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Comunicação Social - Produção Gráfica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se seguem, acerca dos sistemas de impressão.
Tipografia, flexografia e serigrafia são processos de impressão direta.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Uma assessoria de imprensa fechou contrato com uma escola particular e preparou um texto com informações sobre a instituição e o que ela pretende com a assinatura do contrato. O texto não será enviado aos veículos de comunicação, mas entregue apenas aos integrantes da assessoria de imprensa.
Assinale a alternativa que contém o termo técnico que pode ser dado a esse texto.
Boiler Plat
Copydesk
Kindle
Briefing
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Refere-se ao papel, políticas, responsabilidades e funcionamento das organizações, ligadas geralmente à projeção da imagem e à consolidação da identidade de uma organização.
Técnicas de oratória, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.
Acompanhamento regular do entrevistado nas ocasiões de entrevista, para posterior avaliação de quanto tempo ele conseguiu ficar no ar ou a quantidade de informações que foram publicadas.
Técnicas de oratória, comunicação não verbal, simulações de entrevistas com câmeras e gravadores, além de avaliações de quanto tempo o assessorado consegue ficar no ar ou a quantidade de informações que são publicadas de acordo com seus interesses.
Conceito de notícia e rotinas produtivas dos veículos de comunicação, identificação de perfis profissionais dos jornalistas, técnicas de oratória, uso da voz, comunicação não-verbal, dicas estéticas em relação a como se vestir e se arrumar para a ocasião, além de simulações de entrevistas com câmeras e gravadores.
Técnicas de aproximação com os gestores dos veículos de comunicação, de relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de técnicas de oratória e apresentação pessoal.
Comunicação Social - Gêneros jornalísticos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tradicionalmente, são considerados gêneros jornalísticos:
I. Informativo;
II. Opinativo;
III. Interpretativo;
IV. Especulativo.
É correto o que se afirma apenas em
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
II e III.
I e III.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa propõe mudanças no jornal impresso que uma empresa privada distribui a clientes e futuros clientes. Entre as sugestões apresentadas à diretoria está a inclusão de um articulista.
A tarefa de um articulista é:
escrever artigos.
arquivar as edições.
atualizar o mailling.
selecionar e legendar fotos
colocar o conteúdo impresso em uma versão on line.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O relacionamento de uma organização com a imprensa envolve gestores, assessores de imprensa e jornalistas, além dos próprios veículos de comunicação. Para o relacionamento com a imprensa, é recomendável ao assessor:
Tentar constantemente que sua organização seja notícia, valorizar os veículos de alcance nacional e com maior tiragem, produzir releases periodicamente, atender com agilidade e qualidade.
Conquistar credibilidade, preparar permanentemente fontes e porta-vozes, não se deixar submeter totalmente pela agenda da imprensa, atuar com planejamento, com segmentação, regionalização e individualização, valorizar a pauta, atender com agilidade e qualidade.
Investir na aproximação com os gestores dos veículos de comunicação e no relacionamento com os jornalistas mais importantes, além de produzir releases periodicamente e atender com agilidade e qualidade.
Preparar permanentemente fontes e porta-vozes, produzir releases periodicamente, atender com agilidade e qualidade, avaliar quantitativamente as inserções de seu assessorado na mídia.
Atender com rapidez e agilidade a imprensa ao ser procurado, enviar diariamente releases aos veículos de comunicação de maior abrangência e circulação, preparar permanentemente fontes e porta-vozes.
Comunicação Social - Meios de comunicação e mídia - Fundação de Apoio à Educação e ao desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN) - 2012
O papel tradicional da televisão pública é exibir programação educativa e de entretenimento através de canais nacionais ou locais, públicos e independentes. A televisão pública no Brasil é
custeada por empresas privadas nacionais e multinacionais.
mantida através da venda de anúncios comerciais.
autossustentável e não depende do dinheiro público.
financiada por instâncias dos poderes municipal, estadual e federal.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Sobre os serviços que podem ser oferecidos por uma assessoria de imprensa, é correto afirmar:
alguns podem ser terceirizados.
nunca poderão ser feitos por meio de blogs.
a produção de releases é o único que pode ser terceirizado.
a clipagem é o único que pode ser terceirizado.
não devem levar em conta o público alvo que o assessorado quer atingir.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
No caso de crises ou conflitos entre a organização e a imprensa, cabe ao assessor de imprensa:
Agir de forma reativa com agilidade, buscando contatos com os gestores dos veículos de comunicação e com os jornalistas mais acessíveis nas principais redações, para emplacar reportagens positivas sobre a organização.
Atuar de forma neutra, sem tomar partido, e esperar o momento de crise passar para retomar os contatos com os veículos de comunicação e restabelecer um enquadramento positivo sobre a organização.
Agir de forma reativa com agilidade, dar entrevistas pessoalmente para evitar mais desgaste entre os gestores da organização e os repórteres, além de prevenir declarações que possam alimentar a crise.
Evitar as entrevistas, enviando notas oficiais e releases explicativos, para evitar desgaste entre a organização e os repórteres, além de prevenir declarações que possam alimentar a crise.
Atuar como um gestor do conflito, permitindo acesso da imprensa às fontes e informações da organização de forma planejada, ao mesmo tempo em que dialoga com os jornalistas, esclarecendo incorreções ou abordagens equivocadas. Sua atuação, porém, não deve se restringir ao momento de crise, mas na formulação de estratégias comunicativas da organização.
Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2012
Um assessor de imprensa prepara uma sugestão de pauta que será enviada ao editor responsável por uma editoria de um jornal impresso de grande circulação.
Sobre essa sugestão de pauta, é correto afirmar:
Poderá ser factual ou não.
Não deve ser factual, obrigatoriamente.
Não deve levar em consideração a linha editorial do da editoria, obrigatoriamente.
Deverá ser acompanhada de um press kit, obrigatoriamente.
Deverá incluir uma coletiva de imprensa, obrigatoriamente.
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