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Bens de consumo são produtos e serviços comprados para uso próprio, sendo classificados com base em como os consumidores os compram.
Em relação ao comportamento de compra do consumidor, a compra de um produto de conveniênciademanda pouco conhecimento do produto, e o interesse de compra é negativo.
exige muito planejamento e comparação entre marcas, mas é menos frequente.
exige pouco planejamento na compra e baixo envolvimento do cliente.
gera fidelidade à marca, e o cliente apresenta baixa sensibilidade ao preço.
requer esforço especial de compra, e o cliente tem preferência por produtos exclusivos.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O artigo Mídia e Educação: reflexões sobre o uso pedagógico de textos de divulgação científica de autoria de Elisabeth Gonçalves, Graça Caldas e Márcia Reami Pechula, apresenta argumentação que desvenda a importância do conhecimento crítico e seus desdobramentos na mídia. As autoras afirmam que:
I. a relação que se estabelece entre o divulgador (jornalista ou cientista), por meio do veículo e o público leitor, revela um ethos diferenciado, considerando- se a especificação do conteúdo veiculado e os objetivos envolvidos nesse processo comunicativo, caracterizado como um campo entre o discurso científico e o jornalístico, ora mais próximo do primeiro, ora do segundo.
II. a mídia é apresentada como uma máquina produtora de signos que se originam na parte da atividade humana dedicada a construir sentido social, que está em relação com o contexto econômico, pois todo órgão informativo atua como uma empresa, cuja finalidade consiste em fabricar um produto definido.
III. não existe apenas um discurso de divulgação científica. É preciso reconhecer a construção de diferentes discursos, conforme as características dos veículos e do público a que se destinam, porque as manifestações enunciativas são resultantes da interação entre os interlocutores ideologicamente marcada pela linguagem.
IV. o jornalista assume a posição de fiador, explicando o conteúdo e selecionando da fala do pesquisador elementos simples para os fatos apresentados e posicionando-se ao lado do seu leitor, como alguém que também não dominava o conteúdo, mas que já tomou conhecimento a partir do diálogo com o cientista e outras fontes de informação.
Têm respaldo nas teorias de comunicação o que consta em
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o que o cerimonial público prescreve para as solenidades realizadas na capital federal, nos estados, nos territórios federais e nas missões diplomáticas do Brasil, julgue os itens seguintes.
Em solenidade ou cerimônias em que o presidente da República se fizer representar, deve seu representante posicionar-se à direita da autoridade que preside o evento.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Ao se planejar a comunicação integrada de uma organização, é preciso ter clareza quanto aos elementos que a compõem. Com relação a esses aspectos, assinale a opção correta.
O destinatário da referida comunicação é o público externo final, e essa comunicação não envolve, portanto, estratégias voltadas para o público interno, para o qual se destinam ações estritamente organizacionais.
A imagem institucional de uma organização requer um planejamento específico e, consequentemente, uma estratégia de comunicação exclusiva, distinta da imagem de produtos e serviços.
Cada um dos elementos do composto de marketing deve contribuir para que os objetivos da comunicação integrada sejam atingidos.
A comunicação administrativa, por ser uma atividade estritamente interna, operacional e não midiática, requer necessariamente a elaboração de um plano de comunicação exclusivo.
O foco da referida integração é a obtenção dos resultados a que se propõe uma organização, o que não implica necessariamente a atuação conjugada de todos os profissionais envolvidos, como os de imprensa e propaganda, por exemplo.
Uma empresa que distribui seu produto ao maior número possível de pontos de venda pratica a distribuição do tipo
alternativa
exclusiva
extensiva
intensiva
seletiva
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Existe atualmente, à disposição da sociedade, grande variedade de formas de criação de conteúdos da Web 2.0 como, por exemplo, os podcasts, os blogues, os bookmarks sociais, as redes sociais e as wikis. Essas ferramentas podem ser muito úteis nos contextos empresariais e profissionais.
Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Inclui-se, entre os fundamentos do Facebook, o aproveitamento dos efeitos de rede, em que cada indivíduo representa um nó da teia www, comunicando e partilhando informações.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Perseu Abramo escreveu um ensaio (Padrões de Manipulação na Grande Imprensa) que trata das causas que impedem a imprensa de ser objetiva. Para ele,
a matéria poderá vir carregada de indução quando é construída sem a apresentação do contexto do fato jornalístico.
a troca do conteúdo pela forma acontece quando um fato importante é retirado da edição por falta de espaço.
existe ocultação quando há depuração do fato jornalístico em partes consideradas importantes para a edição da matéria.
fragmentação é não oferecer ao público uma informação importante para as suas decisões.
a inversão de relevância dos aspectos acontece quando o jornalista apresenta o fato secundário como principal.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o que o cerimonial público prescreve para as solenidades realizadas na capital federal, nos estados, nos territórios federais e nas missões diplomáticas do Brasil, julgue os itens seguintes.
Nenhum convidado pode fazer-se representar nas cerimônias a que comparecer o presidente da República.
House organ é o nome que se dá ao veículo de comunicação que circula dentro de empresas e entidades. Ele serve de porta-voz entre funcionário e patrão. Neles são divulgados eventos e fatos internos. Nos últimos tempos, as empresas têm investido em mais de um house organ, para atingirem públicos distintos. Por essas características, é correto afirmar que o house organ é uma ferramenta
de comunicação informal.
do Endomarketing.
do Departamento de Relações Institucionais.
de comunicação administrativa.
do Departamento de Vendas.
Um repórter de TV produz uma reportagem especial sobre o cultivo de ostras e, depois de gravar todas as entrevistas, acompanha o trabalho do cinegrafista na captura de imagens para ilustrar o trabalho. Em um determinado momento, o repórter pede ao cinegrafista que grave uma imagem bem fechada de uma ostra.
Assinale a alternativa que indica o termo técnico desse pedido do repórter.
Truck
Insert
Travelling
Contraplano
Plano americano
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