Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O pensamento que melhor representa a teoria de Marshall MacLuhan é:
Não apenas somos esmagados pelo próprio volume da informação. Somos também, em maioria, atrapalhados por uma educação que nos prepara inadequadamente para processá-la.
Somos limitados por uma língua na qual as palavras podem significar uma coisa para uma pessoa e algo bem diferente para outra.
A informação que ingerimos molda nossa personalidade, contribui para as idéias que formulamos e dá cor à nossa visão do mundo.
O conhecimento − assim como as pessoas, os lugares, as coisas e as formas de organização − está se tornando descartável.
A roda é um prolongamento do pé; o livro é um prolongamento do olho; a roupa é um prolongamento da pele e o circuito elétrico é uma prolongação do sistema nervoso central.
De acordo com o Decreto nº 83.284, de 13 de março de 1979, que regulamenta o exercício da profissão de jornalista, redigir matérias de caráter informativo, desprovidas de apreciações ou comentários, preparando-as ou redigindo-as para divulgação é função desempenhada pelo
noticiarista.
redator.
copidesque.
repórter.
repórter.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A declaração que oferece conceituação à responsabilidade social do jornalista foi dita por:
Tristão de Ataíde: o jornalista medíocre informa para informar. O autêntico, informa para formar. O jornalista profissional informa para ganhar.
Eugênio Bucci: para o jornalista, exercer a liberdade é um dever, porque para o cidadão ela é um direito.
Ana Estela de Sousa Pinto: um jornalista que não acompanha o noticiário será incapaz de saber o que é novo e o que é velho.
Gay Talese: o papel do repórter é descobrir as histórias que valem a pena contar.
Caco Barcelos: o jornalista é aquele que tem a informação qualificada, bem apurada e é movido pela honestidade. Mas deve preocupar-se com a sua audiência.
O Google oferece gratuitamente aplicativos de pesquisa na Internet. Praticamente nenhum conteúdo é produzido pela empresa, que tem um gigantesco e dinâmico banco de dados disponibilizado em cloud computing (computação nas nuvens) pelas muitas interfaces desenvolvidas pelo próprio Google ou compradas de terceiros (Motor de Busca, Orkut, Google Mais, Calculadora, Translator, Youtube, Mapas, Google Earth, entre outros). O conteúdo encontrado nessas ferramentas
I. é formado por dados que necessitam de checagem.
II. deve ser verificado quanto à autenticidade e correção.
III. é uma fonte segura produzida colaborativamente.
IV. pode ser buscado novamente de modo mais refinado.
Está correto o que se afirma APENAS em
I, II e III.
I, III e IV.
I, II e IV.
I e III.
II e III.
Em um dado momento da Guerra da Independência dos EUA, sabendo de um iminente avanço dos ingleses, a resistência americana enviou dois cavaleiros, por rotas diferentes, para avisar aos soldados de vilas e cidades que se preparassem para a manobra. Apenas um dos cavaleiros foi bem-sucedido, mas ainda assim os ingleses foram derrotados. Por que os dois não obtiveram sucesso? Porque apenas um tinha credibilidade.
Sabendo-se que a utilização do anúncio publicitário nem sempre é a melhor maneira de divulgação da imagem de uma empresa, o texto acima apresenta um exemplo demarketing viral
sampling
planejamento estratégico
criação de mercado
segmentação de mercado
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Um dos principais atributos do fato jornalístico é a sua possibilidade de gerar repercussão. De acordo com esse conceito, é possível afirmar que o fato jornalístico
varia de cultura para cultura e tem como base a moral social.
tem como fator a exterioridade do acontecimento, que são independentes à vontade da audiência.
tem como direção a coletividade e não um indivíduo específico.
deve despertar interesse, ser inesperado, ter a possibilidade de gerar empatia, dentre outras características.
se caracteriza pela coercitividade, pois nasce dos padrões culturais do grupo a que se refere a audiência do veículo.
A prática do off é muito utilizada no jornalismo, principalmente na área política, o que acaba preservando muitas fontes que, às vezes, podem estar comprometidas com delitos. O texto do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros prevê que
é direito do jornalista resguardar o sigilo da fonte.
a fonte é preservada, se essa for a política do veículo.
o sigilo da fonte é resguardado após ordem judicial.
essa questão não cabe dentro de um código de ética.
é necessário aguardar a regulamentação do Congresso Nacional.
As empresas modernas desenvolvem suas estratégias de acordo com as forças do mercado.
Dessa forma, a orientação para o marketing apresenta como características a(o)busca pela redução de custos e o incentivo à equipe comercial para incremento das vendas corporativas
busca por produtos de qualidade e de desempenho superior e a administração centrada na produção
otimização da distribuição e a produção em massa para atendimento à demanda do mercado
desenvolvimento de técnicas avançadas de negociação e a busca de lucro através do volume de vendas
foco nas necessidades do consumidor e a integração entre os setores da organização
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Segundo Magaly Prado (Produção de Rádio − um Manual Prático − pág. 162), ao contrário do que acontece com a discussão sobre qual sistema utilizar para a TV digital, ou se é o caso de criar um padrão próprio, o pessoal do rádio adotou logo de uma vez o sistema Iboc (in band on channel) para testes. A justificativa é que essa tecnologia
já foi homologada pelo Ministério das Comunicações, o que facilita o planejamento das empresas.
tem receptores a preços baixos, o que impedirá que haja queda no número de ouvintes.
permite a utilização da mesma frequência tanto no digital quanto no analógico.
não permitirá que o ouvinte tenha a opção de, por exemplo, ouvir uma música e acompanhar a letra em um visor do aparelho.
ampliará o número de receptores porque a sintonia poderá ser feita por qualquer tipo de celular.
De acordo com o conceito de segmentação, a estratégia de marketing indiferenciado é usada quando
a empresa foca sua orientação em nichos de mercado.
a empresa busca o mercado total com uma única oferta.
as marcas e promoções são feitas para grupos de clientes, situados em locais específicos.
os produtos são customizados para atender aos clientes individuais.
os recursos da empresa são limitados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...