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Comunicação Social - História da Imprensa - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Nos anos de 1960, foi criado nos Estados Unidos um movimento que iria romper com a estrutura mais tradicional da reportagem e da transmissão das notícias. Esse movimento foi chamado de New Journalism e seus principais expoentes foram Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote. Como gênero jornalístico, o New Journalism apresentava as seguintes características, EXCETO:
união dos estilos e técnicas jornalística e literária de produção e apresentação dos textos, sempre com baseemmuitos dados e pesquisa exaustiva.
mistura de narrativa jornalística com a literária, formandoumromance de não ficção.
enfoque mais imaginativo e lírico à reportagem, permitindo ao jornalista inserir-se na narrativa sem alterar a realidade da notícia sobre a qual trabalhava.
texto que não se encaixasse na categoria da notícia propriamente dita, a reportagem abrangia tudo relacionado com histórias de interesse humano, ou seja, textos que versavam sobre acontecimentos cômicos ou trágicos na vida de pessoas comuns.
união do estilo cênico e literário, com técnicas apuradas de produção e apresentação dos textos, sempre baseados em muita pesquisa e com larga fonte de dados.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a infl uenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.
A ação planejada e racional para a divulgação das vantagens, qualidades e superioridade de um produto, serviço, marca, ideia, doutrina, instituição, etc., desenvolvida por meio de veículos de comunicação com objetivos definidos é também uma maneira de se conceituar propaganda.
A disseminação de informações para fins ideológicos (políticos, filosóficos ou religiosos) não pode ser considerada propaganda.
No Brasil e em alguns países de língua latina, as palavras propaganda e publicidade são geralmente usadas com o mesmo sentido, especialmente pelo público leigo, embora seja possível perceber alguma diferenciação em alguns aspectos: em geral a palavra publicidade está mais relacionada a atividades com fins comerciais, enquanto propaganda é mais genérica e abrangente.
Qualquer mensagem, texto, anúncio, cartaz, etc., com caráter comercial, podem também ser considerados como propaganda.
A palavra publicidade adquiriu, ao fi nal do século XIX, um signifi cado comercial: qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços, através de anúncios, geralmente pagos e veiculados sob a responsabilidade de um anunciante.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
A Teoria das Mediações é o resultado de um duplo deslocamento, teórico e geográfico. Até o final dos anos 1970, os estudos de Comunicação estavam ligados a uma perspectiva norte-americana, francesa ou alemã, com alguns poucos autores fora deste circuito. No entanto, os produtos da indústria cultural se espalhavam por todo o planeta. Sobre as mediações, assinale a alternativa correta.
Pode-se entender por mediações as estruturas de construção de sentido às quais o receptor está vinculado.
A própria ideia de mediação presume a existência de dois termos finais a mensagem e o emissor intermediados por uma série de códigos, signos e práticas que estabelecem sentido.
As mediações são os conhecimentos e as práticas individuais e pessoais de cada um. São estruturas simbólicas estáticas a partir das quais é atribuído o sentido de uma mensagem.
As mediações são simples negociações de sentido entre a hegemonia de uma indústria da cultura protegida, sem representar interesses econômicos e com um público preparado para enfrentá-la.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando as prescrições legais, éticas e protocolares relativas ao hino nacional, julgue os itens subsequentes.
É obrigatória a execução do hino nacional na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas a que se associe sentido patriótico, no início e no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão e em ocasiões festivas de regozijo público.
Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.
Análise do problema a ser enfrentado pela comunicação integrada.
Diagnóstico da situação atual e definição dos objetivos da comunicação integrada.
Contratação antecipada dos veículos de comunicação a serem utilizados.
Escolha da estratégia de comunicação a ser usada, com base nas ferramentas do composto de comunicação.
Defi nição do foco da mensagem (conceito ou tema), relacionado ao posicionamento de mercado determinado e aos objetivos a serem alcançados.
Avalie as questões abaixo sobre gênero jornalístico e identifi que a opção incorreta.
Gênero utilitário tem o propósito principal de orientar o receptor, proporcionando-lhe uma informação útil.
O gênero informativo sempre teve predomínio no jornalismo brasileiro, inclusive em seus primórdios. A Gazeta do Rio de Janeiro, que nasceu sob o julgo do Estado, é um exemplo de jornal em que este gênero predominava.
Artigo, resenha, crônica, carta e caricatura são exemplos do gênero opinativo.
O Novo Jornalismo americano, também conhecido no Brasil como jornalismo literário, é um exemplo do que autores chamam de jornalismo diversional.
Reportagem, crônica e entrevista podem ser, dependendo da interpretação do autor, gêneros informativos ou argumentativos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.
A imagem institucional, resultado das percepções da organização por parte do público, é uma forma de personalidade da corporação, compartilhada por todos os públicos a ela relacionados, e dá origem às condições para a construção mercadológica da identidade corporativa.
Apesar de toda a importância dada ao tema, a gestão da imagem institucional não deve ser considerada como estratégica para a organização, uma vez que se trata de questão de percepção do público, o que decorre das práticas de marketing e comunicação.
A imagem institucional, concretizada pelo seu manual de identidade visual ou corporativa, traduz-se não somente nos signos e símbolos visíveis da empresa, mas também no seu estilo de gestão a visão que a empresa tem dela mesma e a forma como expressa seus valores são parte dessa identidade.
No contexto da imagem institucional, a identidade da organização é o seu maior patrimônio, cabendo à área de comunicação a gestão desse ativo intangível.
O posicionamento da imagem institucional resulta do equilíbrio entre a expectativa ou demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca, ou seja, se os atributos não corresponderem às expectativas do público, a marca irá se desgastar e a imagem institucional será negativa.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Sobre a relação entre imprensa e esfera pública, contextualizada pelo texto e sob a acepção e o desenvolvimento histórico da comunicação, assinale a alternativa incorreta.
Os efeitos políticos da relação foram imediatos. A imprensa significou o fim completo do monopólio do conhecimento pelas instâncias religiosas e universitárias, embora não tenha alterado as relações de poder.
A invenção da imprensa gerou um fluxo de ideias em uma velocidade até então inimaginável. A reprodução em larga escala de livros e folhas diversas alterou as relações do ser humano com o conhecimento. A troca de ideias chegava a quem soubesse ler ou estivesse em volta para ouvir.
Os meios de comunicação asseguram a vida social de uma ideia. Uma vez lançada ao debate público, um pensamento poderia ser apoiado ou contrariado, mas não ignorado.
Espaço de discussão social, a esfera pública permitiu a construção de um tipo de consenso, a opinião pública, instrumento de pressão forte o suficiente para colocar em xeque os poderes estabelecidos.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao uso das armas nacionais, julgue o item abaixo.
Em sessões comemorativas ou em homenagens, a disposição dos arranjos de flores não pode prejudicar a visibilidade das armas da república, dispostas na parte central da mesa.
O primeiro passo para elaborar um plano de comunicação integrada é analisar e diagnosticar a situação da organização ou do produto, buscando identifi car o real problema a ser resolvido, para então buscar uma estratégia para a comunicação.
Planejar a comunicação integrada implica apresentar uma mensagem de forma clara, coordenada nos diversos canais utilizados, de forma a despertar no público-alvo a percepção desejada, que será a solução do problema de comunicação.
O planejamento de comunicação acontece de forma desvinculada ao marketing o plano de comunicação funciona como uma maneira alternativa para alcançar soluções diferentes do marketing.
De nada vale identificar corretamente um problema caso não se use as ferramentas de comunicação adequadas para implementar a solução.
A comunicação integrada abrange não somente os meios de comunicação tradicionais propaganda, assessoria de imprensa, eventos, etc. mas também um gerenciamento das pequenas mensagens passadas por toda a organização no dia a dia, incluindo tanto a comunicação planejada quanto as informações transmitidas pelas pessoas que fazem parte da empresa.
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