda existe dúvida.
  • D. já foi confirmada, mas não existem dados suficientes.
  • E. ainda não foi confirmada, mas já existem dados suficientes.

De acordo com Sônia Ambrósio de Nelson, em A reconfiguração da mídia e da cultura, a internet causa um grande impacto em todos os níveis de informação, principalmente no webjornalismo, porque disponibiliza um jornalismo alternativo e diferente dos veículos tradicionais e permite a participação do cidadão no processo de tratamento da informação. Surge, então, uma nova forma de produção jornalística, na qual o público participa e dá outra dinâmica às rotinas das redações, elaborando o que se convencionou chamar de jornalismo

  • A. comunitário ou mediático.
  • B. comunitário ou corporativo.
  • C. social ou participativo.
  • D. colaborativo ou cidadão.
  • E. multimídia ou cidadão.

A lista abaixo enumera funções de uma assessoria de imprensa:

I - execução de políticas de comunicação;

II - redação de press release;

III - produção de análises;

IV - organização de entrevistas.

Quais dessas quatro tarefas correspondem à atividade de uma assessoria de imprensa?

  • A. Apenas a primeira, a terceira e a última.
  • B. Apenas a última.
  • C. Apenas a segunda e a quarta.
  • D. Todas as quatro.
  • E. Nenhuma das quatro.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...