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Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.
As assessorias, as agências e os veículos de comunicação devem tomar conhecimento das informações divulgadas nas redes sociais ao elaborarem o clipping.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
O mercado de eventos no Brasil está em ascensão. Em 2003, a Associação Brasileira de Empresas de Eventos destacava o número crescente, traduzido pelo índice médio de expansão anual de 7%. Dentre as possibilidades trazidas por esta atividade. Assinale a que não é pertinente:
Há fatos que despertam o interesse público, rendendo cobertura em inúmeras edições de jornais e revistas. Ao texto que retoma o assunto ou uma matéria em edições posteriores dá-se o nome de
suíte.
olho.
texto-legenda.
chapéu.
pirâmide invertida.
Em seu Manual de Assessoria de Imprensa, a FENAJ Federação Nacional de Jornalistas reconhece que Assessoria de Imprensa é função de jornalista profissional, reconhecendo como características inerentes ao exercício da profissão:
o planejamento e a execução de tarefas legais de lobista no interior de uma instituição ou de uma empresa, desde que exista vínculo profissional, e exigência de curso superior;
o exercício esporádico, voluntário e não remunerado de redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contendo ou não comentário;
o exercício habitual e remunerado de redação, condensação, titulação, interpretação, correção ou coordenação de matéria a ser divulgada, contendo ou não comentário;
as atividades específicas de ensino e de treinamento de Recursos Humanos nas áreas de vendas e de apresentação de novos produtos em empresas voltadas para a exportação;
o exercício voluntário e não remunerado de atividades de recreação e de lazer, que promovam a cultura e o entretenimento, em organizações governamentais, não governamentais e comunitárias.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.
O trabalho de clipping não pode ser realizado por empresa terceirizada, devendo ser realizado pelo próprio assessor de imprensa.
Comunicação Social - Cerimonial e Protocolo - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012
A instituição brasileira X estabeleceu um acordo internacional de pesquisa na área de desenvolvimento de tecnologia wireless com a instituição Y, de origem holandesa. Para celebrar o acordo, foi realizado um evento com a presença de autoridades estrangeiras e brasileiras. Entre os ministérios brasileiros, a precedência no evento deve ser do Ministério de
Comunicação Social - Comunicação Organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o contexto atual do planejamento do jornalismo institucional de uma organização, no que se refere ao conjunto de produtos a serem disponibilizados, julgue o item seguinte.
É correto afirmar que uma organização, privada ou pública, ao criar e manter com seus recursos a sua própria agência de notícias, e que, dessa maneira, beneficie-se da Internet como plataforma multimídia, enquadra-se em uma nova modalidade de jornalismo, o jornalismo corporativo.
No jornalismo impresso, assim como no radiofônico, televisivo e virtual, o lead é o parágrafo de abertura da matéria. Nele estão as informações importantes para a transmissão da notícia, aquelas que respondem às questões o que, quem, quando, onde, como, por que e para quê. Há dezenas de leads, entre eles o clássico, o direto, o resumo etc. O lead narrativo traz
a estrutura de uma crônica jornalística, relatando detalhadamente os fatos.
uma sequência de fatos, cujo final apresenta uma surpresa, como um conto.
núcleos independentes, com histórias paralelas, como se fosse uma novela.
a descrição pormenorizada dos fatos, não deixando dúvida para o leitor.
a informação principal na primeira linha e as secundárias na sequência.
Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Um dos critérios de classificação dos tipos de comunicação é o polo do emissor. Com base nesse critério, assinale a opção correta no que concerne aos tipos fundamentais de comunicação.
Comunicação do poder público é aquela praticada nos órgãos da administração pública, sob as mais diferentes formas, salvo publicações pagas em espaços midiáticos vendidos por veículos privados.
Comunicação empresarial é aquela estritamente identificada pelo caráter institucional, não englobando, portanto, os apelos publicitários relacionados a linhas de produtos, bens e serviços.
Comunicação das organizações não governamentais (ONGs), como, por exemplo, a veiculada por partidos, sindicatos, igrejas e associações, difere da comunicação das organizações civis por se enquadrar no terceiro setor e depender de recursos estatais.
A autocomunicação de massa, assim denominada por Manuel Castells, é conhecida por caracterizar o atual momento de expansão sem precedentes do uso pessoal da Internet para as mais variadas possibilidades comunicativas.
Comunicação pessoal é aquela estabelecida individualmente, voltada para interesses pessoais em um âmbito estritamente privado.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens subsecutivos, referentes a clipping.
Denomina-se clipping eletrônico o clipping de rádio e televisão.
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