Questões de Comunicação Social

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O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) em seu artigo 45, alínea “C”, recomenda aos veículos “que, como medida preventiva, estabeleçam um sistema de controle na recepção de anúncios”. Assim, o veículo poderá recusar o anúncio:
I. independentemente de decisão do CONAR, quando entender que o seu conteúdo fere, flagrantemente, princípios desse Código, devendo, nessa hipótese, comunicar sua decisão ao Conselho Superior do CONAR que, se for o caso, determinará a instauração de processo ético. II. que fira a sua linha editorial, jornalística ou de programação. III. que não foi pago antecipadamente, como é a atual prática de mercado. IV. de polêmica ou denúncia sem expressa autorização de fonte conhecida que responda pela autoria da peça.
Está correto o que se afirma em

    A) I, II e IV, apenas.

    B) I, II e III, apenas.

    C) II, III e IV, apenas.

    D) II e IV, apenas.

    E) I, II, III e IV.

Considere o trecho abaixo da matéria "Sair da 'bolha' para ouvir opiniões políticas diferentes pode acentuar polarização, sugere estudo", publicada pela BBC News
Pesquisadores das universidades de Duke, Brigham Young e Nova York, nos Estados Unidos, "mediram" mudanças no posicionamento ideológico de usuários do Twitter após a exposição a contas associadas a orientações oponentes ? aos Democratas ou Republicanos, partidos majoritários no país e, em linhas gerais, mais associados à esquerda e à direita, respectivamente.
Após o teste, republicanos apresentaram tendência substancial a manifestar posições mais conservadoras ? em uma escala de sete pontos, um aumento de pelo menos 0,12 pontos (no caso de internautas que responderam aos questionários com mais assiduidade, o valor chega a 0,6 pontos; portanto, considera-se um intervalo de 0,11 e 0,59).
Já entre os democratas, houve uma pequena acentuação em posições liberais, mas esta foi estatisticamente insignificante.
(Disponível em: https://www.bbc.com)
A sectarização política decorrente do isolamento do indivíduo em uma bolha digital de opiniões convergentes com a sua, gerando a sensação de estar sempre (e cada vez mais) certo, é facilitada tecnologicamente por

    A) aumento de velocidade das conexões de internet gerando pletora de informações.

    B) baixo nível de instrução dos usuários, uma vez que o acesso é cada vez mais barato.

    C) algoritmos que selecionam o conteúdo a ser exibido por perfil e afinidades individuais.

    D) maior desejo de uso dos aparelhos e das redes digitais por pessoas engajadas politicamente.

    E) uso de linguagem jornalística em conteúdos claramente falsos, dando credibilidade à mentira.

Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo

    A) de maneira geral.

    B) consigo mesmo.

    C) com seu interpretante.

    D) com seu interpretado.

    E) com seu objeto.

Pode-se defini-lo como uma ação que se realiza no ponto de venda, tendo a intenção de expor de uma maneira melhor o produto, destacando-se assim da concorrência e atraindo o consumidor.
Essa é a definição de

    A) merchandising.

    B) brand-equity.

    C) stakeholders.

    D) briefing.

    E) press kit.

Quando duas diferentes cores são misturadas, encontramos como resultado uma terceira cor. Ao misturar vermelho com azul e o azul com amarelo tem-se, respectivamente,

    A) salmão ? laranja.

    B) violeta ? verde.

    C) violeta ? laranja.

    D) rosa ? verde.

    E) rosa ? laranja.

Na edição de programas radiofônicos, além da adequação do texto ao conteúdo veiculado, também é necessário ater-se à parte musical que será emitida ao fundo. Esse recurso se denomina:

    A) teaser.

    B) playback.

    C) off the record.

    D) downlink.

    E) background.

De acordo com João Vicente Cegato Bertomeu, em seu Criação em filmes publicitários (São Paulo: Cencage Learning), o profissional responsável pelos aspectos estéticos e visuais das peças de propaganda criadas e que domina as buscas conceituais criativas, transformando-as, pela linguagem visual, nos aspectos imagéticos e visuais das peças é o

    A) redator.

    B) diretor de criação.

    C) produtor de RTVC.

    D) diretor de arte.

    E) diretor de atendimento.

A função principal do media training é

    A) organizar os conteúdos do site do assessorado e administrar a divulgação nas redes sociais.

    B) treinar os CEOs no controle da informação e orientar os demais funcionários na elaboração do clipping.

    C) preparar os assessorados para atender à imprensa e deve ser feito no início do atendimento à conta.

    D) orientar os assessorados na administração do negócio e incentivar as potencialidades internas.

    E) analisar o panorama político e social para o assessorado e interpretar as mudanças no mercado de capitais.

Considere:
Oh, padeiro desta rua Tenha sempre na lembrança Não me traga outro pão Que não seja o pão Bragança.
Com esses versos inicia-se aquele que é considerado o primeiro jingle brasileiro, veiculado em 1932 no Programa Casé. Esse jingle foi criado pelo compositor:

    A) Noel Rosa.

    B) Nássara.

    C) Almirante.

    D) Ary Barroso.

    E) Carlos Gardel.

A comunicação normativa

    A) é a utilizada entre os pares do departamento jurídico das organizações. Por ser hermética, está cada vez mais em desuso, sendo substituída pela publicação dos releases especializados.

    B) não deve ser voltada para o público externo e sim direcionada para o público interno das empresas públicas. O público interno é o que fará a explicação das leis, normas e decretos nos atendimentos.

    C) refere-se às normas de conduta na sociedade civil. Ela advém do conceito funcionalista dos meios de comunicação como vigilante de eventuais patologias.

    D) é a publicação, para o público interno, das normas e condutas nos servidores nas instituições públicas, principalmente no trato com autoridades e cidadãos.

    E) resulta do dever das instituições públicas de publicar leis, normas e decretos, além de divulgá-los, explicá-los e dar as instruções necessárias para utilizá-los.

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