Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A promoção institucional tem como principais objetivos:
I. tornar uma empresa ou organização conhecida;
II. divulgar seus produtos e serviços;
III. gerar relacionamento com o público-alvo (goodwill); e
IV. atualizar ou manter a imagem institucional ou ainda integrá-la ao público-alvo.
Avalie as afirmações a seguir e assinale a opção correta.
A promoção institucional tem como seu principal aspecto a imagem da organização, sendo que um dos resultados desejados dessa ferramenta é o aumento do share of mind da corporação.
Da mesma forma que as campanhas publicitárias, as campanhas de promoção institucional se utilizam exclusivamente de técnicas e ferramentas de propaganda para fazer a venda de produtos que, por sua vez, farão a promoção da marca.
Uma campanha de promoção institucional deve sempre se preocupar em relacionar todos os produtos que a organização oferece, destacando os benefícios para o público-alvo.
Algumas organizações usam eventos para trabalhar a divulgação de suas marcas, no entanto esse tipo de ação não pode ser considerado como promoção institucional.
A promoção institucional deve ser elaborada como plano tático da organização e, como tal, estar subordinada à estratégia global de marketing, uma vez que não se justifi ca a alocação de recursos para ações isoladas nesse sentido e nem devem ser feitos esforços sazonais para a produção de campanhas específicas.
Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O recurso de tecnologia assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais denomina-se
legendas.
Braille.
audiodescrição.
Libras.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
Estuda a teoria da comunicação centrada nos efeitos _____________. É denominada teoria da _____________________, que parte da ideia behaviorista de que a toda resposta corresponde um estímulo, pois não há resposta sem estímulo ou estímulo sem resposta.pré-determinados/ Indústria Cultural
limitados/ Reprodutibilidade Técnica
ilimitados/ Agulha Hipodérmica
pré-determinados/ Semiótica
Entre as opções apresentadas abaixo, qual a que melhor define o modelo de comunicação integrada proposto por Kunsch.
O modelo de comunicação integrada propõe uma filosofia de gestão integrada da comunicação nas organizações, articulando diversas dimensões comunicacionais.
A comunicação integrada é o modelo de comunicação adotado pelas assessorias de relações públicas e assessoria de imprensa.
O modelo de comunicação integrada pressupõe a sobreposição entre a comunicação institucional e a comunicação mercadológica.
A comunicação integrada é o modelo que articula a publicidade e as relações públicas.
O modelo de comunicação integrada sugere uma distinção entre a comunicação integrada e a mercadológica.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.
Compete às comissões de ética dos sindicatos dos jornalistas profissionais a função de orientar quanto à adequação de conteúdos noticiosos em relação a faixas de idade e o horário, classificando-os, após exame prévio, conforme o risco de ferir ou não o decoro das respectivas audiências.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
De acordo com as instruções normativas consolidadas da ANCINE Agência Nacional de Cinema, uma obra cinematográfica ou videofonográfica de curta metragem deve possuir
duração igual ou inferior a 15 (quinze) minutos.
duração igual ou inferior a 20 (vinte) minutos.
duração igual ou inferior a 25 (vinte e cinco) minutos.
duração igual ou inferior a 30 (trinta) minutos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à comunicação dirigida e aos públicos de uma instituição, julgue os próximos itens.
Entre os públicos estratégicos das organizações não se incluem os grupos ambientalistas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
Para a divulgação de eventos, podem ser utilizados vários tipos de press-releases. Gérson Moreira Lima (1985) apresenta a estrutura física e de conteúdo de um press-release padrão. Quanto a esta estrutura, não é correto afirmar que
o texto deve ser estritamente informativo, mesmo quando trouxer a opinião de alguém.
o texto deve ser redigido do mais para o menos importante.
o título deve ser quente e chamar a atenção do leitor.
os parágrafos devem ter entre quatro a sete linhas.
o lead deve ser utilizado ao final do texto, de forma a dar um fechamento ao release.
Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Quando se está diante de uma informação, ela é enquadrada nos esquemas prévios de percepção do leitor. Esses esquemas, em uma definição simples, são o conhecimento da pessoa. Essas referências vêm de algum lugar, e essa é uma das premissas mais importantes do modelo do Efeito de Enquadramento: os esquemas de recepção da informação são igualmente construídos pela mídia. Sobre a hipótese do Efeito de Enquadramento, assinale a alternativa correta.
Há uma tendência dos segmentos da mídia em pensar de maneira semelhante, diferentemente dos receptores, que tendem a pensar de maneira diferente. O público tende a modificar referências provenientes das mensagens dos meios de comunicação.
A informação parece imprecisa e duvidosa na medida em que os esquemas mentais do público usados para compreender aquela informação são em boa parte originários da própria mídia.
A apreensão da realidade pela mente é um processo reflexivo da mente humana: o conhecimento da realidade só é possível a partir de categorias de conhecimento previamente construídas.
Na hipótese do Efeito de Enquadramento, os quadros de referência a partir dos quais se compreende a mensagem são construídos pela mídia de maneira diferente.
As características de um editorial estão presentes no seguinte trecho:
O projeto Um metro e meio, a distância que aproxima quer mostrar para os motoristas, ciclistas e outros usuários de meios de transporte urbanos a maneira correta de se portar nas ruas, garantindo a segurança de todos. O nome se refere ao artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que a distância segura entre automóveis e ciclistas deve ser de no mínimo 1,5 metros. (Tânia Passos)
No fecho de matéria sobre o envolvimento do senador XXX com o bicheiro YYY, publicado na quartafeira (4/4), perguntávamos, a respeito das atividades do chefe da jogatina em Goiás: Até onde terá chegado esse indivíduo, agindo com desenvoltura − e impunemente − há anos, graças a suas privilegiadas relações políticas? (matéria não assinada)
O governo continua atirando furiosamente nos alvos errados. Toma medidas conjunturais para resolver problemas estruturais, como o da indústria, e aposta como entusiasmo em parcerias duvidosas como a dos Brics − muito mais uma sigla, ainda hoje, do que um grupo de países com amplos interesses comuns. (Rolf Kuntz)
O inverno, como aqui chamamos o tempo das chuvas, sempre fez parte da cultura do Maranhão como uma época em que muda o ânimo das pessoas, dos bichos e da terra. As primeiras chuvas trazem nos pingos d'água um gosto da alegria. Reclamam-se dos transtornos que elas causam, mas são recebidas com satisfação. (José Sarney)
O convívio intenso e longo com o poder tem um poderoso efeito narcotizante. Transforma seres mortais, pessoas simples e humildes, gente com histórias iguais a de seus semelhantes, em pequenos deuses de um Olimpo cada vez mais povoado. (Gaudêncio Torquato)
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...