Questões de Comunicação Social

Lista completa de Questões de Comunicação Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

As assessorias, as agências e os veículos de comunicação devem tomar conhecimento das informações divulgadas nas redes sociais ao elaborarem o clipping.

  • C. Certo
  • E. Errado

O mercado de eventos no Brasil está em ascensão. Em 2003, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos destacava o número crescente, traduzido pelo índice médio de expansão anual de 7%. Dentre as possibilidades trazidas por esta atividade. Assinale a que não é pertinente:

  • A. lançamento de produtos/serviços da empresa voltado a seu público-alvo.
  • B. comunicação a um amplo segmento da população.
  • C. transmissão de informações para os canais de distribuição.
  • D. geração de mailing para prospecção de novos clientes.
  • E. melhoria nas relações com os públicos de interesse.

Há fatos que despertam o interesse público, rendendo cobertura em inúmeras edições de jornais e revistas. Ao texto que retoma o assunto ou uma matéria em edições posteriores dá-se o nome de

  • A.

    suíte.

  • B.

    olho.

  • C.

    texto-legenda.

  • D.

    chapéu.

  • E.

    pirâmide invertida.

Em seu Manual de Assessoria de Imprensa, a FENAJ – Federação Nacional de Jornalistas reconhece que Assessoria de Imprensa é função de jornalista profissional, reconhecendo como características inerentes ao exercício da profissão:

  • A.

    o planejamento e a execução de tarefas legais de lobista no interior de uma instituição ou de uma empresa, desde que exista vínculo profissional, e exigência de curso superior;

  • B.

    o exercício esporádico, voluntário e não remunerado de redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contendo ou não comentário;

  • C.

    o exercício habitual e remunerado de redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contendo ou não comentário;

  • D.

    as atividades específicas de ensino e de treinamento de Recursos Humanos nas áreas de vendas e de apresentação de novos produtos em empresas voltadas para a exportação;

  • E.

    o exercício voluntário e não remunerado de atividades de recreação e de lazer, que promovam a cultura e o entretenimento, em organizações governamentais, não governamentais e comunitárias.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

O trabalho de clipping não pode ser realizado por empresa terceirizada, devendo ser realizado pelo próprio assessor de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A instituição brasileira X estabeleceu um acordo internacional de pesquisa na área de desenvolvimento de tecnologia wireless com a instituição Y, de origem holandesa. Para celebrar o acordo, foi realizado um evento com a presença de autoridades estrangeiras e brasileiras. Entre os ministérios brasileiros, a precedência no evento deve ser do Ministério de

  • A. Ciência e Tecnologia.
  • B. Educação e Cultura.
  • C. Planejamento.
  • D. Relações Exteriores.
  • E. Comunicações.

Considerando o contexto atual do planejamento do jornalismo institucional de uma organização, no que se refere ao conjunto de produtos a serem disponibilizados, julgue o item seguinte.

É correto afirmar que uma organização, privada ou pública, ao criar e manter com seus recursos a sua própria agência de notícias, e que, dessa maneira, beneficie-se da Internet como plataforma multimídia, enquadra-se em uma nova modalidade de jornalismo, o jornalismo corporativo.

  • C. Certo
  • E. Errado

No jornalismo impresso, assim como no radiofônico, televisivo e virtual, o lead é o parágrafo de abertura da matéria. Nele estão as informações importantes para a transmissão da notícia, aquelas que respondem às questões o que, quem, quando, onde, como, por que e para quê. Há dezenas de leads, entre eles o clássico, o direto, o resumo etc. O lead narrativo traz

  • A.

    a estrutura de uma crônica jornalística, relatando detalhadamente os fatos.

  • B.

    uma sequência de fatos, cujo final apresenta uma surpresa, como um conto.

  • C.

    núcleos independentes, com histórias paralelas, como se fosse uma novela.

  • D.

    a descrição pormenorizada dos fatos, não deixando dúvida para o leitor.

  • E.

    a informação principal na primeira linha e as secundárias na sequência.

Um dos critérios de classificação dos tipos de comunicação é o polo do emissor. Com base nesse critério, assinale a opção correta no que concerne aos tipos fundamentais de comunicação.

  • A.

    Comunicação do poder público é aquela praticada nos órgãos da administração pública, sob as mais diferentes formas, salvo publicações pagas em espaços midiáticos vendidos por veículos privados.

  • B.

    Comunicação empresarial é aquela estritamente identificada pelo caráter institucional, não englobando, portanto, os apelos publicitários relacionados a linhas de produtos, bens e serviços.

  • C.

    Comunicação das organizações não governamentais (ONGs), como, por exemplo, a veiculada por partidos, sindicatos, igrejas e associações, difere da comunicação das organizações civis por se enquadrar no terceiro setor e depender de recursos estatais.

  • D.

    A autocomunicação de massa, assim denominada por Manuel Castells, é conhecida por caracterizar o atual momento de expansão sem precedentes do uso pessoal da Internet para as mais variadas possibilidades comunicativas.

  • E.

    Comunicação pessoal é aquela estabelecida individualmente, voltada para interesses pessoais em um âmbito estritamente privado.

Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.

Denomina-se clipping eletrônico o clipping de rádio e televisão.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...