Questões de Comunicação Social

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Um paradoxo inerente à atividade jornalística no mundo contemporâneo é que o jornalismo

  • A.

    atua como um poder paralelo fiscalizador, pondo em cheque as atividades de autoridades e poderosos, sendo, por isso, considerado como um serviço ao público.

  • B.

    pretende apresentar-se como um serviço à sociedade, embora não lhe seja atribuída nenhuma função social, o que faz com que tal atividade seja vista como entretenimento.

  • C.

    pretende pautar-se pela busca da objetividade, embora as técnicas desenvolvidas para a sua prática tornem a objetividade obsoleta.

  • D.

    sofre mudanças profundas provocadas pelo avanço da tecnologia, sendo que tais mudanças provocam alterações nos princípios éticos e morais que o regulam.

  • E.

    é considerado, ideologicamente, uma atividade de serviço público, mas é exercido, principalmente, no âmbito de empresas que têm como propósito o lucro.

A Lei nº 12.527 de 2011, que regula o direito à informação produzida em órgãos públicos integrantes da administração direta dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, afirma que o cidadão tem o direito fundamental de acesso à informação, definida como dados, processados ou não, que podem ser utilizados para produção e transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. O sigilo, ou seja, a restrição temporária de acesso público, é garantido à informação cuja preservação do conhecimento geral é imprescindível à segurança da sociedade e do Estado. Fora nessa exceção, as demais informações de interesse público e sem classificação sigilosa têm a publicidade como preceito geral. Elas, portanto, devem ser divulgadas

  • A.

    pelos departamentos de comunicação dos órgãos públicos.

  • B.

    mediante solicitação de pessoa física ou jurídica interessada.

  • C.

    por iniciativa do órgão público e independentemente de solicitações.

  • D.

    quando há disponibilidade de tecnologias da informação.

  • E.

    nos órgãos em que já existe controle social da administração.

No que se refere à identificação do público de um determinado evento e alinhamento das mensagens, a comunicação destinada a grupos ou pessoas que contem com determinada especialidade ou diferença, não se construindo sobre códigos padrão, mas sobre características próprias e diferenciais de cada receptor, é denominada comunicação

  • A.

    massiva.

  • B.

    dirigida.

  • C.

    maciça.

  • D.

    segmentada.

  • E.

    personalizada.

São elementos da comunicação, entre outros:

  • A.

    transmissor ; ruído ; destino.

  • B.

    transmissor ; canal ; finalizador.

  • C.

    fonte ; transmissor ; finalizador.

  • D.

    fonte ; transmissor ; receptor.

  • E.

    fonte ; canal ; ruído.

Entre as principais funções da comunicação social na administração pública, aquela que orienta o discurso dos dirigentes chama-se

  • A. expressão de cultura.
  • B. imagem e credibilidade.
  • C. assessoria estratégica.
  • D. educativa.
  • E. integração interna.

O paradigma culturológico da comunicação trabalha com modelos que apontam para uma prática jornalística na qual as significações estão relacionadas à:

  • A.

    relevância dada ao contexto histórico dos meios noticiosos e ao imaginário social do público;

  • B.

    diferenciação que o público e os jornais fazem entre o vivido e o simbólico, sem nunca misturá-los;

  • C.

    ausência de ideologias no noticiamento factual que abrange a vida cotidiana dos indivíduos;

  • D.

    preponderância do realismo factual como fonte exclusiva de reportagens, entrevistas e perfis;

  • E.

    ruptura com a mitologia diante da rapidez dos acontecimentos históricos transmitidos pelos noticiários.

Ao determinar o que é ou não notícia, a mídia determina os assuntos que serão considerados relevantes pela sociedade.

Tal afirmação corresponde à perspectiva teórica

  • A.

    hipodérmica

  • B.

    organizacional

  • C.

    da dissonância

  • D.

    do agendamento

  • E.

    do gatekeeper

Segundo o Art. 220 da Constituição Federal, nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social. Este trecho do artigo garante que qualquer cidadão, observado o disposto na Constituição e nas leis regulamentares, pode usar publicações jornalísticas para

  • A.

    constituir propriedade privada protegida pelos preceitos básicos do Estado.

  • B.

    usufruir do direito à manifestação do pensamento independentemente de licença.

  • C.

    exercer controle social sobre publicações de outros órgãos de imprensa.

  • D.

    estabelecer oficialmente crença, convicção filosófica ou política pública.

  • E.

    instituir hegemonia cultural e regional no conteúdo da publicação.

A abordagem bastante utilizada em eventos que tem como objetivo maximizar o poder de compra em massa de uma companhia bem como potencializar a sua capacidade de negociar os melhores acordos é chamada

  • A.

    budget reverso.

  • B.

    budget.

  • C.

    aprovisionamento.

  • D.

    aprovisionamento.

  • E.

    preview return.

Dentre os quatro modelos de relações públicas que caracterizam a prática moderna da profissão, aquele que tem por objetivo a persuasão científica e visa atender aos interesses das empresas é denominado modelo

  • A. de informação pública.
  • B. assimétrico de duas mãos.
  • C. simétrico de duas mãos.
  • D. de imprensa/propaganda.
  • E. de gestão de conflitos.
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