Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tese, na área da comunicação, que defende que a assimilação de uma mensagem enviada pela mídia depende de inúmeras perspectivas individuais está contida na:

  • A.

    Teoria da Tipicidade.

  • B.

    Teoria da Persuasão.

  • C.

    Teoria da Relatividade.

  • D.

    Teoria da Contingência.

  • E.

    Teoria da Imputação Objetiva.

Magaly Prado, na sua obra Webjornalismo, aconselha que “na hora de arquitetar o design de um site ou blog, é importante lembrar que tudo o que se coloca será “carregado” e, dependendo da velocidade da máquina de cada usuário, haverá diferentes tempos para que tudo seja enfim carregado.” O seu alerta refere-se à

  • A.

    compatibilidade.

  • B.

    visibilidade.

  • C.

    acessibilidade.

  • D.

    usabilidade.

  • E.

    conectividade.

As atividades relacionadas ao marketing cultural vêm despertando cada vez mais o interesse das organizações, que identificam nesses projetos preciosas oportunidades de relacionamento com seus stakeholders.

Nesse sentido, é INCORRETO afirmar-se que

  • A.

    o patrocínio pode ser realizado sob a forma de fornecimento de produtos ou de prestação de serviços gratuitos, e não necessariamente sob forma financeira.

  • B.

    os intermediários culturais são curadores e produtores culturais com a função de estabelecer as relações entre os agentes envolvidos no processo.

  • C.

    as motivações e os objetivos de investimento no setor cultural da iniciativa privada e do setor público são similares, assim como os públicos atingidos.

  • D.

    as empresas podem operacionalizar suas atividades de marketing cultural de forma direta ou contratando os serviços de uma consultoria cultural.

  • E.

    algumas empresas optam por investir em uma linha cultural única, enquanto outras patrocinam projetos de diferentes áreas, tais como esportes, cultura e projetos sociais.

Na Teoria da Comunicação, o termo gatekkeper tem relação com:

  • A.

    atualização visual de uma logomarca.

  • B.

    publicidade veiculada na internet, exclusivamente.

  • C.

    jingle com expressões em, no mínimo, dois idiomas.

  • D.

    seleção dos assuntos que serão divulgados pela mídia.

  • E.

    recepção de uma mensagem visual, exclusivamente.

João Geraldo, editor de O Carreteiro, afirma que “existe um direcionamento (na edição da revista), cujo objetivo maior é deixar sempre a sensação de que nós estamos sempre do lado dele (do motorista de caminhão), dando uma mensagem, passando uma informação que ele precisa, seja sobre produto novo ou legislação que vive mudando. A revista está aqui para ajudar o motorista. Não estamos aqui para fazer caridade para o motorista, mas como se trata de um público, digamos, arisco e difícil de conquistar, então é bom dar essa conotação de que nós falamos com ele.” Essa transcrição de entrevista contida na dissertação de Mara Ferreira Rovida justifica

  • A.

    a segmentação de públicos no jornalismo.

  • B.

    a tendência da necessidade de se criar pautas generalistas para os leitores de revistas dirigidas.

  • C.

    a formação especializada de editores de revistas dirigidas.

  • D.

    ser a edição de revistas dirigidas totalmente atrelada ao setor comercial.

  • E.

    a inconstância da periodicidade das revistas, que só são fechadas após a venda total das páginas dedicadas a propaganda.

A respeito das estratégias de marketing no setor de varejo, sabe-se que

  • A.

    a estratégia de comunicação do varejo, por ser sazonal, concentra-se unicamente na promoção das mercadorias comercializadas, e não na promoção da sua imagem institucional.

  • B.

    a profundidade e a amplitude da linha de produtos comercializados são decisões estratégicas do fabricante, cabendo ao varejista aceitar essa política de comercial.

  • C.

    as decisões relativas a sortimento, preços e decoração das lojas dependem da identificação prévia do mercado-alvo e de seu respectivo perfil.

  • D.

    o varejista não tem liberdade para interferir no preço definido pelo fabricante, por isso não pode conceder descontos nem baixar o preço dos produtos.

  • E.

    o varejo sem loja caracteriza-se pela oferta de produtos em lojas físicas, mas com nome e imagem de marca diferenciados da sua versão do varejo tradicional.

A respeito das teorias da Comunicação é correto afirmar:

  • A.

    Umberto Eco defendia “serem as palavras multiacentuadas e não de sentido fixo: são sempre as palavras de um ser humano particular para outro, e esse contexto prático orquestra e transforma seu sentido”.

  • B.

    Jean Baudrillard criou o conceito dos “Aparelhos Ideológicos do Estado”.

  • C.

    Louis Althusser afirmou que “o que caracteriza os meios de comunicação de massa é ser antimediadores, intransitivos, fabricantes de não comunicação se aceitarmos definir a comunicação como troca”.

  • D.

    Noam Chomsky, em seu livro A Condição pósmoderna dizia que “nossas sociedades entram na era pós-industrial ...”.

  • E.

    Mikhail Bakhtin pregava que o leitor e o receptor atuam como co-criadores da literatura e da arte que buscam realizar a ambiguidade como valor para possibilitar a multiplicidade de significações.

Um analista econômico que contextualiza a informação jornalística é uma fonte

  • A. direta.
  • B. testemunhal.
  • C. secundária.
  • D. ostensiva.
  • E. primária.

A técnica de promoção de vendas que oferece aos consumidores uma quantidade do produto de forma gratuita, com o objetivo de gerar experimentação, é o(a)

  • A.

    sampling

  • B.

    brinde

  • C.

    autoliquidante

  • D.

    bonificação

  • E.

    cuponagem

Quinze anos após o início da captação de recursos, que em fevereiro de 2006 chegavam a R$ 36,5 milhões em dinheiro público, o filme sobre um dos mais influentes empresários do jornalismo brasileiro ficou pronto, mas só em DVD. A informação foi dada pelo diretor Guilherme Fontes ao Ministério Público em junho de 2010. A película é uma adaptação da biografia escrita por Fernando Morais sobre

  • A.

    Roberto Marinho.

  • B.

    Assis Chateaubriand.

  • C.

    João Saad.

  • D.

    Carlos Lacerda.

  • E.

    Samuel Wainer.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...