Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A assessoria de comunicação de uma instituição pública convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a agenda das audiências públicas. Nesta mesma semana, a imprensa regional divulgou informações negativas sobre um dos servidores alocados na instituição. Sobre os procedimentos adotados pela assessoria de comunicação da instituição na convocação da coletiva, é correto afirmar:

    A) Não há como evitar conflitos com a imprensa. A coletiva deve ser convocada normalmente e quando as perguntas incômodas forem feitas, o assessor pede ao entrevistado que não responda.

    B) A pauta deve ser clara: os veículos de comunicação presentes devem estar conscientes de que não terão acesso a declarações que não sejam ligadas ao assunto tratado no evento, o que pode diminuir os conflitos.

    C) Convoca-se a coletiva apenas com os veículos que são considerados parceiros e amistosos com a instituição, para evitar conflitos.

    D) Os conflitos com a imprensa são inevitáveis, por isso a coletiva pode ser mantida e, se surgirem perguntas indesejadas, a assessoria prepara uma nota com explicações oficiais que será enviada à imprensa no dia seguinte.

    E) Para evitar conflitos com a imprensa, a coletiva deve ser cancelada e só será convocada quando o assunto negativo não estiver mais no noticiário.

Considere as afirmativas a seguir sobre os meios de comunicação interna:
I. A escolha dos veículos para comunicação interna leva em conta: o tamanho da instituição e a verba disponível para a área. II. As características dos funcionários da instituição (formação intelectual, econômica e nível de informatização) não são levadas em conta, pois isso seria discriminação. III. O jornal mural tem como característica a linguagem mais informal capaz de despertar o interesse dos empregados.

Está correto o que se afirma em

    A) I e III, apenas.

    B) I, II e III.

    C) I e II, apenas.

    D) II, apenas.

    E) III, apenas.

Considere as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A internet contribuiu, junto com outros avanços tecnológicos, para a segmentação da mídia.
PORQUE
II. A mídia de massa se contraiu enquanto a mídia especializada, por meio da internet, atende quem busca informação segmentada.

É correto afirmar que

    A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

    B) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

    C) As asserções I e II são proposições falsas.

    D) A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

    E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Pesquisa sobre uso de aplicativos mensageiros publicada pelo portal da Aberje em 2016, indicava que 5,6% dos participantes utilizava o mensageiro no horário de trabalho, e 83,8% deles usava em aparelhos particulares. Além disso, 29,1% disseram usar entre uma e três horas por dia, reduzindo as ligações telefônicas. Apenas 23,5% das empresas que utilizam o aplicativo em ambiente corporativo ofereciam treinamento ou recomendações específicas. Dessas, 57,5% eram micro ou pequenas empresas. A falta de monitoramento contínuo fez com que memes, piadas e correntes sejam compartilhadas por 20,1% dos participantes de grupos de trabalho, enquanto que, desses, 24,5% eram utilizados para tomadas de decisões relacionadas à empresa.

Acerca deste texto, é correto afirmar que:

    A) As empresas de pequeno porte, por não terem verba disponível para criar políticas de controle do compartilhamento de memes e piadas, liberam o uso dos aplicativos mensageiros, apostando na diminuição de gastos com ligações telefônicas.

    B) Não há como incorporar os aplicativos mensageiros disponíveis no mercado como ferramentas de comunicação interna, pois o uso em aparelhos particulares impede o controle por parte da instituição. A saída seria desenvolver aplicativos próprios.

    C) Os aplicativos mensageiros são bloqueados nas micro e pequenas empresas e liberados apenas nas médias e grandes corporações, que não se preocupam com o compartilhamento de memes, piadas e correntes.

    D) O aplicativo mensageiro pode ser incorporado como tecnologia para a comunicação organizacional; a dificuldade das instituições é criar políticas sobre compartilhamento de mensagens nos grupos de trabalho, mesmo o uso sendo em aparelhos particulares.

    E) As empresas de grande porte fornecem aparelhos corporativos, o que implica na automática proibição de compartilhamento de memes, piadas e correntes tanto nos grupos de trabalho, quando nos grupos particulares.

Quando uma organização decide construir uma intranet, pode tomar algumas medidas, tais como:
? Deixar claro os objetivos da plataforma. ? Garantir que o motor de busca seja capaz de encontrar todo conteúdo publicado.
? Oferecer serviços úteis, com simplicidade de acesso, ergonomia e caminhos intuitivos. ? Estimular o uso por líderes, chefias e direção. ? Transformar a plataforma em único meio de tramitar processos administrativos.

Esses procedimentos são importantes para garantir

    A) a menor demanda de configuração dos computadores usados pelos funcionários.

    B) a economia de recursos materiais e financeiros na construção da intranet.

    C) a melhoria da reputação da organização perante o público externo.

    D) o uso da internet quando necessário, especialmente nos momentos em que o funcionário não encontra a solução procurada na intranet.

    E) o engajamento dos funcionários com a plataforma.

Jürgen Habermas, pensador da assim chamada “Segunda Geração” da Escola de Frankfurt, propôs a consecução de formas de se relacionar socialmente para superar a busca do sucesso individual (ação estratégica) para dinâmicas dialogadas buscando o entendimento mútuo (ação comunicativa). Durante sua trajetória, particularmente na ascensão dos debates sobre a globalização, ele se debruça sobre o entendimento e construção de um espaço socialmente reconhecido, não institucionalizado, em que circulam ideias, propostas debates, pontos de vistas do cotidiano. A comunicação é elemento vital para a circulação de tais informações nesse espaço, o qual é denominado pelo autor como

    A) Teoria Crítica.

    B) Indústria Cultural.

    C) Reprodutibilidade Técnica.

    D) Dialética do Esclarecimento.

    E) Esfera Pública.

Em um questionário ou formulário é possível inserir diferentes tipos de questões. Quando o objetivo de uma determinada questão é identificar graus psicométricos de concordância ou aceitação, o enunciado apresenta ao entrevistado uma afirmação e, abaixo, itens que indicam grau de concordância (discordo totalmente, discordo parcialmente, indiferente, concordo parcialmente, concordo totalmente). Esse tipo de questão é conhecido como

    A) Escala Likert.

    B) Múltipla escolha.

    C) Pergunta de fato.

    D) Variável escalar ordinal.

    E) Variável escalar intervalar.

Tradicionalmente o media training tem sido utilizado para o treinamento de CEOs, diretores e outros dirigentes. Alguns estudos mais modernos apontam que ele também deve ser realizado com outros profissionais da empresa ou da instituição, tais como

    A) porteiros, contínuos, telefonistas e recepcionistas.

    B) motoristas, telefonistas, recepcionistas e secretárias.

    C) motoristas, contínuos, recepcionistas e secretárias.

    D) porteiros, telefonistas, recepcionistas e secretárias.

    E) porteiros, contínuos, recepcionistas e secretárias.

Nos anos 60, do século passado, a TV Excelsior foi uma das emissoras que mais inovaram no desenvolvimento do veículo no país. Uma das suas inovações mais marcantes foi ser a responsável por

    A) instalar a primeira TV em cores no Brasil.

    B) implantar a novela diária no Brasil.

    C) só realizar programas ao vivo.

    D) apresentar todas as séries legendadas.

    E) ser a primeira emissora em UHF no Brasil.

Considere:
I. A pesquisa qualitativa estuda as motivações ou psicologia de um determinado comportamento social ou então de consumo. II. A pesquisa quantitativa estuda os dados numéricos que se referem a comportamento e atitudes do público-alvo. III. A pesquisa qualitativa deve ser sempre feita com perguntas fechadas e com opções predeterminadas. IV. A pesquisa quantitativa exige um orçamento mais caro que a qualitativa.

Está correto o que se afirma em

    A) II, III e IV, apenas.

    B) I, III e IV, apenas.

    C) I, II e IV, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...