Questões de Comunicação Social

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A cultura da virtualidade real associada a um sistema multimídia, eletronicamente integrado, contribui para a transformação do tempo em nossa sociedade de duas formas diferentes:

  • A.

    virtualidade e historicidade;

  • B.

    realidade e fantasia;

  • C.

    simultaneidade e intemporalidade;

  • D.

    passado e presente;

  • E. globalizado e local.

O papel do Jornalismo Econômico é o de contribuir para impulsionar o progresso, fazendo análises, emitindo sugestões e esclarecendo a realidade econômica. Ao partir da ideia de que o Jornalismo Econômico precisa lidar com a realidade marcada pelo seu crescente espaço nos grandes jornais e, às vezes, com a possível dificuldade do público em entender a informação transmitida, é correto afirmar que

I. é necessário avaliar sua definição e seu papel dentro do jornalismo, suas características e história, para depois tratar do debate relativo à linguagem utilizada e cumprimento da função.

II. o Jornalismo Econômico, de uma forma geral, pode ser definido a partir da ideia de difusão dos fatos e temas relacionados com economia e setor de finanças. Além disso, está ligado à continuidade dos acontecimentos econômicos do País – e do mundo – e a relação entre eles.

III. é um jornalismo voltado apenas a acontecimentos excepcionais e singulares. A economia não é um processo e, justamente por isso, o Jornalismo Econômico não reflete uma conexão de fatos contínuos.

É correto o que está contido em

  • A.

    I e III, apenas.

  • B.

    I e II, apenas.

  • C.

    II e III, apenas.

  • D.

    I, II e III.

A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se seguem.

Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e chamada de Lei Carolina Dieckmann, a Lei dos Crimes Cibernéticos tem como objetivo a tipificação dos atos que podem ser considerados criminosos no meio eletrônico, como a invasão de computadores, a violação de dados de usuários ou derrubar sítios.

  • C. Certo
  • E. Errado

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e IV.

  • C.

    I, II, III, IV e V.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    II, III, IV e V.

Sobre as características comuns ao telejornalismo tradicional e ao telejornalismo praticado no contexto da globalização, analise as afirmativas abaixo. 

I. As imagens em movimento reproduzem a experiência do telespectador como observador do mundo.

II. No telejornalismo, a comunicação audiovisual de fatos de interesse público pode ser chamada de “narrativa estética”.

III. Editar uma matéria telejornalística envolve a organização adequada  de imagens que reflitam o que se chama de “verdade”.

Assinale:

  • A.

    se apenas a afirmativa I estiver correta;

  • B.

    se apenas a afirmativa II estiver correta;

  • C.

    se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;

  • D.

    se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;

  • E.

    se todas as afirmativas estiverem corretas;

A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.

As atividades relacionadas à comunicação organizacional não compreendem a assessoria de imprensa.

  • C. Certo
  • E. Errado

As comunidades virtuais, segundo Castells, vão além das inovações tecnológicas: são fontes de valores que moldaram o comportamento e a organização social, podendo ser caracterizadas por:

  • A.

    comunicação livre, horizontal e formação autônoma de redes;

  • B.

    possibilidade tecnológica de controle e dominação governamental e militar;

  • C.

    responsabilidade social e identificação dos formadores de opinião;

  • D.

    manutenção e conservação de valores conservadores e de princípios religiosos;

  • E.

    comunicação entre pessoas de mesma geração, eliminando as possibilidades intergeracionais nas relações sociais.

Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.

Em uma organização, o jornalismo institucional tem como objetivo produzir comunicação interna.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Lei de acesso a informações públicas, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 18 de novembro de 2011, determina que

  • A.

    é dever dos órgãos e entidades públicas promover, mediante requerimento dos interessados, a divulgação em local de fácil acesso, informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

  • B.

    no caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderão os interessados interpor recursos contra a decisão no prazo máximo de 180 dias a contar do despacho.

  • C.

    é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

  • D.

    informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticados por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas serão liberadas apenas após decisão judicial.

  • E.

    para permitir que as informações cheguem a todos os cidadãos, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo vedado o uso da internet para esse fim.

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