Questões de Comunicação Social

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Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.

Não constitui quebra de decoro profissional o fato de o jornalista acumular funções jornalísticas em uma mesma empresa, mesmo que isso implique substituição ou supressão de cargos, desde que ele receba remuneração correspondente ao trabalho extra.

  • C. Certo
  • E. Errado

As forças que exercem influência sobre o microambiente provêm do macroambiente. As forças

  • A.

    socioculturais são representadas, por exemplo, nos investimentos do governo em P&D, proteção de patentes, melhoria na produtividade, dentre outras.

  • B.

    tecnológicas correspondem, por exemplo, às mudanças de estilo de vida, à taxa de crescimento demográfico, à taxa de natalidade, à expectativa de vida, dentre outras.

  • C.

    econômicas respondem, entre outras, pela disponibilidade de recursos naturais, clima, custo de matéria-prima e similares.

  • D.

    físicas se relacionam com as tendências do PIB (Produto Interno Bruto), taxas governamentais, inflação, controle de preços, dentre outras.

  • E.

    político-legais referem-se à legislação tributária, incentivos especiais, regulamento de comércio exterior, leis trabalhistas, estabilidade e outras de similar teor.

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

A minoria dos jornalistas brasileiros atua nas assessorias de imprensa das organizações do país.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao definirmos lobby, não podemos afirmar que se trata de

  • A.

    ações de quem exerce poder.

  • B.

    atividade que reivindica interesses.

  • C.

    atividade que prevê troca entre poderes.

  • D.

    grupos de pressão.

  • E.

    defesa de interesses legítimos.

"A habilidade de associar qualquer lugar de um documento arquivado em um computador com qualquer outro lugar no mesmo documento, ou em qualquer outro documento (local ou remoto), permitindo rápido acesso aos mesmos através de links navegacionais não sequenciais" (www.levacov.eng.br) é chamada de

  • A.

    upload.

  • B.

    attachment.

  • C.

    interface.

  • D.

    hypertext.

  • E.

    active-X.

  • A.

    pelo fait divers.

  • B.

    pela crítica.

  • C.

    pelo artigo.

  • D.

    pelo ensaio.

  • E.

    pela crônica.

Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) é uma das bases para a fundamentação do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (2007), especialmente no que se refere aos direitos de informar, de ser informado e de ter acesso à informação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

No Brasil, é prática corrente entre os profissionais da área de comunicação trabalhar, simultaneamente, na assessoria de comunicação e no veículo de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Castells diferencia o industrialismo e o informacionismo, quando afirma que cada modo de desenvolvimento tem, também, um princípio de desempenho estruturalmente determinado, que serve de base para a organização dos processos tecnológicos. Segundo ele, o informacionismo visa à:

  • A.

    maximização da produção industrial voltada para a exportação;

  • B.

    acumulação de conhecimentos e maiores níveis de complexidade do processamento da informação;

  • C.

    maximização da produção industrial voltada para o mercado interno de cada país produtor;

  • D.

    otimização dos processos de acumulação do capital oriundo do agronegócio;

  • E.

    acumulação de conhecimentos produzidos pela indústria cultural dos países da periferia.

Quando a boa reputação de uma empresa está ameaçada por denúncias infundadas, que, no entanto, ganharam as manchetes dos jornais e mergulharam a empresa em uma crise, dois profissionais entram em ação para, juntos, contornarem a situação na mídia. Quais são eles?

  • A.

    Jornalista e cineasta, que produzirão um novo vídeo institucional para mudar a imagem da empresa perante o público.

  • B.

    Jornalista e marqueteiro, que desenvolverão uma reformulação, compatível com a situação, nas linhas editorias dos veículos internos.

  • C.

    Publicitário e jornalista, que elaborarão um plano de atuação que incluirá informes publicitários e entrevistas coletivas.

  • D.

    Publicitário e Relações-Públicas, que criarão novas marcas que representem uma mudança conceitual na empresa.

  • E.

    Relações-Públicas e jornalista, que elaborarão estratégias de ação, entre as quais, a organização de festas que unirão diretores da empresa e jornalistas.

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