Questões de Comunicação Social

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No mundo corporativo, há uma discussão frequente entre o fim do house organ impresso e o surgimento do boletim eletrônico, o newsletter. Evidencia-se o surgimento de outro canal de comunicação, o virtual, mas ainda há público para a comunicação impressa; tanto é verdade que as empresas estão investindo em outro novo segmento. Assinale a alternativa que apresenta e descreve corretamente esse segmento.

  • A. O costumer publish, ou seja, a customização, a edição de uma revista interna da empresa, com assuntos variados, impressa em papel de qualidade, com produção e visual caprichados e distribuída a um público pré-selecionado, que inclui diretores, acionistas, formadores de opinião, clientes, funcionários e até mesmo um mailing segmentado, que permite a impressão de grandes números.
  • B. O hard news, informativo diário, de uma página, voltado para um público segmentado.
  • C. A primer news, cartilha com um mínimo de 15 páginas, com histórico, dados técnicos, objetivos e notícias sobre projetos da instituição.
  • D. O clipping impresso, com resumo de notícias principais e secundárias do nicho da instituição.
  • E. O print news, espécie de folhetim semanal ou mensal, com editorial, opinião e editorias diversas, distribuído internamente e externamente.

Em um jornal impresso, os temas “cidade”, “polícia”, “política”, “esporte”, “ciência e tecnologia”, “artes e espetáculos” são separados em

  • A. setores.
  • B. seções.
  • C. rubricas.
  • D. redações.
  • E. editorias.

“Às vezes, quando descubro que não escrevi uma única frase depois de ter rabiscado páginas e páginas, me jogo na cama e fico ali, aturdido, atolado num pântano de desespero, odiando-me e culpando-me por esse orgulho louco que me faz choramingar por uma quimera. Um quarto de hora depois, tudo mudou; meu coração está cheio de júbilo”. (Apud FLAUBERT, G., in NACHMANOVITCH, S., 2007).

O trecho acima nos revela uma das fases do processo criativo. Esta fase é a(o):

  • A. Incubação.
  • B. Aquecimento de ideias.
  • C. Elaboração da ideia.
  • D. Problema.

Jornalistas, blogueiros e comunidades em redes sociais geram um alto e crescente volume de conteúdo. Tendo em vista que acompanhar e controlar todas as notícias é essencial para a diferenciação no mercado, é correto afirmar que a ferramenta de análise de mídia

  • A. é importante no gerenciamento da imagem das corporações, especificamente em casos de gerenciamento de crise.
  • B. auxilia os gestores nos processos de tomada de decisões gerais, sem muita importância no dia a dia.
  • C. permite analisar um perfil quantitativo da cobertura da imprensa sobre os clientes, mas deixa a desejar no perfil qualitativo dessa mesma cobertura.
  • D. ajuda a entender o impacto da notícia em locais específicos.
  • E. tem como foco a comunicação organizacional, ao aumentar o vínculo entre gestor e público interno.

Nos telejornais, a figura do âncora é uma conjugação das funções de

  • A. produtor, apresentador, comentador.
  • B. apresentador, comentarista, entrevistador.
  • C. apresentador, produtor, entrevistador.
  • D. pauteiro, comentarista, apresentador.
  • E. entrevistador, irradiador, comentarista.

Esta etapa é, para o processo de criação, força motriz que ativa o raciocínio. Segundo os autores, a busca para instaurar a harmonia e aliviar o sujeito da angústia é que incita a mente a encontrar soluções. Tanto é assim que Duailibi e Simonsen (2008) defendem que para ocorrer a criação a pessoa deve ser inicialmente perturbada e frustrada por um:

  • A. Plano.
  • B. Brainstorming.
  • C. Produto.
  • D. Problema.

Com relação à comunicação corporativa, assinale a alternativa que apresenta um tipo de monitoramento de análise de mídia, com notícias selecionadas, classificadas e entregues, conforme as necessidades e o briefing do cliente.

  • A. Relatório.
  • B. Desktop publishing.
  • C. Clipping.
  • D. Mailing list.
  • E. Press-kit.

Segundo o texto, a mudança fundamental introduzida no jornalismo a partir da internet foi:

  • A. dispensar a atuação do jornalista na produção de notícias.
  • B. possibilitar a construção conjunta de notícias pelo profissional do jornalismo com a colaboração dos internautas.
  • C. intensificar o monopólio da informação pelas grandes empresas de comunicação.
  • D. reduzir o custo da produção de notícias, com a colaboração dos internautas para coletar informações.

No contexto de uma estrutura organizacional, os modelos de planejamento de comunicação essenciais são

  • A. local, nacional, internacional.
  • B. estratégico, tático, operacional.
  • C. gerencial, administrativo, operacional.
  • D. estratégico, tático, público.
  • E. tático, operacional, mercadológico.

Trata-se de uma técnica de apoio à criatividade, transversal a todos os setores de atividade, mas especialmente utilizada na área da publicidade e imagem, bem como em situações de crise, ou emergência. É utilizado, sobretudo, na análise de oportunidades e processos de otimização de ação no mercado, numa fase inicial do processo, para identificação, e avaliação, das diferentes possibilidades ao dispor do cliente. Referimo-nos a(o):

  • A. Brainstorming.
  • B. Produção.
  • C. Folder.
  • D. Briefing.
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