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Comunicação Social - Rádio e TV - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
deturpação de fatos;
experimentação artística;
pluralidade de ideias;
incapacidade de convencimento;
interatividade participativa.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere ao release, ao press-kit e à organização de entrevistas coletivas e de notas, julgue os itens que se seguem.
A nota oficial consiste em uma comunicação que é elaborada e divulgada pela imprensa, visando prestar esclarecimentos ao público e reduzir a possibilidade de boatos sobre determinado assunto.
Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas.
No(a) ____________, a informação sobre fatos e acontecimentos é feita de maneira mais objetiva, relatando as razões, os efeitos e suas consequências. No(a) ______________, a informação é mais abrangente há investigação, comentários e a possibilidade de levantar questões, discutir e argumentar.notícia/ reportagem
informativo/ notícia
nota/ resenha
resenha/ informativo
Avalie as informações abaixo sobre a história da comunicação no Brasil e indique a opção incorreta.
Sob o Governo Vargas e durante os anos 1930, o governo federal tornou política de Estado o controle e a disseminação de informações por meios de comunicação de massa e passou a organizar um sistema articulado, reunindo coordenação nacional e atuação local para interferir no noticiário. Este processo tem como exemplo maior o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), que surge no final daquela década.
O grande desenvolvimento das estruturas de relacionamento com a imprensa nas organizações brasileiras aconteceu no início dos anos 1970, quando a censura reduziu a presença dos temas políticos no noticiário, ampliando o espaço do noticiário econômico e empresarial.
O Jornal carioca Última Hora, criado por Samuel Wainer na segunda metade do século XX, apoiava Getúlio Vargas, chegou a circular regularmente em vários estados e deixou de existir durante o Regime Militar.
O Jornal Pasquim surgiu no fi nal dos anos 1960 e direcionava suas críticas para aspectos econômicos do regime militar. O jornal não se caracterizava por fazer longas reportagens.
A imprensa brasileira surge no início do século XIX, inibida pela coroa portuguesa e dois jornais de referência no período são o Correio Braziliense e a Gazeta do Rio de Janeiro.
Para o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros o jornalista deve
garantir a prestação de informações em organizações públicas e privadas, incluindo as não governamentais, excluindo-se aquelas relacionadas à segurança nacional.
opor-se ao arbítrio, ao autoritarismo e à opressão, bem como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
combater e denunciar todas as formas de corrupção, mesmo aquelas em que as evidências ainda não tenham documentos comprobatórios.
assumir a responsabilidade por publicações, imagens e textos de cuja produção não tenha participado, mas com as quais tem relações por vínculo contratual.
denunciar as práticas de assédio moral no trabalho às autoridades policiais e, quando for o caso, incriminar os diretores da empresa em que o assédio aconteceu.
O tipo de anúncio, frequentemente utilizado, que se serve de diagramação característica de determinado tipo de veículo, e que pode aparentar ser uma matéria de conteúdo editorial é chamado de
teaser.
follow up.
soft sell.
retranca.
informe publicitário.
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Na redação jornalística para veículos que trabalham com o som e com a imagem e o som, um dos perigos do texto é colocar, lado a lado, palavras cujas sílabas finais e iniciais formem outras palavras, o que faz com que o redator crie um:
coloquialismo;
sinônimo;
gerúndio;
chavão;
cacófato.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere ao release, ao press-kit e à organização de entrevistas coletivas e de notas, julgue os itens que se seguem.
O release é um documento estruturado na forma de matéria jornalística que é encaminhado à imprensa.
O Direito de resposta, em um periódico impresso, pressupõe:
um espaço para retratação do periódico em qualquer dia da semana, posterior ao publicado.
a notícia de retratação deve ocupar o mesmo espaço gráfico, com o mesmo destaque, no mesmo dia da semana (por exemplo, domingo), com foto nas mesmas proporções e na mesma página.
ele prescreve em 48 horas.
a repetição da matéria que gerou o direito de reposta e, a seguir, a publicação da nova matéria.
é facultativo ao Editor-Geral a publicação ou não do Direito de Resposta.
Uma empresa patrocinadora de um evento esportivo resolveu mandar produzir camisetas com a sua logomarca e folhetos com informações institucionais.
Para produzir esses materiais, serão utilizados, preferencial e respectivamente, os seguintes processos de impressão:flexografia e offset
litografia e silk-screen
offset e driografia
offset e xerografia
silk-screen e offset
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