Questões de Comunicação Social

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Na produção de notícias, os jornalistas adotam critérios de noticiabilidade que são definidos como:

    A) avaliação direta, do jornalista, dos inúmeros fatos que podem virar notícia, que se divide nos processos de seleção dos fatos como visibilidade e concorrência; e o de construção como notoriedade e novidade.

    B) conjunto de critérios e operações para escolher, entre inúmeros fatos, uma quantidade limitada de notícias, o que compreende critérios de seleção como relevância e proximidade; e critérios de construção como simplificação e consonância.

    C) análise da concorrência, o que compreende a análise dos critérios de seleção adotados pela concorrência como personalização e dramatização; e os de construção como efemérides e notabilidade.

    D) adequação do conteúdo aos critérios editoriais do veículo, o que implica, muitas vezes, na autocensura dos jornalistas ao não apurar fatos que são contrários ao posicionamento da empresa jornalística.

    E) comprovação da teoria do espelho, pois a seleção e construção de fatos não sofreriam a interferência do jornalista, apenas da empresa jornalística; as notícias seriam um espelho da realidade.

Considere as afirmações a seguir:


I. O receptor se torna, na Cultura da Convergência, alguém capaz de reconstruir as mensagens e devolvê-las ao espaço público através das mídias digitais.

II. Um dos princípios da Cultura da Convergência é a possibilidade dos indivíduos se tornarem produtores de mensagens.

III. A convergência implica na invalidação do meio antigo pela nova mídia transformada em meio de comunicação de massa.


Está correto o que se afirma em

    A) II e III, apenas.

    B) I, II e III.

    C) I e III, apenas.

    D) I e II, apenas.

    E) II, apenas.

Aline foi encarregada a aplicar um formulário para verificar a satisfação dos clientes de uma rede varejista com o atendimento. Ela decidiu abordar os clientes na entrada da principal loja. Aline, nesse caso, tomou uma decisão

    A) correta, pois a abordagem na entrada toma menos tempo dos entrevistados.

    B) errada, pois a entrada da loja serve como filtro social, eliminando os compradores on-line.

    C) correta, pois na entrada o fluxo de pessoas tende a ser maior do que em outras áreas.

    D) errada, pois tais pessoas não realizaram a compra e ainda não é possível medir satisfação.

    E) indiferente, pois as respostas tendem a ser similares pelas pessoas tanto na entrada quanto na saída da loja.

Segundo Manuel Castells, o processo de globalização, tendo como um dos principais elementos o desenvolvimento tecnológico em computação e telecomunicações, inclui a criação de centros de ponta, tanto em termos econômicos quanto científicos, ao redor do globo, interconectados e interligados compartilhando interesses mútuos. O conceito proposto pelo autor espanhol, entre o final dos anos 1980 e começo dos 1990, para descrever tal dinâmica é:

    A) sociedade em rede.

    B) aldeia global.

    C) tecnologias da inteligência.

    D) impérios da comunicação.

    E) galáxia da internet.

O smarthphone foi responsável pela popularização da internet móvel, fazendo com que aparelhos, antes destinados essencialmente a fazer e receber chamadas, se tornassem computadores que podem ser carregados no bolso do usuário. Como qualquer dispositivo dessa natureza, seu funcionamento depende da conjunção de diferentes tecnologias, bem como o estabelecimento de acordos entre empresas de quatro setores, que são

    A) o desenvolvedor de sistema operacional, as companhias de telecomunicações, o sistema financeiro e as redes varejistas.

    B) o fabricante do aparelho, o desenvolvedor de sistema operacional, o desenvolvedor de aplicativos e as companhias de telecomunicações.

    C) as companhias de telecomunicações, a indústria fonográfica, o cinema e os desenvolvedores de programas para streaming de conteúdo.

    D) o desenvolvedor de aplicativos, a indústria criativa, órgãos regulatórios de governo e consultorias de preservação de direitos autorais.

    E) a indústria de eletroeletrônicos, fundos de investimentos, emissores de títulos do tipo subprime e setor logístico.

Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão

    A) idealizada por Walter Benjamin para explicar a perda de aura da cultura popular, que seria produzida pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.

    B) criada por Adorno e Horkheimer para se diferenciar da cultura erudita, que é espontaneamente aprendida pelas massas. A indústria cultural se apropria da cultura erudita para produzir cultura popular.

    C) cunhada por Adorno e Horkheimer para evitar a confusão com cultura de massa, que seria a cultura gerada espontaneamente pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.

    D) pensada por Adorno e Habermas para explicar a padronização da circulação de bens culturais dentro da esfera pública. A indústria cultural seria o mecanismo de agendamento das ideias da opinião pública.

    E) explicada pela primeira vez por Umberto Eco na obra Viagem à Irrealidade Cotidiana. A indústria cultural seria a forma de integrar os indivíduos dentro da sociedade democrática, na medida em que as massas entram em contato com a reprodução de obras de arte.

Twitter não mede bem a opinião pública, revela pesquisa:
[...] Para se ter uma ideia do que determinada faixa etária ou região do planeta pensa sobre um assunto, o Twitter pode parecer inicialmente um bom começo. Porém, quem depende somente do sistema de microblogs para ver a reação a assuntos delicados pode estar obtendo uma versão deturpada da opinião pública em geral. Segundo uma pesquisa feita pelo Pew Research Center, as opiniões divulgadas no site diferem muito daquelas expressas em outros meios. O relatório mostra que quem participa do serviço tende a ser mais liberal do que a média ? exemplo disso foi a última eleição presidencial norte-americana, na qual Barack Obama aparecia de forma mais positiva no Twitter do que em outros veículos. (Tecmundo, 5 de março de 2013. Disponível em: <https://www.tecmundo.com. br)
A aparente inviabilidade de medição da opinião pública pelas tendências apresentadas numa rede social como o Twitter, no momento em que a matéria acima foi escrita, é:

    A) O acesso já se constituía num filtro etário e socioeconômico, fazendo com que apenas uma parcela da população fosse verificada.

    B) Embora todas as parcelas da população se façam representar proporcionalmente, os usuários constroem personagens de si.

    C) As necessidades em termos de capacidades cognitivas e fluência em uso das tecnologias digitais favorecem os liberais.

    D) O algoritmo usado por redes sociais impulsiona propositalmente as posições políticas liberais, cerceando as conservadoras.

    E) Apenas visões de mundo compartilhadas por pessoas e instituições economicamente poderosas se difundem nas redes sociais.

O conceito de comunicação sustentável se refere à

    A) aquisição de bens e serviços ecologicamente corretos para as atividades de comunicação.

    B) divulgação de bens e serviços produzidos com matérias-primas renováveis.

    C) atividade de difusão de valores de sustentabilidade e responsabilidade social.

    D) colaboração com empresas do setor da economia sustentável, como cooperativas de catadores.

    E) pressão exercida por uma organização sobre o poder público para adoção de políticas de preservação.

No processo comunicacional, o emissor envia uma mensagem para o receptor através de um determinado canal. O processo termina com a devolução, por parte do receptor, de uma resposta ou reação, a qual é conhecida como

    A) codificação.

    B) informação.

    C) feedback.

    D) intenção.

    E) decodificação.

Gilberto Strunck, em seu Como criar identidades visuais para marcas de sucesso (Rio de Janeiro: Rio Books), aponta que o resultante de todas as qualidades e atributos relacionados a uma marca, além do poder que ela tem [...] para convencer um consumidor a escolhê-la em meio a concorrência, chama-se

    A) brainstorm.

    B) merchandising.

    C) brand-equity.

    D) slogan.

    E) tracking.

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