Questões de Comunicação Social

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Considere:
I. É o que a organização “é” de fato e é constituída por elementos como nome, logomarca, slogan, produtos, serviços, instalações até o comportamento dos colaboradores. O desafio é fazer com que todos os atributos que definem a organização manifestem-se de forma consistente na sua apresentação ao mundo. II. É a organização sob o ponto de vista de seus diferentes públicos, em determinado momento. Dependendo do público envolvido e do contexto, esse conceito se modifica para a mesma organização.
Os itens I e II referem-se, respectivamente, a:

    A) imagem ? identidade.

    B) identidade ? imagem.

    C) identidade ? reputação.

    D) reputação ? identidade.

    E) manual de imagem ? reputação.

O principal objetivo do house organ é a

    A) relação dos releases enviados pela assessoria de comunicação aos órgãos de imprensa.

    B) organização e veiculação de peças de propaganda do diretor para os colaboradores internos.

    C) organização do clipping das reportagens publicadas sobre a instituição nos diversos veículos de imprensa.

    D) publicação de reportagens sobre o ramo de atuação da instituição e de interesse direto do colaborador.

    E) organização do acervo de fontes da instituição que podem ser contactadas pela imprensa.

Considere as informações abaixo:
I. Marcas são símbolos que identificam ou representam uma instituição. II. Marcas são os slogans; nomes, emblemas ou figuras são logotipos. III. A diferenciação não é uma estratégia para valorizar a marca. IV. A força de uma marca pode ser comprovada quando os consumidores atribuem valores e personalidades a ela.
Está correto o que se afirma em

    A) I e IV, apenas.

    B) I, II, III e IV.

    C) II e III, apenas.

    D) I e III, apenas.

    E) II e IV, apenas.

No caso de uma crise de imagem de uma instituição pública, é correto afirmar que

    A) se deve instaurar um comitê de crise composto pela equipe da assessoria jurídica, que tem a capacidade técnica de decidir quem recebe os detalhes da crise e quem pode fazer o contato com a imprensa.

    B) o comitê de crise, formado normalmente por técnicos da segurança do trabalho, quando uma crise de imagem é instalada, ganha novo status, passa a ser liderado pelo presidente da instituição e é ele que responde por toda as ações de gerenciamento.

    C) os colaboradores internos devem ser preservados da crise, pois é o público menos informado sobre os detalhes dos processos. Se a crise for extensa, recomenda-se inclusive que as atividades podem ser suspensas provisoriamente.

    D) para evitar a proliferação de boatos, a assessoria de imprensa é o único setor que deve receber dados e divulgar as informações sobre a crise pois este departamento sabe como atuam os jornalistas.

    E) o público interno deve ser bem informado com detalhes sobre a crise, pois pode frear o avanço de boatos e ajudar na propagação dos argumentos da instituição, ao acessar outros públicos e pessoas de fora dos seus limites.

Na teoria do agendamento, a mídia induz não o que as pessoas pensarão, mas sobre o que elas debaterão. A seleção de assuntos pode ser de acordo com aquilo que um selecionador entende por interesse público (conteúdo jornalístico) ou com a veiculação promocional fundamentada em necessidades comerciais, organizacionais e/ou programáticas (conteúdo publicitário). No processo de comunicação, de acordo com essa teoria, a “saliência” é o conceito que se refere

    A) ao valor dado pelo receptor a um determinado assunto da agenda, realizando a interface entre a percepção individual e a opinião pública.

    B) à forma como um assunto será tratado nos diversos foros sociais de debate (trabalho, casa, vizinhança etc.) provocados pela mídia.

    C) ao tempo em que o tema agendado pela mídia levará da veiculação à agenda do público e à influência sobre a opinião pública.

    D) à falta de confiança do receptor na informação, gerando uma busca por confirmação com informações mais detalhadas e confiáveis.

    E) à frequência e à ênfase com que um conteúdo é veiculado, demonstrando que é julgado muito importante nos círculos publicadores.

No Brasil, toda pesquisa envolvendo seres humanos, desde intervenção clínica a entrevistas e observações etnográficas, devem passar por análise ética do seu protocolo, da metodologia proposta para obtenção de dados a partir de participantes, realizado por um comitê local, vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Antes de realizar uma entrevista semiestruturada com uma pessoa maior de idade, na plenitude de suas condições físicas e mentais, o pesquisador precisa ainda assim obter a assinatura num documento previamente aprovado no sistema CEP-CONEP, o qual é chamado

    A) Termo de Assentimento Livre e Esclarecido.

    B) Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

    C) Compromisso de Confidencialidade dos Dados de Pesquisa.

    D) Termo de Responsabilidade sobre Dados Públicos.

    E) Autorização de Uso de Bancos de Dados.

A transmissão de conteúdos complementares em vários meios, de modo que o público terá a mensagem completa se consumir em todos os canais, ou terá apenas uma mensagem parcial (por exemplo, um anúncio na TV que indica informações complementares e interativas em um aplicativo para smartphone), é o que se chama de

    A) viralização.

    B) crossmedia.

    C) convergência de mídias.

    D) comunicação em rede.

    E) transmídia.

Uma campanha publicitária possui etapas, que são:
I. Briefing. II. Planejamento. III. Mídia e Criação. IV. Veiculação. V. ROI (Retorno sobre o Investimento).
Está correto o que se afirma APENAS em

    A) I, II, III e IV.

    B) I, III, IV e V.

    C) II, III, IV e V.

    D) I, III e IV.

    E) III, IV e V.

No planejamento de uma campanha publicitária são estabelecidos dois planos. No primeiro se definem o objetivo da campanha, orientações gerais para as ações estabelecidas, embasamento das ideias propostas, o posicionamento da campanha e estratégias para que as informações relevantes cheguem ao público alvo. No segundo se fazem análise do cenário atual, projeções, se estabelece o (re)posicionamento da marca em termos de competitividade, são elaboradas estratégias de Branding e critérios para acompanhamento e controle de metas e orçamentos. Esses são, respectivamente, os planos

    A) estratégico e tático.

    B) de ação e de metas.

    C) de comunicação e de marketing.

    D) cognitivo e operacional.

    E) conceitual e procedimental.

É simples: quando o público interno desempenha suas funções da melhor forma possível, gerando, assim, produtos e serviços de maior qualidade, é óbvio que o emocional desses funcionários está sendo trabalhado de forma planejada e organizada. É justamente o desenvolvimento de ações motivadoras e comunicacionais que faz parte da filosofia do endomarketing. Não só visando à melhoria e ao comprometimento dos funcionários, mas também como um 'ímã' para novos funcionários, com perfis de qualidade compatíveis com os objetivos da empresa.
(TAVARES, Maurício. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. São Paulo: Atlas)
Em função disso, Tavares apresenta dois enfoques básicos do endomarketing que são:

    A) treinamento e formação.

    B) salário e estabilidade.

    C) benefícios e promoção.

    D) motivação e comunicação.

    E) valorização e incentivo.

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