Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A promoção institucional tem como principais objetivos:

I. tornar uma empresa ou organização conhecida;

II. divulgar seus produtos e serviços;

III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e

IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.

Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.

  • A.

    A promoção institucional tem como seu principal aspecto a imagem da organização, sendo que um dos resultados desejados dessa ferramenta é o aumento do share of mind da corporação.

  • B.

    Da mesma forma que as campanhas publicitárias, as campanhas de promoção institucional se utilizam exclusivamente de técnicas e ferramentas de propaganda para fazer a venda de produtos que, por sua vez, farão a promoção da marca.

  • C.

    Uma campanha de promoção institucional deve sempre se preocupar em relacionar todos os produtos que a organização oferece, destacando os benefícios para o público-alvo.

  • D.

    Algumas organizações usam eventos para trabalhar a divulgação de suas marcas, no entanto esse tipo de ação não pode ser considerado como promoção institucional.

  • E.

    A promoção institucional deve ser elaborada como plano tático da organização e, como tal, estar subordinada à estratégia global de marketing, uma vez que não se justifi ca a alocação de recursos para ações isoladas nesse sentido e nem devem ser feitos esforços sazonais para a produção de campanhas específicas.

O recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais denomina-se

  • A.

    legendas.

  • B.

    Braille.

  • C.

    audiodescrição.

  • D.

    Libras.

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.

Estuda a teoria da comunicação centrada nos efeitos _____________. É denominada teoria da _____________________, que parte da ideia behaviorista de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem estímulo ou estímulo sem resposta.

  • A.

    pré-determinados/ Indústria Cultural

  • B.

    limitados/ Reprodutibilidade Técnica

  • C.

    ilimitados/ Agulha Hipodérmica

  • D.

    pré-determinados/ Semiótica

Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.

  • A.

    O modelo de comunicação integrada propõe uma filosofia de gestão integrada da comunicação nas organizações, articulando diversas dimensões comunicacionais.

  • B.

    A comunicação integrada é o modelo de comunicação adotado pelas assessorias de relações públicas e assessoria de imprensa.

  • C.

    O modelo de comunicação integrada pressupõe a sobreposição entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica.

  • D.

    A comunicação integrada é o modelo que articula a publicidade e as relações públicas.

  • E.

    O modelo de comunicação integrada sugere uma distinção entre a comunicação integrada e a mercadológica.

Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.

Compete às comissões de ética dos sindicatos dos jornalistas profissionais a função de orientar quanto à adequação de conteúdos noticiosos em relação a faixas de idade e o horário, classificando-os, após exame prévio, conforme o risco de ferir ou não o decoro das respectivas audiências.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as instruções normativas consolidadas da ANCINE – Agência Nacional de Cinema, uma obra cinematográfica ou videofonográfica de curta metragem deve possuir

  • A.

    duração igual ou inferior a 15 (quinze) minutos.

  • B.

    duração igual ou inferior a 20 (vinte) minutos.

  • C.

    duração igual ou inferior a 25 (vinte e cinco) minutos.

  • D.

    duração igual ou inferior a 30 (trinta) minutos.

Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma instituição, julgue os próximos itens.

Entre os públicos estratégicos das organizações não se incluem os grupos ambientalistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que

  • A.

    o texto deve ser estritamente informativo, mesmo quando trouxer a opinião de alguém.

  • B.

    o texto deve ser redigido do mais para o menos importante.

  • C.

    o título deve ser “quente” e chamar a atenção do leitor.

  • D.

    os parágrafos devem ter entre quatro a sete linhas.

  • E.

    o lead deve ser utilizado ao final do texto, de forma a dar um fechamento ao release.

Quando se está diante de uma informação, ela é enquadrada nos esquemas prévios de percepção do leitor. Esses esquemas, em uma definição simples, são o conhecimento da pessoa. Essas referências vêm de algum lugar, e essa é uma das premissas mais importantes do modelo do Efeito de Enquadramento: os esquemas de recepção da informação são igualmente construídos pela mídia. Sobre a hipótese do Efeito de Enquadramento, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Há uma tendência dos segmentos da mídia em pensar de maneira semelhante, diferentemente dos receptores, que tendem a pensar de maneira diferente. O público tende a modificar referências provenientes das mensagens dos meios de comunicação.

  • B.

    A informação parece imprecisa e duvidosa na medida em que os esquemas mentais do público usados para compreender aquela informação são em boa parte originários da própria mídia.

  • C.

    A apreensão da realidade pela mente é um processo reflexivo da mente humana: o conhecimento da realidade só é possível a partir de categorias de conhecimento previamente construídas.

  • D.

    Na hipótese do Efeito de Enquadramento, os quadros de referência a partir dos quais se compreende a mensagem são construídos pela mídia de maneira diferente.

As características de um editorial estão presentes no seguinte trecho:

  • A.

    O projeto “Um metro e meio, a distância que aproxima” quer mostrar para os motoristas, ciclistas e outros usuários de meios de transporte urbanos a maneira correta de se portar nas ruas, garantindo a segurança de todos. O nome se refere ao artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que a distância segura entre automóveis e ciclistas deve ser de no mínimo 1,5 metros. (Tânia Passos)

  • B.

    No fecho de matéria sobre o envolvimento do senador XXX com o bicheiro YYY, publicado na quartafeira (4/4), perguntávamos, a respeito das atividades do chefe da jogatina em Goiás: “Até onde terá chegado esse indivíduo, agindo com desenvoltura − e impunemente − há anos, graças a suas privilegiadas relações políticas?” (matéria não assinada)

  • C.

    O governo continua atirando furiosamente nos alvos errados. Toma medidas conjunturais para resolver problemas estruturais, como o da indústria, e aposta como entusiasmo em parcerias duvidosas como a dos Brics − muito mais uma sigla, ainda hoje, do que um grupo de países com amplos interesses comuns. (Rolf Kuntz)

  • D.

    O inverno, como aqui chamamos o tempo das chuvas, sempre fez parte da cultura do Maranhão como uma época em que muda o ânimo das pessoas, dos bichos e da terra. As primeiras chuvas trazem nos pingos d'água um gosto da alegria. Reclamam-se dos transtornos que elas causam, mas são recebidas com satisfação. (José Sarney)

  • E.

    O convívio intenso e longo com o poder tem um poderoso efeito narcotizante. Transforma seres mortais, pessoas simples e humildes, gente com histórias iguais a de seus semelhantes, em pequenos “deuses” de um Olimpo cada vez mais povoado. (Gaudêncio Torquato)

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...