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A cultura da virtualidade real associada a um sistema multimídia, eletronicamente integrado, contribui para a transformação do tempo em nossa sociedade de duas formas diferentes:
virtualidade e historicidade;
realidade e fantasia;
simultaneidade e intemporalidade;
passado e presente;
O papel do Jornalismo Econômico é o de contribuir para impulsionar o progresso, fazendo análises, emitindo sugestões e esclarecendo a realidade econômica. Ao partir da ideia de que o Jornalismo Econômico precisa lidar com a realidade marcada pelo seu crescente espaço nos grandes jornais e, às vezes, com a possível dificuldade do público em entender a informação transmitida, é correto afirmar que
I. é necessário avaliar sua definição e seu papel dentro do jornalismo, suas características e história, para depois tratar do debate relativo à linguagem utilizada e cumprimento da função. II. o Jornalismo Econômico, de uma forma geral, pode ser definido a partir da ideia de difusão dos fatos e temas relacionados com economia e setor de finanças. Além disso, está ligado à continuidade dos acontecimentos econômicos do País e do mundo e a relação entre eles. III. é um jornalismo voltado apenas a acontecimentos excepcionais e singulares. A economia não é um processo e, justamente por isso, o Jornalismo Econômico não reflete uma conexão de fatos contínuos. É correto o que está contido emI e III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Comunicação Social - Legislação em Comunicação Social - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das tendências adotadas pelo governo brasileiro no que se refere à regulamentação da Internet, julgue os itens que se seguem.
Sancionada pela presidenta Dilma Rousseff e chamada de Lei Carolina Dieckmann, a Lei dos Crimes Cibernéticos tem como objetivo a tipificação dos atos que podem ser considerados criminosos no meio eletrônico, como a invasão de computadores, a violação de dados de usuários ou derrubar sítios.
I, II e III.
I, III e IV.
I, II, III, IV e V.
II e IV.
II, III, IV e V.
Comunicação Social - Rádio e TV - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Sobre as características comuns ao telejornalismo tradicional e ao telejornalismo praticado no contexto da globalização, analise as afirmativas abaixo.
I. As imagens em movimento reproduzem a experiência do telespectador como observador do mundo.
II. No telejornalismo, a comunicação audiovisual de fatos de interesse público pode ser chamada de narrativa estética.
III. Editar uma matéria telejornalística envolve a organização adequada de imagens que reflitam o que se chama de verdade.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta;
se apenas a afirmativa II estiver correta;
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas;
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas;
se todas as afirmativas estiverem corretas;
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito de assessoria de imprensa, julgue os itens subsequentes.
As atividades relacionadas à comunicação organizacional não compreendem a assessoria de imprensa.
As comunidades virtuais, segundo Castells, vão além das inovações tecnológicas: são fontes de valores que moldaram o comportamento e a organização social, podendo ser caracterizadas por:
comunicação livre, horizontal e formação autônoma de redes;
possibilidade tecnológica de controle e dominação governamental e militar;
responsabilidade social e identificação dos formadores de opinião;
manutenção e conservação de valores conservadores e de princípios religiosos;
comunicação entre pessoas de mesma geração, eliminando as possibilidades intergeracionais nas relações sociais.
Comunicação Social - Comunicação Integrada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação aos instrumentos de comunicação interna e à comunicação digital, julgue os itens a seguir.
Em uma organização, o jornalismo institucional tem como objetivo produzir comunicação interna.
3/ 1/ 2
1/ 2/ 3
2/ 3/ 1
2/ 1/ 3
A Lei de acesso a informações públicas, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, em 18 de novembro de 2011, determina que
é dever dos órgãos e entidades públicas promover, mediante requerimento dos interessados, a divulgação em local de fácil acesso, informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.
no caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderão os interessados interpor recursos contra a decisão no prazo máximo de 180 dias a contar do despacho.
é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.
informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticados por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas serão liberadas apenas após decisão judicial.
para permitir que as informações cheguem a todos os cidadãos, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo vedado o uso da internet para esse fim.
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