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Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação ao Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, julgue os itens subsequentes.
Uma das ênfases do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros em vigor, em relação ao anterior, é o foco corporativo, por favorecer os julgamentos coletivos sobre como o jornalista deve ou não agir, isentando a consciência individual do jornalista dos dilemas deontológicos.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.
A imagem do assessor de imprensa depende de sua credibilidade.
Castells afirma que, apesar de serem organizadas em paradigmas oriundos das esferas dominantes da sociedade, como o processo produtivo ou o complexo industrial militar, as tecnologias e as relações técnicas de produção:
modelam o comportamento social e a comunicação simbólica;
permitem a globalização da economia a partir da exportação de produtos primários e da importação de produtos industrializados pelos países periféricos;
modelam as relações de classe dos países industrializados;
modelam as relações de classes de todos os países relacionados economicamente;
modelam o comportamento social e a comunicação simbólica, contribuindo para a conservação da cultura e dos comportamentos.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se seguem.
Ao viabilizar alterações no Código Penal Brasileiro para tipificar como crime uma série de delitos cibernéticos, os Poderes Legislativo e Executivo atenderam a reivindicações que já eram consensuais entre usuários, provedores e especialistas em liberdade de expressão, sobre a pertinência de se regulamentar a Internet.
Este princípio visa tornar a futura licitação conhecida dos interessados e dar conhecimento aos licitantes bem como à sociedade em geral, sobre seus atos. Outra função desse princípio é garantir os cidadãos participação em audiências públicas, nas hipóteses previstas no art. 39 da Lei . 8666/93:
Legalidade
Isonomia
Publicidade
Impessoalidade
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.
A assessoria de imprensa volta-se à gestão do relacionamento e da informação entre as fontes de informação e a imprensa.
A reestruturação do capitalismo e a difusão do informacionismo são processos inseparáveis em escala global, e integram o mundo em comunidades virtuais, que se organizam:
para obter maior lucro na compra de produtos importados de países distantes;
por rígidos critérios de nacionalidade e de classe social;
a partir de identidades públicas, formais e institucionalizadas;
em torno de identidades construídas com base em determinado atributo cultural ou conjuntos de atributos;
por critérios de renda, gênero, idade e nacionalidade.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se seguem.
Embora seja um dos países com um dos maiores contingentes de usuários da Internet, o Brasil não enviou uma delegação à Conferência Mundial de Telecomunicações Internacionais (WCIT-12) realizada em Dubai, por não concordar com a criação de um marco civil internacional para a Internet.
O legislador constituinte estabeleceu alguns limites à liberdade de comunicação. Dentre outros, considere:
I. É vedado o anonimato do autor da matéria em qualquer situação.
II. É assegurado o direito de resposta proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.
III. São invioláveis a intimidade, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente da sua violação.
IV. A produção e programação das emissoras de rádio e TV devem ter como princípio o respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família.
Está correto o que se afirma em
I e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.
Denomina-se mídia espontânea a publicação de notas e de informações pagas por determinada organização, bem como o agendamento de entrevistas.
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