Questões de Comunicação Social

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Nos anos de 1960, foi criado nos Estados Unidos um movimento que iria romper com a estrutura mais tradicional da reportagem e da transmissão das notícias. Esse movimento foi chamado de New Journalism e seus principais expoentes foram Tom Wolfe, Gay Talese, Norman Mailer e Truman Capote. Como gênero jornalístico, o New Journalism apresentava as seguintes características, EXCETO:

  • A.

    união dos estilos e técnicas jornalística e literária de produção e apresentação dos textos, sempre com baseemmuitos dados e pesquisa exaustiva.

  • B.

    mistura de narrativa jornalística com a literária, formandoumromance de não ficção.

  • C.

    enfoque mais imaginativo e lírico à reportagem, permitindo ao jornalista inserir-se na narrativa sem alterar a realidade da notícia sobre a qual trabalhava.

  • D.

    texto que não se encaixasse na categoria da notícia propriamente dita, a reportagem abrangia tudo relacionado com histórias de interesse humano, ou seja, textos que versavam sobre acontecimentos cômicos ou trágicos na vida de pessoas comuns.

  • E.

    união do estilo cênico e literário, com técnicas apuradas de produção e apresentação dos textos, sempre baseados em muita pesquisa e com larga fonte de dados.

O Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa, conceitua Propaganda como “conjunto de técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a infl uenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido”. Examine os enunciados abaixo, acerca do conceito de propaganda e publicidade, e assinale a opção incorreta.

  • A.

    A ação planejada e racional para a divulgação das vantagens, qualidades e superioridade de um produto, serviço, marca, ideia, doutrina, instituição, etc., desenvolvida por meio de veículos de comunicação com objetivos definidos é também uma maneira de se conceituar propaganda.

  • B.

    A disseminação de informações para fins ideológicos (políticos, filosóficos ou religiosos) não pode ser considerada propaganda.

  • C.

    No Brasil e em alguns países de língua latina, as palavras propaganda e publicidade são geralmente usadas com o mesmo sentido, especialmente pelo público leigo, embora seja possível perceber alguma diferenciação em alguns aspectos: em geral a palavra publicidade está mais relacionada a atividades com fins comerciais, enquanto propaganda é mais genérica e abrangente.

  • D.

    Qualquer mensagem, texto, anúncio, cartaz, etc., com caráter comercial, podem também ser considerados como propaganda.

  • E.

    A palavra publicidade adquiriu, ao fi nal do século XIX, um signifi cado comercial: qualquer forma de divulgação de produtos ou serviços, através de anúncios, geralmente pagos e veiculados sob a responsabilidade de um anunciante.

A Teoria das Mediações é o resultado de um duplo deslocamento, teórico e geográfico. Até o final dos anos 1970, os estudos de Comunicação estavam ligados a uma perspectiva norte-americana, francesa ou alemã, com alguns poucos autores fora deste circuito. No entanto, os produtos da indústria cultural se espalhavam por todo o planeta. Sobre as mediações, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Pode-se entender por mediações as estruturas de construção de sentido às quais o receptor está vinculado.

  • B.

    A própria ideia de mediação presume a existência de dois termos finais – a mensagem e o emissor – intermediados por uma série de códigos, signos e práticas que estabelecem sentido.

  • C.

    As mediações são os conhecimentos e as práticas individuais e pessoais de cada um. São estruturas simbólicas estáticas a partir das quais é atribuído o sentido de uma mensagem.

  • D.

    As mediações são simples negociações de sentido entre a hegemonia de uma indústria da cultura protegida, sem representar interesses econômicos e com um público preparado para enfrentá-la.

Considerando as prescrições legais, éticas e protocolares relativas ao hino nacional, julgue os itens subsequentes.

É obrigatória a execução do hino nacional na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas a que se associe sentido patriótico, no início e no encerramento das transmissões diárias das emissoras de rádio e televisão e em ocasiões festivas de regozijo público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Quando se fala de comunicação integrada, um dos principais aspectos envolvidos é o planejamento de comunicação. Nesse contexto, planejar é muito mais do que escolher o que vai ser dito em uma campanha ou fazer anúncios em jornais e revistas. Para que o planejamento de comunicação possa acontecer em sua plenitude, é necessário que sejam observados alguns aspectos. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se encaixa na elaboração do planejamento integrado de comunicação.

  • A.

    Análise do problema a ser enfrentado pela comunicação integrada.

  • B.

    Diagnóstico da situação atual e definição dos objetivos da comunicação integrada.

  • C.

    Contratação antecipada dos veículos de comunicação a serem utilizados.

  • D.

    Escolha da estratégia de comunicação a ser usada, com base nas ferramentas do composto de comunicação.

  • E.

    Defi nição do foco da mensagem (conceito ou tema), relacionado ao posicionamento de mercado determinado e aos objetivos a serem alcançados.

Avalie as questões abaixo sobre gênero jornalístico e identifi que a opção incorreta.

  • A.

    Gênero utilitário tem o propósito principal de orientar o receptor, proporcionando-lhe uma informação útil.

  • B.

    O gênero informativo sempre teve predomínio no jornalismo brasileiro, inclusive em seus primórdios. A Gazeta do Rio de Janeiro, que nasceu sob o julgo do Estado, é um exemplo de jornal em que este gênero predominava.

  • C.

    Artigo, resenha, crônica, carta e caricatura são exemplos do gênero opinativo.

  • D.

    O Novo Jornalismo americano, também conhecido no Brasil como jornalismo literário, é um exemplo do que autores chamam de jornalismo diversional.

  • E.

    Reportagem, crônica e entrevista podem ser, dependendo da interpretação do autor, gêneros informativos ou argumentativos.

A imagem institucional (também chamada de imagem corporativa) pode ser entendida como o conjunto das opiniões subjetivas do público (em sua totalidade ou em cada um dos seus segmentos) com relação à imagem de uma organização. Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção incorreta.

  • A.

    A imagem institucional, resultado das percepções da organização por parte do público, é uma forma de personalidade da corporação, compartilhada por todos os públicos a ela relacionados, e dá origem às condições para a construção mercadológica da identidade corporativa.

  • B.

    Apesar de toda a importância dada ao tema, a gestão da imagem institucional não deve ser considerada como estratégica para a organização, uma vez que se trata de questão de percepção do público, o que decorre das práticas de marketing e comunicação.

  • C.

    A imagem institucional, concretizada pelo seu manual de identidade visual ou corporativa, traduz-se não somente nos signos e símbolos visíveis da empresa, mas também no seu estilo de gestão – a visão que a empresa tem dela mesma e a forma como expressa seus valores são parte dessa identidade.

  • D.

    No contexto da imagem institucional, a identidade da organização é o seu maior patrimônio, cabendo à área de comunicação a gestão desse ativo intangível.

  • E.

    O posicionamento da imagem institucional resulta do equilíbrio entre a expectativa ou demanda do público e os atributos psicológicos efetivamente transmitidos pela marca, ou seja, se os atributos não corresponderem às expectativas do público, a marca irá se desgastar e a imagem institucional será negativa.

Sobre a relação entre imprensa e esfera pública, contextualizada pelo texto e sob a acepção e o desenvolvimento histórico da comunicação, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    Os efeitos políticos da relação foram imediatos. A imprensa significou o fim completo do monopólio do conhecimento pelas instâncias religiosas e universitárias, embora não tenha alterado as relações de poder.

  • B.

    A invenção da imprensa gerou um fluxo de ideias em uma velocidade até então inimaginável. A reprodução em larga escala de livros e folhas diversas alterou as relações do ser humano com o conhecimento. A troca de ideias chegava a quem soubesse ler ou estivesse em volta para ouvir.

  • C.

    Os meios de comunicação asseguram a vida social de uma ideia. Uma vez lançada ao debate público, um pensamento poderia ser apoiado ou contrariado, mas não ignorado.

  • D.

    Espaço de discussão social, a esfera pública permitiu a construção de um tipo de consenso, a opinião pública, instrumento de pressão forte o suficiente para colocar em xeque os poderes estabelecidos.

Com relação ao uso das armas nacionais, julgue o item abaixo.

Em sessões comemorativas ou em homenagens, a disposição dos arranjos de flores não pode prejudicar a visibilidade das armas da república, dispostas na parte central da mesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    O primeiro passo para elaborar um plano de comunicação integrada é analisar e diagnosticar a situação da organização ou do produto, buscando identifi car o real problema a ser resolvido, para então buscar uma estratégia para a comunicação.

  • B.

    Planejar a comunicação integrada implica apresentar uma mensagem de forma clara, coordenada nos diversos canais utilizados, de forma a despertar no público-alvo a percepção desejada, que será a solução do problema de comunicação.

  • C.

    O planejamento de comunicação acontece de forma desvinculada ao marketing – o plano de comunicação funciona como uma maneira alternativa para alcançar soluções diferentes do marketing.

  • D.

    De nada vale identificar corretamente um problema caso não se use as ferramentas de comunicação adequadas para implementar a solução.

  • E.

    A comunicação integrada abrange não somente os meios de comunicação tradicionais – propaganda, assessoria de imprensa, eventos, etc. – mas também um gerenciamento das pequenas mensagens passadas por toda a organização no dia a dia, incluindo tanto a comunicação planejada quanto as informações transmitidas pelas pessoas que fazem parte da empresa.

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